Escolhendo um subwoofer para home theater

Som de alta qualidade para a imersão total na atmosfera do filme é simplesmente necessário. É por isso que o subwoofer é considerado por muitos como um componente indispensável de um bom home theater. Não se trata apenas de melhorar o som de baixas frequências, mas também de muitas outras qualidades positivas do subwoofer. Este artigo irá discutir como escolher o subwoofer certo para o home theater.

O que é um subwoofer para?

A maioria dos home theaters tem canais de subwoofer em seus projetos. Ao conectar o dispositivo ao sistema, você pode:

  • expanda a gama de baixos disponíveis;
  • remova a sobrecarga do sistema na faixa de frequência média e alta;
  • faça o som mais brilhante, mais detalhado;
  • dar volume ao som.

AJUDA!Muitas vezes, os home theaters equipam esse tipo de sistema de alto-falantes quando é necessário "ajudar" o sistema antigo, que não suporta a transferência de som surround e de alta qualidade. Assim, atualizar um sistema de trabalho seria muito mais barato do que atualizá-lo completamente, e o resultado seria o mesmo.

Critérios para escolher um subwoofer para home theater

Os especialistas identificam apenas alguns critérios básicos nos quais confiar ao escolher um subwoofer. Entre eles estão:

  • características dos principais oradores;
  • tamanho da sala;
  • fabricante

O parâmetro principal que deve ser considerado ao escolher o tipo de subwoofer para home theater é, obviamente, o potencial de seus principais falantes. Se estamos falando de colunas com uma frequência de cerca de 60-70 Hertz, então a escolha para o usuário permanece ampla, uma vez que praticamente qualquer modelo de subwoofer, relativamente barato, de um fabricante não tão eminente é bastante adequado para tais colunas. A principal coisa - não perseguir o preço excessivamente baixo e prestar atenção à qualidade.

Se os alto-falantes podem "descer" para cerca de 30 Hertz, então o "sub" para eles deve ser escolhido apropriado. Neste caso, o dispositivo terá que diminuir a frequência de corte mais baixa em cerca de uma oitava, o que não é atribuído a todos os dispositivos.

Quanto ao tamanho da sala, tudo é bastante simples aqui: o dispositivo deve ter mais potência, quanto maior o volume cúbico aproximado da sala.

AJUDA! A escolha do local para o dispositivo é determinada "de ouvido", no entanto, colocar o "sub" em um lugar ou outro deve ser baseado no princípio da disposição simétrica dos elementos do sistema de alto-falante.

Importante ao escolher e fabricante. Os fãs das chamadas abordagens monomarca argumentam muito razoavelmente que o sistema funcionará muito bem apenas quando todos os seus elementos forem desenvolvidos e fabricados por um único fabricante. Por outro lado, muitos casos são conhecidos quando foi possível alcançar uma excelente sonoridade com a ajuda de um subwoofer “não nativo”.

Tipos de subwoofers

O mercado de sistemas acústicos hoje oferece aos clientes vários tipos de subwoofers. Seus tipos mais populares são:

  1. Fechado.
  2. Inversor de fase.
  3. Listrado

Os oradores dos dispositivos do tipo fechado localizam-se em um caso fechado. Especialistas consideram o tamanho pequeno, simplicidade de design, excelentes parâmetros de impulso, nenhum vazamento através das superfícies de saída, bem como baixas e profundas freqüências profundas, para os lados positivos deste projeto.

O tipo de dispositivo inversor de fase implica em um furo especial na carcaça. O som de tal dispositivo é geralmente mais alto e mais potente, mas suas vantagens incluem não apenas mais potência, mas também excelente desempenho devido à operação de porta tandem e dinâmica de reflexo de graves.

Quanto aos sistemas de banda, eles geralmente consistem em duas partes: um inversor de fase e um tanque surdo. A pressão do som no dispositivo é bastante alta, o que afeta a faixa de freqüência, um pouco mais estreita. Muitas vezes, esses tipos de subwoofers são colocados em uma caixa fechada com um filtro acústico. As vantagens inquestionáveis ​​dos dispositivos bandpass incluem:

  • alta pressão sonora;
  • relação proporcional entre sensibilidade e largura de produção;
  • pequeno curso do orador;
  • vibrações mínimas do difusor.

AJUDA!Os sistemas de tiras são bastante incômodos e dificilmente adequados para salas nas quais cada centímetro de espaço livre já é contado.

Como escolher um subwoofer

Outro critério importante na aquisição de um subwoofer para home theater, pode ser a escolha entre o tipo de dispositivo ativo ou passivo. Para fazer tudo corretamente, é necessário considerar os seguintes recursos dos sistemas:

  1. Melhores sistemas ativos de som implica um preço mais alto para eles.
  2. Subwoofers passivos requerem muito espaço para instalar o amplificador.
  3. Active "saby" mais fácil de operar.
  4. Os sistemas passivos têm um som mais denso e surround, enquanto ativos - até mesmo som.

Além disso, os sistemas ativos têm mais opções de ajuste e são mais práticos de instalar. A instalação de um subwoofer ativo permite não apenas "adicionar graves", mas também melhorar o som ao longo de toda a extensão do alcance do som, apesar de custar mais caro do que o passivo. A escolha final depende não apenas das características de um determinado modelo ou sistema, mas também das capacidades financeiras do comprador.

Assista ao vídeo: Tipos de Subwoofer para home theater (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário