Aquecedor solar de água DIY

Um aquecedor solar de água é uma ótima maneira de reduzir o consumo de energia, economizando seu orçamento. A energia solar pode, pelo menos, seis meses aquecer a água para várias necessidades, e outras vezes também ajudam a aquecer a casa.

Os aquecedores modernos atuam como equipamentos para a conversão da luz solar em energia térmica. Eles são capazes de aquecer a casa e fornecer aquecimento de água principalmente em áreas ensolaradas, desde que sejam instaladas em uma grande área aberta.

Existem muitos tipos de aquecedores solares, mas o princípio de funcionamento é o mesmo para todos. Todos os sistemas consistem em um circuito com posicionamento sequencial de dispositivos que transmitem energia térmica. A base do aparelho são painéis solares operando devido a coletores solares.

O coletor é uma coleção de pipes interconectados. Água, líquido não-congelante ou ar comum circula através deles, o que proporciona o resfriamento do mecanismo. A circulação provoca a evaporação e uma mudança na pressão dentro do sistema.

O armazenamento de energia é fornecido por absorvedores especiais. Um absorvedor é uma chapa de ferro presa a tubos com uma superfície enegrecida.

Na fabricação de uma cobertura de aquecedor de água, é utilizado um material que é capaz de transmitir a luz do sol sem problemas (geralmente é um vidro à prova de choque). Os materiais de vários polímeros não toleram a exposição direta aos raios ultravioleta, portanto, quando são usados, um sistema de refrigeração de alta qualidade é instalado (o anticongelante é usado principalmente).

Se o aparelho estiver instalado para aquecer uma pequena sala sem o seu próprio sistema de aquecimento, é então construído um pequeno projeto de circuito único. Vale a pena notar que ela vai trabalhar apenas no verão ensolarado. No caso de instalar o aquecedor em projetos de circuito duplo, deve-se ter em mente que o coletor processará apenas um circuito. A carga principal será atribuída ao sistema de aquecimento embutido na sala.

Apesar da dependência deste tipo de aquecedores no clima de verão ensolarado, a demanda no mercado está crescendo a cada ano. Eles encontraram seu reconhecimento entre as pessoas que procuravam usar a energia natural ao máximo.

O dispositivo é um radiador tubular, com um diâmetro de 1 polegada, colocado em uma caixa de madeira. Você pode isolar a estrutura usando espuma. Usando chapa de ferro galvanizado, é necessário isolar ainda mais a parte inferior do dispositivo. Certifique-se de pintar os materiais de preto para acelerar o processo de aquecimento, com exceção da tampa de vidro, que é pintada com tinta branca.

Como um tanque de água, você pode usar um grande barril de ferro, que é colocado em uma caixa de madeira ou madeira compensada. O espaço vazio deve ser preenchido. Serragem, areia, argila expandida, etc. são adequados para isso.

Ferramentas de bricolage e materiais para um aquecedor de água

Os seguintes materiais e ferramentas são necessários para projetar um aquecedor solar de água:

  • vidro com uma moldura;
  • construção de papelão embaixo do fundo;
  • madeira ou madeira compensada para uma caixa sob um barril;
  • acoplador;
  • enchimento para o espaço vazio (areia, serragem, etc.);
  • cantos de ferro de uma sobreposição;
  • tubo para radiador;
  • fixações (por exemplo, colares);
  • chapa de ferro galvanizado;
  • um tanque de ferro com um grande volume (300 litros é suficiente);
  • tinta preta, branca e prateada;
  • blocos de madeira.

O processo de fabricação de um aquecedor solar de água

O processo de fabricação de um coletor solar com suas próprias mãos não é apenas excitante, mas também traz muitos benefícios. O dispositivo criado permitirá o uso racional da radiação solar para resolver uma variedade de problemas de negócios. As especificidades da criação de um coletor em etapas são as seguintes:

  1. Primeiro você precisa fazer uma caixa embaixo do tanque, que deve ser reforçada com barras.
  2. Um material de isolamento térmico é aplicado por baixo, sobre o qual uma folha de metal é instalada.
  3. Um radiador é colocado no topo, que deve ser devidamente protegido com montagens preparadas.
  4. As menores folgas no corpo da estrutura devem ser seladas e seladas.
  5. Tubos e chapas metálicas devem ser pintados de preto.
  6. O barril e a caixa são pintados em prata e após a secagem, o tanque é instalado em estrutura de madeira.
  7. O espaço vazio é preenchido com preenchimento preparado.
  8. Para garantir a pressão constante, você pode comprar uma aquacâmera com um flutuador, que é instalado no tanque de água.
  9. O design deve ser colocado no espaço ensolarado em um ângulo para o horizonte.
  10. Além disso, o sistema é interconectado por tubos (sua quantidade e material depende do tamanho e do tipo do projeto).
  11. Para evitar a formação de obstruções de ar, é necessário começar a encher a partir do fundo do radiador.
  12. De acordo com tal sistema, a água aquecida se move para cima, deslocando assim a água fria, que subseqüentemente entra no radiador e aquece.

Se tudo for calculado corretamente, depois de algum tempo, a água quente fluirá do tubo de saída. Não se esqueça que o tempo ensolarado é um pré-requisito. Assim, a temperatura dentro do sistema de aquecedor de água pode ser em torno de 70 graus. A diferença na temperatura da água na entrada e na saída será de 10 a 15 graus. À noite, recomenda-se bloquear o acesso de água, a fim de evitar a perda de calor.

O desempenho de tal dispositivo é significativamente inferior ao armazenamento de aquecedores. A eficiência de um dispositivo caseiro será muito menor, mas se não houver necessidade de comprar um sistema tão caro, você mesmo poderá fazê-lo.

Ao construir aquecedores que atendam às suas necessidades, as pessoas geralmente levam em conta todas as nuances e tornam o uso do sistema o mais conveniente possível para elas mesmas. Como regra, os materiais são selecionados para criar um determinado tipo e para várias necessidades. Então, no verão, eles constroem um chuveiro ao ar livre improvisado, um aquecedor para a piscina, um aquecedor para um pequeno gazebo em uma noite fria, aquecimento adicional de estufas e muito mais. A principal vantagem é a economia de custos na compra de radiadores para aquecimento de lojas e total segurança para o meio ambiente.

Deixe O Seu Comentário