Como drenar a água de um aquecedor de água

O mercado moderno de eletrodomésticos é muito diversificado. Os fabricantes oferecem regularmente aos seus clientes modelos novos e mais avançados. Estes incluem aquecedores de água. A operação adequada e a conformidade com todos os requisitos especificados nas instruções ajudarão a prolongar a vida útil do equipamento.

Recursos de design

Aquecedores de água, ou caldeiras, tomaram posições fortes em quase todos os apartamentos ou casas particulares. Eles fornecem habitação com água quente regular, ajudando a não depender de sistemas de utilidade central. Na aparência, um dispositivo simples na verdade tem uma estrutura complexa e desempenha funções bastante importantes. Mantém automaticamente a temperatura da água localizada nela.

O mercado moderno de eletrodomésticos similares é apresentado em uma ampla gama. Cada proprietário poderá encontrar um dispositivo adequado para design, tamanho e preço. Apesar da diferença externa, todos os aquecedores de água são equipados de acordo com um único princípio.

DEZ está escondido dentro da caixa - um aquecedor elétrico tubular que é diretamente responsável pelo aquecimento. Ele e outras partes (válvula de segurança, ânodo de magnésio) são protegidos por uma camada isolante de calor que passa entre as paredes externa e interna da caixa.

Na parte inferior da estrutura é um termostato, responsável pela capacidade de ajustar a temperatura. Nas paredes externas existem montagens especiais para possíveis equipamentos do aquecedor de água na parede ou outra superfície.

Vários componentes simples e familiares são responsáveis ​​pelo desempenho de funções importantes e têm a conveniência de usar um aquecedor de água.

Causas possíveis de drenagem de água

Periodicamente, pode ser necessário drenar a água, liberando a capacidade da caldeira. Muitos estão interessados ​​em saber se é necessário esvaziar a água do aquecedor de água durante o inverno. Considere os casos em que você precisa lavar a água.

Os fabricantes recomendam fortemente que você siga as recomendações e não libere o aquecedor de água sem necessidade urgente.

Situações possíveis:

  • O equipamento está localizado em um local longo e sem aquecimento, por exemplo, uma residência de verão. A água estagnada no reservatório e os tubos congela. Isso pode causar danos à estrutura interna ou ruptura do tanque;
  • Limpeza programada do interior do tanque. O aparecimento de ferrugem e bactérias contribui para a água dura. A limpeza periódica em tais situações é necessária;
  • Substituindo o antigo ânodo de magnésio por um novo. O ânodo está empenhado em limpar a entrada de água das impurezas nocivas, acumulando-as em si. A substituição de um novo dispositivo é recomendada anualmente;
  • A ocorrência de vazamentos e vazamentos ao usar a caldeira. Se as paredes estiverem danificadas, o funcionamento do dispositivo deve ser interrompido;
  • O aparecimento de um odor desagradável indica a necessidade de limpeza urgente. Pode aparecer devido a água estagnada no tanque.

Sem necessidade urgente de realizar procedimentos para drenar o fluido não é recomendado. Uma opção ideal seria esvaziar o tanque de armazenamento uma vez por ano.

Opções disponíveis

Especialistas identificam vários métodos adequados para drenar a água de um aquecedor de água. Uma abordagem competente e precauções de segurança ajudarão a executar o processo de drenagem rapidamente e sem ferimentos e queimaduras.

Ajuda Antes de executar o procedimento de drenagem do líquido, é necessário familiarizar-se com as instruções para uma apresentação mais detalhada do dispositivo do aquecedor de água.

Várias maneiras de drenar a água de um aquecedor de água:

  1. O mais popular é drenar o fluido através de uma válvula de alívio de pressão. O corpo do aquecedor de água é equipado com uma válvula especial projetada apenas para esvaziamento de emergência do tanque. Para maior conveniência, um tubo de drenagem pode ser conectado ao bocal da válvula, que é direcionado para a banheira ou pia.
  2. Usando a válvula, é necessário bloquear o fluxo de água do abastecimento de água. Após o resfriamento do líquido remanescente na carcaça, os tubos para a ingestão de água quente e fria são cuidadosamente removidos. Quando os tubos são removidos, você pode drenar.
  3. Você pode esvaziar o tanque através de um orifício especial projetado para água fria. Esse método é mais complicado. Para o procedimento, é necessário impedir temporariamente o fluxo de água para a sala. Coloque um recipiente adequado sob o furo para tirar água. Desparafuse com cuidado as porcas com uma chave e remova a válvula de alívio. Para um esvaziamento mais rápido, você pode abrir a torneira para água quente. O ar que entra na carcaça causará vazamentos mais rápidos.

A conformidade com todos os estágios durante a operação ajudará a esvaziar o tanque do aquecedor.

O que procurar

Qualquer um dos processos acima não garante a drenagem completa da água. Para um esvaziamento completo, é necessário desmontar a caldeira. Para fazer isso, desparafuse cuidadosamente a tampa na superfície inferior e execute o processo de desconectar os fios.

Ao desconectar a fiação, você precisará lembrar de todos os detalhes da conexão inicial para continuar a operação. O flange atua como um suporte para o aquecedor elétrico tubular, ele deve ser desparafusado no sentido anti-horário. Afrouxar ligeiramente o acessório da porca irá drenar o líquido restante na parte inferior.

Após o esvaziamento completo, o flange pode ser completamente desrosqueado. Ao remover o aquecedor, podem surgir dificuldades devido a incrustações e depósitos enferrujados em sua superfície. Para fazer isso, você pode balançar suavemente o aquecedor de água, gradualmente puxando o aquecedor para cima.

Precauções de segurança

Durante o trabalho de reparação, é necessário cumprir os regulamentos de segurança. Isso ajudará a evitar lesões e queimaduras potencialmente perigosas, além de prolongar a vida útil do aquecedor de água.

Primeiro de tudo, os especialistas não recomendam a realização de um dreno independente de água, desde que o dispositivo ainda esteja no período de garantia. Mesmo danos menores anularão a garantia. Nesse caso, é melhor buscar os serviços dos profissionais.

Antes de realizar os reparos, o dispositivo deve ser desconectado da rede elétrica e também permitir que o líquido no tanque arrefeça até a temperatura ambiente. Isso evitará queimaduras.

Sem necessidade urgente de drenar a água não é recomendado. Quando vazio, o interior da caldeira é mais suscetível à corrosão. Uma opção ideal seria limpar as paredes internas e substituir as peças necessárias uma vez por ano.

Conclusão

Aquecedores de água elétricos tornaram-se um companheiro constante em qualquer apartamento. Cuidados atempados, conformidade com recomendações simples e precauções de segurança ajudarão você mesmo a realizar os processos de reparo e prolongar a vida útil do dispositivo.

Deixe O Seu Comentário