Como limpar uma cafeteira

Os fãs de uma bebida revigorante precisam saber que a cafeteira requer cuidados especiais. A operação regular da máquina leva à contaminação de seus principais elementos: o uso de água dura contribui para a formação de incrustações, os restos de café são ingeridos em superfícies de trabalho.

A escala no elemento de aquecimento é perigosa, pois pode bloquear parte do calor que vem dele. Com o tempo, isso pode levar ao superaquecimento e danos ao dispositivo.

Além disso, a escala contém sais de cálcio e magnésio, uma grande quantidade dos quais pode afetar negativamente a saúde do amante do café, afetando o sistema geniturinário. Os verdadeiros gourmets serão desagradáveis ​​com o gosto específico da bebida resultante, que também ocorrerá devido à escala ou aos resíduos de café de outras variedades. Portanto, a cafeteira precisa de limpeza periódica.

Ajuda! Estatísticas de centros de reparação sugerem que a causa mais comum de quebra de máquinas de café reside na escória.

Limpadores de cafeteira

Antes de iniciar a descalcificação, a cafeteira deve ser preparada limpando os itens disponíveis dos resíduos de café. Filtros, um coador e outras partes contaminadas são lavados com água morna com uma esponja ou pano de prato.

Às vezes, uma esponja (pano) não permite que você limpe os elementos com eficiência, vestígios de café permanecem no filtro ou no suporte do filtro. Então você pode usar uma escova de limpeza especial, se estiver ausente, uma escova de dentes desnecessária normal fará.

É necessário esfregar suavemente todas as superfícies e depois enxaguá-las com água. O corpo da máquina de café em si não deve ser colocado sob um fluxo de água, a fim de evitar a quebra, pode ser limpo com um pano ligeiramente úmido.

Na luta contra a escória, os produtos especiais das marcas De'Longhi, Saeco, Melitta provaram-se. As empresas de café concluem acordos com empresas especializadas que trabalham com produtos de limpeza de equipamentos. A base de qualquer fluido de limpeza de escala são substâncias quimicamente ativas, principalmente ácidas. O custo varia de 300 a 1000 rublos. Existem fluidos universais de fabricantes nacionais e estrangeiros, que são muito mais baratos que os produtos de marca. A opção mais barata seria um agente de descalcificação simples e versátil usado para limpar ferros, chaleiras e cafeteiras.

Os fabricantes de cafeteiras recomendam o uso de produtos de limpeza especiais que levam em conta as características do dispositivo de um determinado modelo. Nas instruções anexadas, isso é sempre especificado. Se necessário, você pode usar meios improvisados ​​(folk), mas as primeiras coisas primeiro.

Ferramentas especiais

Os fabricantes recomendam o uso de produtos de limpeza especiais na forma de comprimidos, pós e líquidos solúveis. Existem compostos que combatem os óleos de café liquidados, existem agentes descalcificantes (para descalcificação).

A escolha do agente de limpeza é afetada pela sua composição química, marca do fabricante. Muitas vezes, os produtos químicos de limpeza contêm substâncias perigosas para a saúde, por isso, após o processamento da cafeteira, ela deve ser completamente lavada com água. Os fabricantes garantem uma boa limpeza após todos os procedimentos.

Segundo as estatísticas, um dos produtos mais populares são os tablets da Bosch. Usá-lo é muito simples, basta jogá-lo no tanque de água e iniciar o processo de auto-limpeza. O tablet colore o azul da água, o que é muito conveniente em termos de visualização ao verificar a limpeza completa do sistema.

Os tabletes e pós Saeco também são populares entre os consumidores, especialmente com os proprietários de máquinas de café cappuccino. Purificação de traços de leite graças aos comprimidos é ao mais alto nível. No entanto, uma desvantagem significativa de todas as ferramentas especiais é seu preço, que pode pagar alguns segmentos da população. Portanto, muitos recorrem a remédios populares improvisados.

Ferramentas à mão

O agente de limpeza mais simples é o vinagre (ácido cítrico). Uma mistura de vinagre e água é preparada na proporção de um para dois. O processo é executado na seguinte ordem:

  1. uma mistura de vinagre (limões) e água é despejada no tanque de água da cafeteira, que é então ligada;
  2. a solução é levada a ferver, deixada por 10-12 horas;
  3. a cafeteira está vazia e enxaguada bem;
  4. preparar várias porções de café para melhor se livrar dos restos da mistura de limpeza (você não deve beber o café preparado!).

