Condensar na geladeira

Sinais externos de condensação na geladeira. Se a água aparecesse na geladeira sob as gavetas para armazenar legumes e depois de limpá-la aparecer novamente, isso é uma clara evidência de algum tipo de mau funcionamento do equipamento. Além desta imagem, você pode ver o gelo formado perto do orifício de drenagem. E cheire isso.

Em geral, a presença de umidade dentro do refrigerador só é possível na parede traseira, e somente se o refrigerador tiver um sistema de degelo por gotejamento. O "muro do choro" em outros modelos é um sintoma de um possível colapso. EmÉ possível precisamente porque a causa da condensação pode ser bastante inofensiva, basta revelá-la.

A condensação dentro da geladeira é um problema para muitos modelos mais antigos. Gotas congeladas criam camadas impressionantes de geada e gelo nas superfícies do dispositivo, especialmente no local do freezer. Essa capa de neve pode reduzir significativamente o volume do espaço de trabalho, o que no futuro pode levar a sérios danos. Além disso, o descongelamento frequente pode cansar o proprietário do equipamento de refrigeração.

Qual é o perigo de condensação na geladeira?

O excesso de água nas células tem um efeito prejudicial nos alimentos. Sob tais condições, um ambiente favorável é formado para a reprodução de microorganismos e a formação de fungos. Portanto, é importante ser capaz de distinguir quando o condensado é o resultado de processos normais dentro do equipamento e quando o resultado de um mau funcionamento.

Possíveis causas de condensação na geladeira

Violações das regras para o funcionamento dos frigoríficos

Entre as violações mais comuns estão as seguintes:

  • Armazenamento de produtos líquidos sem o uso de tampas. Os vapores podem causar excesso de umidade nas câmaras.
  • Colocação e armazenamento de alimentos com alta temperatura. Assim, aparece uma superfície adicional em que as formas de condensado, devido à diferença de temperatura.
  • Ajuste solto da porta devido a sua inclinação ou deformação da goma de vedação. Prolongada segurando a porta aberta. O aumento da operação do compressor, tentando lidar com o ar quente que sai da sala, leva à formação de gelo.

Elementos de drenagem entupidos

Se ocorrer entupimento, a água retorna para a câmara. Acumula-se no fundo, evapora durante o ciclo de descongelação e assenta nas superfícies em forma de gotas. O bloqueio pode estar no orifício de drenagem ou no tubo de drenagem. Se a primeira limpeza não trouxe resultados, provavelmente o problema está no aparelho.

Importante! Se você não prestar atenção ao bloqueio do orifício de drenagem por um longo período de tempo, o congelamento do evaporador e, como resultado, a perda de produtividade de todo o refrigerador pode ocorrer.

Imperfeição do aperto da geladeira

A porta deveria se encaixar confortavelmente no gabinete. Graças a isso, o equipamento será fornecido com vedação confiável. Para evitar a entrada de ar quente do lado de fora, somente a goma de vedação de alta qualidade, localizada ao redor do perímetro da faixa, pode ser usada. Se o vedante tiver distorções, lacunas, vestígios de danos, o aperto adequado será necessariamente quebrado.

Como eliminar de forma independente a aparência de condensação na geladeira

Quando se trata de violações das regras para o uso de equipamentos de refrigeração, a formação de condensado é temporária. É fácil livrar-se de um problema eliminando uma causa específica. É por isso que os fabricantes recomendam ler atentamente o manual de instruções, que está sempre incluído no modelo específico do refrigerador.

Se o problema está relacionado ao entupimento, então o seguinte deve ser feito:

  • limpe o orifício de drenagem usando uma escova especial ou qualquer meio improvisado (palito, fósforo, etc.);
  • limpe o tubo com um fio fino de 20-30 cm de comprimento.

Se a razão está na violação do aperto da câmara, então você precisa verificar se a porta está travada corretamente. É possível que a distorção tenha se formado durante a operação. Usando ferramentas apropriadas, a porta é trazida para a posição desejada. Se a matéria estiver no selo, primeiro verifique sua posição no canal (ranhura). Se sair do recesso com um secador de cabelo, o elemento retorna facilmente ao seu lugar. Em caso de defeito, a vedação de borracha deve ser substituída.

Assista ao vídeo: Geladeira pingando água e não gela parte inferior - BRM48D (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário