Como verificar o motor de uma máquina de lavar roupa

Um dos elementos mais importantes de uma máquina de lavar é o motor, sem o qual não pode funcionar. Portanto, no caso de um mau funcionamento, é necessário realizar um diagnóstico completo desse componente elétrico.

Sobre motores

A fim de corrigir rapidamente a avaria, em primeiro lugar, é necessário determinar qual motor está no dispositivo.

Importante! A máquina de lavar roupa, dependendo do fabricante, tem um certo tipo de motor, que possui características próprias, portanto a verificação de cada modelo será significativamente diferente.

Existem 3 tipos principais de unidades motoras:

  • Acionamento direto - usado em máquinas automáticas modernas (LG, alguns modelos SAMSUNG). Tal motor elétrico trifásico é conectado ao tambor, tem um coletor multi-pólo, um rotor cercado por ímãs permanentes, bem como um alto nível de eficiência, então o preço de carros com um motor elétrico é alto.
  • Motor de indução Tem um design simples, que consiste de um arranque e um rotor, mas o tamanho grande e baixa eficiência tornam o motor não rentável, por isso não é usado em máquinas modernas.
  • Motor elétrico Tem muitas vantagens que contribuem para o seu uso em máquinas de lavar modernas (tamanho pequeno do dispositivo, alta velocidade não afeta o funcionamento do motor). O design avançado do motor permite que as correias transmitam rotações do motor para o tambor. Você pode consertar todas as partes sozinho.

Teste de motor direto ou assíncrono

Atenção! Os motores de acionamento direto ou assíncronos são conectados diretamente ao tambor, portanto, não são destinados à inspeção residencial.

Motores elétricos desses tipos podem produzir erros no display do dispositivo, que detectam falhas na bobina, interrupções da rede elétrica ou mau funcionamento da escova. Mas a inspeção profissional e a manutenção do motor devem ser realizadas por especialistas que usam determinados instrumentos.

Verificando o motor do comutador

O tipo de coletor de motor é o mais comum em carros modernos. Ele pode ser facilmente removido da caixa e verificado de forma independente. Para isso, o estator e o rotor devem ser combinados, bem como aplicar uma tensão de 220 V através de um reator adicional (TEN), observando que a resistência e a potência do equipamento não excedam 500 watts.

Quando conectado à rede, o motor começa a girar e o autotransformador não sobreaquece, o que significa que o motor está funcionando normalmente.

Para diagnosticar corretamente o motor de uma máquina de lavar roupa, é necessário lembrar as avarias mais importantes e frequentes do departamento de motor:

  1. falha do sistema de trabalho de escovas elétricas;
  2. ruptura ou dano do enrolamento do estator ou do rotor;
  3. delaminação de lamelas.

Verificação de escova

Atenção! Você pode determinar a deterioração da escova devido a inspeção visual, a presença de faíscas durante a operação do motor ou a aparência dos sons durante a lavagem.

As escovas elétricas podem desgastar-se devido a um tanque sobrecarregado durante a lavagem, usando revoluções máximas durante o ciclo de centrifugação, e também quando um enrolamento do motor está em curto nas curvas. Para cada modelo de lavadora, existe um certo tipo de escova que você deve comprar em uma loja especializada.

Importante! Se as novas escovas não forem esfregadas em todas as partes do departamento de motores, fortes faíscas poderão aparecer.

Pincéis duros durarão mais, mas dureza excessiva pode afetar negativamente o coletor e levar à sua quebra.

Verificação do rotor

Para identificar um curto-circuito ou quebra do enrolamento do rotor, você deve ter um dispositivo especial - um multímetro que mede o nível de resistência entre as lamelas (dentro de 20-200 Ohms). No caso da aparência do nível máximo - isso significa que ocorreu uma quebra. Em um nível baixo, ocorreu um fechamento.

Ao trocar o multímetro para o modo de campainha, você pode verificar o fechamento do rotor no pacote de ferro conectando uma extremidade do dispositivo com o ferro do rotor, e o outro deve ser movido para diferentes lamelas. Nesse caso, o multímetro não deve fazer sons.

Verificação do estator

Assim como ao verificar o rotor, um multímetro também é necessário aqui, o que deve determinar o fechamento entre turnos com a ajuda de um sinal emitido quando as extremidades da fiação são fechadas alternadamente.

Você também deve verificar a máquina quanto à fiação de avaria. Para fazer isso, feche o multímetro com a carcaça da máquina de lavar em uma extremidade e, alternadamente, conecte a fiação à outra. A aparência do som indica que o isolamento está quebrado e a máquina pode sofrer um choque elétrico.

Importante! Se tais problemas forem encontrados, a solução certa seria comprar um novo motor, já que os reparos podem ser mais caros.

Verificação de lamelas

Pequenas placas - lamelas que transmitem corrente através das escovas - não estão sujeitas a desgaste, mas quando o motor está emperrado, elas podem descolar do eixo ao qual estão coladas. Em caso de leve delaminação (0,5 mm), pode ser feita uma ranhura de coletor. Para fazer isso, você precisa de uma pequena pele, que você precisa para afiar bem as lamelas e limpar todo o espaço em torno dos chips.

Também pode haver um problema mais sério, onde a fiação da lamela se rompe do rotor, então é necessário soldar a fiação no lugar certo com um ferro de solda.

Deixe O Seu Comentário