Calefator infravermelho de DIY

O aquecimento nas casas é ativado no final do outono e, infelizmente, desliga-se no início da primavera, quando ainda há baixas temperaturas do lado de fora da janela. Como resultado, os apartamentos estão frios e o calor sai rapidamente pelas rachaduras das janelas. Como estar nessa situação?

Felizmente, há uma saída e consiste em usar um aquecedor infravermelho, que pode ser feito independentemente, sem ter conhecimento profissional. E no material abaixo vamos falar especificamente sobre a fabricação artesanal de um dispositivo de aquecimento.

Características de auto-fabricação

O aquecedor infravermelho do tipo "faça você mesmo" não aquece o ar da casa em comparação com os aparelhos convencionais. No processo de operação de tais equipamentos, objetos expostos a raios infravermelhos são aquecidos. E são eles que emitem calor e aquecem o ar da sala.

Tendo decidido fazer um dispositivo de aquecimento com suas próprias mãos, é necessário levar em conta que os seus elementos principais são: um refletor (serve de refletor) e uma parte de aquecimento (emissor).

Atenção! Para verificar o efeito do refletor, você precisa levar uma folha de comida e mantê-la perto de sua mão por 1-2 minutos. Após este tempo, você deve sentir o calor, o que indicará o trabalho efetivo da peça.

E também uma parte integrante dos dispositivos adquiridos é o controlador, através do qual o grau necessário de aquecimento do emissor é estabelecido. Em instalações feitas por conta própria, pode não ser, mas não será possível estabelecer temperaturas ideais.

Mas a principal característica dos dispositivos de fabricação própria é seu custo acessível. Na verdade, o usuário não precisa comprar peças caras, já que a maioria dos componentes pode ser encontrada na garagem, no mezanino e na caixa de ferramentas.

Existem três maneiras de fazer um aquecedor em casa, e agora é hora de falar sobre elas com mais detalhes.

Aquecedor de vidro e alumínio

Como fazer um aquecedor infravermelho do tipo "faça você mesmo"? Além de duas peças idênticas de vidro e folha de alumínio, você precisará preparar:

  • Vela de parafina;
  • Selante;
  • Fio com plug;
  • Adesivo epóxi;
  • Guardanapo limpo.

Na primeira etapa, limpamos o vidro e, depois disso, movemo-los exclusivamente de um lado para cima da vela acesa. Você deve obter um copo uniformemente defumado. Eles se tornarão um maestro.

Importante! Para que a fuligem se deite uniformemente, recomenda-se esfriar um pouco o vidro antes de iniciar o trabalho.

Em seguida, pegamos um cotonete e fazemos uma moldura transparente ao redor do perímetro de vidro, cuja largura não ultrapassará 5 mm. Da folha, formamos 2 retângulos com uma largura igual à largura da camada condutora. Esta folha age como um eletrodo.

No próximo estágio, a placa de vidro é colocada de cabeça para baixo e revestida copiosamente com cola epóxi. Uma folha é colocada nas bordas. Ao mesmo tempo, suas extremidades devem se estender ligeiramente além dos limites do vidro.

A estrutura resultante é coberta com a segunda metade do vidro, o lado defumado para baixo e, em seguida, selar o perímetro do componente resultante. Depois disso, segue-se a medição da resistência do condutor e, com base nos dados obtidos, a potência é calculada pela fórmula: N = R x I2, onde N é a potência (W); R é a resistência (Ohm); Eu sou a força atual (A).

Se o indicador de energia estiver satisfatório, conectamos o dispositivo à rede e aproveitamos a temperatura ideal no apartamento. Em outros casos, você precisará desmontar o dispositivo novamente e procurar onde o erro foi cometido.

O dispositivo do antigo refletor

Para começar, precisamos de um fio de níquel, um refletor originalmente da URSS, uma barra de aço e um dielétrico refratário. Inicialmente, limpamos o refletor da contaminação e inspecionamos a integridade de seus elementos. Em seguida, meça o comprimento da espiral no cone.

Depois disso, é feita uma haste de aço, na qual um fio de cromo é enrolado com um degrau de 2 mm. No final deste procedimento, a espiral resultante é removida e colocada no dielétrico. Uma corrente está conectada nas duas extremidades.

Assim que a bobina aquece, a tensão deve ser desconectada e colocada na ranhura do cone do aquecedor. Em seguida, conectamos aos terminais de energia e começamos a usar um aquecedor feito por nós mesmos.

Aquecedor Laminado

Para fazer um aquecedor, pegue:

  • 2 folhas de plástico multicamada 1x2 m;
  • Grafite em pó;
  • Adesivo epóxi;
  • Moldura de madeira;
  • Ligue para tomadas.

Inicialmente, fazemos uma solução, que inclui pó de grafite e cola de 1 a 1. Então, aplicamos ao plástico em ziguezague no lado áspero. Este tratamento irá atuar como um condutor com alta resistência.

Depois de colar duas folhas de plástico com os lados onde a solução preparada já foi aplicada. A estrutura fabricada é colocada em uma estrutura e, em seguida, os terminais são conectados a ela em ambos os lados. Depois que a solução estiver completamente seca, a fiação é acionada até os terminais e o dispositivo está pronto para conexão à rede.

Assista ao vídeo: O controle da sua TV esconde mistérios que nem você sabia! (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário