Desinfecção de ventilação

Por que a ventilação interna é desinfetada?O funcionamento ativo do sistema de ventilação em uma casa particular (apartamento), em uma empresa ou em uma instituição leva à formação de depósitos de lama e gordura. Estes últimos são perigosos, pois servem como ambiente favorável à ocorrência de fungos, à formação de fungos e ao crescimento de bactérias patogênicas.

Além disso, dutos de ar contaminados não podem funcionar totalmente, o que eventualmente leva à falha de exaustores e outros equipamentos. Pó pesado aumenta o risco de incêndio. É por isso que a limpeza e a desinfecção devem ser um procedimento regular.

Ajuda! Segundo os estudos da OMS, a toxicidade do ar em uma sala com sistema de ventilação não tratada é dez vezes maior que a do ar da rua.

Instalações onde é necessário desinfetar os dutos de ventilação

O trabalho de manutenção regular é necessário sempre que o equipamento de ar condicionado estiver instalado. Em casas e apartamentos, as medidas de limpeza mal realizadas ameaçam a diminuição da imunidade entre os residentes, dores de cabeça e mal-estar geral.

Devido à constante circulação de ar através de condutas sujas, todos os procedimentos sanitários e higiénicos realizados nas enfermarias dos hospitais e nas instalações de várias instituições podem ser negados. Microorganismos através de canais de ar podem penetrar em qualquer lugar, acomodando-se em móveis, ferramentas e equipamentos.

Quais são os requisitos para a desinfecção de sistemas de ventilação para instituições médicas e de restauração?

Em empresas de catering e em instituições médicas, são realizados eventos regulares de limpeza. As câmaras de ventilação são limpas mensalmente, os veios de admissão são limpos pelo menos uma vez a cada seis meses. Todos os anos, de acordo com o plano, o trabalho de desinfecção deve ser realizado. com todo o sistema de ventilação, e filtros (limpeza fina e rugosa) também são tratados.

Em organizações médicas, os filtros especialmente bons nas salas de classe A e B são completamente alterados duas vezes por ano (salas de operação e pós-operatório, enfermarias pós-parto, vestiários, etc.)

Procedimento de desinfecção para sistemas de ventilação

Quem deve realizar

A execução das medidas em consideração está repleta de consequências perigosas para a saúde das pessoas que vivem no apartamento ou na casa. Deve ser confiável somente por especialistas apropriados que são regularmente treinados e aumentam seu nível de competência profissional. As organizações que se estabeleceram nesta área, antes de começar a trabalhar, farão necessariamente os flushes necessários dos detalhes do sistema.

Isso é necessário para testes de laboratório sobre a composição da microflora e para decidir sobre o uso de desinfetantes específicos. Você pode, independentemente, tentar limpar a ventilação do apartamento ou da casa. Na empresa ou na instituição, não é rentável devido à escala de trabalho.

Requisitos do evento

Existem vários requisitos básicos:

  • os produtos químicos só devem ser usados ​​conforme especificado nas instruções de uso do equipamento de ventilação;
  • eles devem lidar com os tipos de microorganismos que foram descobertos durante testes laboratoriais preliminares;
  • Os especialistas contratados para realizar procedimentos de desinfecção devem ter o nível de qualificação necessário.

Importante! O tratamento de desinfecção é realizado somente após a limpeza do sistema de ventilação, caso contrário, não trará o resultado desejado.

Produtos químicos para desinfecção de ventilação

Há uma abundância de desinfetantes no mercado hoje. No entanto, os seguintes são especialmente populares com empresas especializadas: Biopag-D, Friisept e detergente universal Aquaminol-Forte. Vale lembrar que o resultado final depende não apenas da ferramenta, mas também do método e tempo de processamento.

Medidas de segurança durante a desinfecção de sistemas de ventilação

Profissionais que realizam a desinfecção de dutos de ventilação devem aderir estritamente às regras com as quais são introduzidos durante o briefing. As medidas de segurança também são importantes, entre as quais as principais podem ser distinguidas:

  • você deve sempre ter equipamento de proteção pessoal (luvas de borracha, respirador, óculos de proteção);
  • tente proteger a pele exposta de obter uma solução desinfetante;
  • em caso de contacto com a pele, lavar imediatamente com água, em caso de necessidade urgente de consultar um médico;
  • durante os procedimentos, a sala é liberada de estranhos.

Nuances (frequência de execução, o que fazer após o procedimento)

A limpeza e desinfecção completas, bem como a manutenção do equipamento, devem ser realizadas anualmente. Se necessário, o procedimento é feito com mais frequência. Sua essência resume-se a pulverizar a solução com um dispositivo especial, o que torna possível obter a substância em lugares difíceis de alcançar. Após o tempo necessário para a desinfecção, é realizada uma limpeza geral e, no caso de uma organização médica, uma desinfecção final para obter alta limpeza.

Depois disso, os resultados obtidos são avaliados por lavagem repetida para análise laboratorial. Se necessário, as atividades de tratamento são feitas novamente.

Deixe O Seu Comentário