Outro método envolve o uso de bicarbonato de sódio e sal. A ordem de trabalho é diferente: o tanque da cafeteira é enchido com água misturada com uma colher de refrigerante e sal. Depois de algumas horas, a solução é drenada, o tanque é lavado.

Para limpar o filtro, ele deve ser cuidadosamente liberado, lavado sob água corrente (a menos que seja papel, é claro) e colocado de volta. Despeje a mistura de água e vinagre na mesma proporção no tanque e ligue a cafeteira por 15 minutos. Então você precisa remover o filtro, drenar a solução restante, deixar a máquina de café esfriar. Em seguida, lave o frasco duas vezes, primeiro com água morna e depois com água fria.

O uso de remédios populares é possível se a cafeteira não tiver peças de alumínio. Caso contrário, eles ficarão imediatamente pretos, o que afetará a qualidade da bebida.

Tipos de cafeteiras dependendo dos métodos de limpeza

Quase todas as cafeteiras têm toda uma gama de funções úteis. Um dos principais parâmetros ao escolher um modelo é a presença ou ausência da função de descalcificação automática.

Dispositivos de autolimpeza duram mais e não exigem limpeza manual constante, portanto, economizam tempo e nervos do proprietário. Mas esses modelos são muito mais caros. Cafeteiras sem essa função exigem cuidados adicionais.

Especialistas recomendam a água livre através deste modelo após cada uso. No entanto, o preço de dispositivos deste tipo é menor, o que pode economizar significativamente, ou escolher uma cafeteira com outras funções úteis pelo mesmo preço.

Antes de limpar a cafeteira, descubra a que tipo de aparelhos ela pertence: uma cafeteira com capacidade de autolimpeza ou um modelo sem essa função. Suas ações adicionais dependerão do tipo de dispositivo.

Cafeteira de limpeza automática

As modernas cafeteiras são, na maior parte, equipadas com um mecanismo de limpeza automática. A sequência de ações com esses modelos é a seguinte:

  1. Com referência às instruções para a cafeteira, uma ferramenta especial é colocada no tanque de água na forma de um pó, comprimido ou líquido. Em seguida, a água é derramada;
  2. o café é colocado no compartimento apropriado;
  3. para conduzir a mistura de limpeza através do sistema, 2-3 xícaras são preenchidas pela torneira;
  4. em seguida, usando um botão especial no corpo da cafeteira, a limpeza automática é ativada;
  5. Após a conclusão do processo, os fabricantes recomendam enxaguar todas as peças com água limpa.

Importante! É melhor lavar a buzina e a cafeteira com refrigerante, pois o cheiro do agente de limpeza pode permanecer por algum tempo, estragando o sabor da bebida.

Cafeteira sem função de limpeza automática

Se a cafeteira não tiver uma função de limpeza, a sequência de ações será ligeiramente diferente:

  1. o agente de limpeza é colocado em um recipiente, após o qual é preenchido com a quantidade necessária;
  2. Nenhum café é derramado no sistema, em vez disso, um fluido de limpeza é executado através de uma torneira quente, cerca de 2-3 xícaras;
  3. o dispositivo liga apenas alguns minutos;
  4. então toda a mistura de água e agente de limpeza é conduzida pelo sistema;
  5. o tanque vazio deve ser novamente preenchido com uma mistura de limpeza, ligar a cafeteira e, depois de algum tempo, drenar todo o líquido;
  6. então o sistema é lavado com água pura sem meios;
  7. para a limpeza completa, resta a preparar várias xícaras de café sem usar a bebida resultante, após o que o líquido restante é novamente expulso do sistema.

Dicas Úteis

A dureza da água do café pode dizer com que frequência a máquina de café precisa ser limpa.

A solução acética para a limpeza pode deixar um cheiro e sabor, por isso faz sentido várias vezes levar a água comum pela cafeteira. Os fabricantes proíbem o uso de sabão para lavar, porque o óleo de café é vinculado e o gosto permanecerá com as bebidas resultantes para sempre.

Os alvejantes são ótimos para a limpeza de cafeteiras de vidro, mas você não deve misturá-los com ácido. Os vapores de uma reação química desencadeada são perigosos para a saúde! Os fabricantes de café com a função de fazer cappuccino necessitam de enxaguar a partir de vestígios de leite, caso contrário, o café perde o sabor e microorganismos podem aparecer dentro do sistema. É estritamente proibido usar qualquer meio com um abrasivo para limpeza, caso contrário, os danos não podem ser evitados.

Assista ao vídeo: como limpar cafeteira (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário