Cálculo da cortina térmica

A cortina térmica é uma certa barreira para o fluxo de ar que vem da rua. No inverno, a cortina não permite que o ar frio penetre, e no verão - quente. Isso ajuda a atingir uma temperatura confortável em qualquer época do ano. Para conseguir esse efeito, é necessário calcular a cortina térmica com a maior precisão possível. Se todos os cálculos estiverem corretos, você pode ter certeza da escolha correta e do trabalho de qualidade do sistema.

Cálculo do desempenho da cortina térmica

Na maioria das vezes, os sistemas são encontrados onde um grande número de pessoas está localizado. Geralmente são cafés, restaurantes, shopping centers, instalações industriais, armazéns, edifícios educacionais.

Ajuda! Este sistema de aquecimento é necessário para garantir uma temperatura constante na sala.

Para selecionar um dispositivo, é necessário realizar seu cálculo.

No processo de cálculo, parâmetros como dine, potência e vazão de ar são considerados.

Comprimento

Para escolher o comprimento ideal, é muito importante considerar as dimensões da porta. As principais dimensões são indicadores da largura e altura da abertura. Quanto mais próxima a cortina estiver da porta, maior será a eficiência de sua operação.

Poder

O cálculo do poder é realizado, em vez disso, subjetivamente com base nos indicadores utilizados. As características técnicas de cada modelo incluem um parágrafo sobre a diferença de temperatura do ar soprado e soprado que passa pelo dispositivo.

Taxa de fluxo de ar

De como corretamente o cálculo da taxa de fluxo de ar será feito, podemos falar sobre a eficiência do sistema. Basicamente, o trabalho de qualidade depende da localização do dispositivo e, para ser mais preciso, na altura certa. Cálculo incorreto levará à impossibilidade de operação efetiva do sistema.

Importante! É melhor se profissionais experientes se envolverem na seleção de taxas de fluxo de ar.

Depois que todos os parâmetros necessários forem calculados, você pode prosseguir para a próxima etapa, ou seja, a seleção do tipo de sistema, proceda das seguintes características:

  • Tipo de instalação.
  • Método de gestão.
  • Fonte de calor.

Para que a cortina sirva por muito tempo e com alta qualidade, é necessário que todos os cálculos sejam realizados corretamente.

Como calcular o ar e cortina térmica elétrica

Eletricidade, ar e água são as principais fontes com base nas quais o dispositivo opera. As opções mais populares são cortinas térmicas a ar e elétricas. E é sobre eles que discutiremos mais tarde.

A cortina térmica elétrica é um dispositivo que é alimentado pela rede elétrica. Na maioria das vezes pode ser encontrado em instalações industriais e domésticas. Ele difere na medida em que tem vários modos de comutação de energia. No verão, o dispositivo pode ser usado para fornecer fluxo de ar frio.

Cortinas de ar são usadas principalmente para dividir o espaço da sala usada. Não há elementos de aquecimento neste sistema que são incorporados em outros tipos de sistemas. Seu trabalho é baseado na rotação de grandes fãs. As correntes de ar criadas pelas pás contribuem para a divisão do espaço em zonas de temperatura. Mais frequentemente usado em armazéns ou instalações industriais.

Como os tipos acima são subespécies deste sistema térmico, o cálculo e a seleção adicional são realizados de acordo com os mesmos parâmetros:

  • comprimento, que é calculado com base nas dimensões da porta;
  • poder do dispositivo;
  • taxa de fluxo de ar.

E se os dois primeiros parâmetros são principalmente importantes para o cálculo da cortina elétrica, o último é um indicador muito importante no cálculo da cortina de ar.

Fórmula de cálculo de energia

Para calcular o poder da unidade, vale a pena usar a seguinte fórmula:

VxTxK

Onde V é o volume calculado da sala em metros cúbicos;

T é a diferença entre as temperaturas do ar interior e exterior. O segundo indicador é selecionado com base em qual temperatura na sala deve ser definida;

K é o coeficiente de dispersão do ar. Depende do isolamento da sala, e quanto maior o indicador, melhor o isolamento.

Calcular o desempenho de uma cortina térmica não é tão difícil, e você mesmo pode fazer todos os cálculos necessários.

Deixe O Seu Comentário