Como verificar o diodo de alta tensão no microondas

Microondas há muito tempo apareceu em casas para aquecimento conveniente de alimentos. Eles são bastante simples de gerenciar e acessíveis.

Apesar de sua confiabilidade, o produto não está protegido contra falhas técnicas inevitáveis. Em algum momento, ele simplesmente pára de funcionar. A principal razão é a falha do diodo de alta tensão.

Um diodo de alta voltagem é algumas partes conectadas em série umas com as outras em um alojamento comum. O pacote inclui um diodo retificador especial. Este produto é dotado de uma especificação de tensão de corrente não linear.

Tal detalhe de microondas não pode ser medido com um testador convencional, você precisa usar um multímetro.

Teste de diodo

É importante. Para o procedimento, o forno deve ser desconectado da fonte de alimentação. O cabo é removido da tomada.

Em seguida, faça uma inspeção visual do microondas. Se não houver pontos derretidos, áreas escuras, é necessário usar um dispositivo de medição especial.

Como encontrar um diodo de alta voltagem

O mecanismo funciona de acordo com um princípio. Mas existem muitas variedades desse elemento. O design do forno de microondas tem uma placa com uma marcação. O item desejado é geralmente indicado por DB 1.

Depois de descobrir qual modelo seu microondas pertence, você pode substituir a peça por um elemento semelhante. A marcação será diferente, mas o tipo de operação do produto é o mesmo. Cada fabricante simplesmente possui seu próprio sistema de marcação.

As características técnicas da peça são as seguintes:

  • saída de corrente até 700 mA;
  • a tensão mais alta é de cerca de 5 kV.

Como verificar um diodo de alta tensão com um multímetro

Para avaliar a condição de uma parte importante, você precisa usar um dispositivo especial - um multímetro.

Depois de desconectar o equipamento de aquecimento da fonte de alimentação e retirar o elemento do forno, é necessário virar a peça. Isso medirá a tensão dos dois lados.

A resistência é medida nas direções para frente e para trás.

  • O multímetro deve estar ligado no modo R x 1000.
  • Conecte-o ao diodo, ao terminal com o sinal + (isto é uma resistência direta). O testador deve mostrar a resistência final na tela.
  • Depois disso, conecte-se à saída com um sinal de menos. Esta é uma medida da direção reversa da resistência. O testador deve exibir o infinito.

É importante. Ligue o multímetro à rede pelo menos 9 volts.

Verificar o capacitor de alta tensão com um multímetro só é possível para uma avaria. Se o dispositivo mostrar um curto-circuito, a peça deve ser substituída.

Indicadores do estado do diodo de alta tensão

Um testador comum, como descobrimos aqui, não funcionará. Como o limite mais alto de medição de resistência é 2MΩ, tal dispositivo sempre mostrará, neste caso, um circuito “aberto”.

Se você decidir fazer a medição sozinho, precisa saber como funciona corretamente.

  • Se o item estiver em boas condições de funcionamento, o ponteiro do multímetro mostrará 0,25 volts. ESe você verificar a resistência na direção oposta, ela não mostrará nada.
  • A falha da peça é indicada pela falta de indicadores ao medir em todas as direções. Em caso de avaria, a lâmpada do mecanismo irá brilhar de forma constante ou não piscará de forma alguma.

Dados os dados acima, podemos concluir que o diodo de alta voltagem no microondas está com defeito e deve ser substituído por um novo elemento. Depois de substituir o elemento de microondas, o forno funcionará como novo.

Ao verificar a resistência dos dois lados, é importante saber: as descobertas diferem em propósito e conexão.

O elemento do mecanismo com o sinal + é marcado nele e termina com um parafuso no final - este é o ânodo.

A saída com um sinal - há uma conexão com o capacitor, e termina com um suporte - este é o cátodo.

Se a faixa de micro-ondas não estiver em mau funcionamento do diodo de alta tensão, será difícil repará-lo e verificar você mesmo.

Deixe O Seu Comentário