Piso radiante

Você pode apreciar as propriedades positivas dos pisos quentes apenas observando todas as nuances e a seqüência das etapas de instalação. É importante familiarizar-se com todos os detalhes da operação de cada opção com antecedência, bem como estudar a seqüência de ações para colocar um piso quente sob uma telha.

Qual a opção de aquecimento por piso radiante para escolher a telha

A maior demanda entre todos os modelos de piso radiante para telhas foi obtida por esteiras termoelétricas ou cabos de aquecimento.

A popularidade dos cabos de energia é explicada pelo custo acessível dos materiais. Mas é difícil instalar um revestimento desse tipo; o trabalho requer uma certa quantidade de experiência e conhecimento. A instalação de um cabo elétrico envolve a aplicação de uma camada espessa de argamassa da mesa, o que afeta negativamente a altura dos tetos da sala. A escolha de um cabo elétrico como piso quente é uma opção razoável para quem quer equipar o aquecimento com um custo mínimo.

A maneira mais prática é aquecer tapetes. Nesse caso, a função de aquecer o ar na sala é fornecida por cabos fixados em um substrato de fibra de vidro. Montar os termômetros é muito simples. É o suficiente para calcular a área desejada do rolo, colocar o tapete acabado, conectá-lo ao controlador de temperatura e despejar uma solução de cola para telhas. O cabo de aquecimento já está fixado na grade com voltas com o mesmo passo.

Devemos também considerar pisos de filme infravermelho. Para superfícies ladrilhadas, esta não é a melhor opção. Raios infravermelhos aquecem diretamente a telha sem transferir calor para o ambiente. O piso do filme tem uma baixa resistência à umidade, o que é completamente inaceitável ao instalar o sistema de aquecimento sob um revestimento cerâmico no banheiro.

Piso radiante

Para que o processo de instalação ocorra o mais rápido possível, vale a pena estudar com antecedência os principais pontos de instalação, selecionar ferramentas e também verificar a condição da fonte de alimentação da casa.

Atenção! A instalação de elementos de aquecimento explica o aumento de cargas na fiação elétrica. É possível evitar os riscos de mau funcionamento do aquecimento do piso se você verificar as condições da rede de alimentação antecipadamente, se necessário, eliminar falhas e aumentar a potência.

Materiais e Ferramentas

Escolhendo thermomats para organizar um sistema de aquecimento sob uma telha, nós pre-adquirimos:

  1. Conjunto de termostatos (tapete de aquecimento, controlador de temperatura, sensores de temperatura, manual de instruções).
  2. O material de isolamento térmico penofol. Este pano é feito de espuma de polietileno e folha em uma base auto-adesiva. É revestido em uma superfície de concreto antes de fixar as esteiras de aquecimento. O objetivo é minimizar a perda de calor.
  3. Ferramentas: fita métrica, lâmina de construção, espátula dentada, espaçadores em forma de cruz para colocação de ladrilhos decorativos, uma mistura de ladrilhos adesivos e pré-fabricados, alicate e uma chave de fenda, nível de construção.
  4. O ladrilho é o chão.

Medidas e desenhos

Um ponto importante da lista de ações para arranjar um piso quente para um ladrilho é o desenvolvimento de uma imagem esquemática com notas sobre cabos ou termostatos.

Ao desenvolver um esquema, é importante lembrar algumas recomendações:

  • o comprimento da parede aos thermomats é dez centímetros;
  • elementos de aquecimento não colocar nos pontos de localização de objetos pesados ​​(falta de transferência de calor leva a operação normal de todo o sistema).

Depois que o plano for descrito, calcule a quantidade necessária de materiais.

Realizando o cálculo, leve em consideração os seguintes pontos:

  • clima vivo (em uma região com clima frio, sistemas mais poderosos são escolhidos);
  • se o aquecimento radiante elétrico for operado como a principal fonte de aquecimento, a potência do sistema aumenta várias vezes em relação à calculada;
  • a presença e a qualidade do isolamento de paredes, pisos e tetos são levadas em conta;
  • um indicador da área e altura da sala que precisa ser aquecida.

Há certos parâmetros de energia para o sistema de aquecimento por piso radiante: para salas aquecidas, 150-180 watts por metro quadrado, e para salas sem aquecimento, o indicador de energia corresponde a 250 watts por metro quadrado.

Deitado sob o piso passo a passo

É possível apreciar todas as vantagens de operar um piso quente, sujeito a uma sequência clara de ações:

Fase preparatória

O trabalho começa com o desmantelamento do revestimento decorativo antigo, a remoção do lixo. Assim que a superfície é limpa, é cuidadosamente inspecionada quanto a defeitos, rachaduras. Rapidamente obter uma base perfeitamente lisa ajudará a mistura de auto-nivelamento de secagem rápida.

Importante! Ignorar o estágio do trabalho preparatório causará interrupções no funcionamento do piso quente. A menor torção do cabo e o sistema de aquecimento estão quebrados. Será possível corrigir o problema apenas desmontando a superfície já colocada.

Isolamento térmico

Colocando na superfície preparada de penofol ajudará a aumentar a eficiência da operação de um piso quente, reduza o processo da perda de calor. Este é um material de rolo com uma base auto-adesiva. Basta expandir a tela para a área desejada, pressionar e colar cuidadosamente as costuras com fita adesiva.

Atenção! Para aumentar o isolamento térmico, o penofol é colocado com alguma sobreposição nas paredes.

Ao redor do perímetro, a camada isolante é colada com uma fita amortecedora. A camada final a ser colocada é uma malha de metal (impede o contato direto do penofol com elementos de aquecimento).

Instalando um sensor de temperatura e termostato

Esses dois elementos ajudam a controlar o piso quente. O termostato é instalado perto da tomada. O sensor de temperatura é fixado no chão, conectado ao termostato através da corrugação. É ela quem protege o sensor e abre o acesso ao dispositivo quando são necessários reparos.

Atenção! O sensor é instalado exatamente no meio entre duas voltas do cabo de aquecimento.

Colocação Thermomat

De acordo com um esquema pré-compilado, as folhas são desenroladas, cortadas em pedaços correspondentes à área aquecida. As esteiras são presas com fita de montagem especialmente projetada para tal trabalho. Além disso, as esteiras são conectadas ao sensor de temperatura de acordo com o esquema fornecido pelo fabricante.

Atenção! O fim da corrugação é cuidadosamente isolado. Ignorar esta recomendação aumenta significativamente os riscos de mau funcionamento do sensor devido ao ingresso de cola de cerâmica nele.

No final da conexão de todas as partes, verifique a integridade do sistema.

Mesa de despejo

A camada da solução que cobre o piso quente não excede cinco centímetros. Durante este período, é proibido incluir um sistema de aquecimento.

Apresentando azulejos decorativos

A solução adesiva é escolhida especial, suportando altas temperaturas. Ao colocar as telhas, posicione os elementos inteiros no centro e apare ao longo das paredes. As costuras entre os azulejos decorativos são substituídas por um composto especial.

Antes de instalar um tipo de piso elétrico, água ou outro com as próprias mãos, você precisa estudar cuidadosamente todas as regras. Observando claramente a seqüência de ações para colocar um piso quente sob uma telha, o trabalho passará rapidamente e apreciará sua qualidade.

Assista ao vídeo: Piso Radiante Hidráulico (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário