Prós e contras de indução e fogão elétrico

Qualquer dona de casa quer maximizar a facilidade de cozinhar e torná-lo muito rápido e conveniente. E, para nossa alegria, a tecnologia moderna, representada por uma ampla gama de produtos no mercado, nos permite resolver positivamente esse problema. Indução e fogões elétricos tornaram-se bastante populares entre os consumidores, e abaixo decidimos falar sobre as características do seu trabalho, trazer vantagens e desvantagens, e também ajudar a escolher o modelo certo para cozinhar obras culinárias.

Como funciona um fogão de indução?

Na aparência, os dispositivos de indução são bastante semelhantes aos ladrilhos convencionais. Na maioria dos casos, eles têm uma superfície lisa de vitrocerâmica. Mas o design deles é fundamentalmente diferente. No interior eles não têm um elemento de aquecimento, e seu papel é desempenhado por uma bobina eletromagnética. É um condutor atual e, passando-o, cria um campo, sob a influência de que suas próprias correntes se formam para aquecer os tanques.

Mas neste caso, há um outro lado da moeda, que é um campo excessivamente poderoso. Às vezes, não longe de fogões de indução, até mesmo microfones não funcionam. E em vista do exposto, muitos estão interessados ​​em saber se tais telhas são prejudiciais à saúde? E para alegria, a resposta é não. É claro que não vale a pena abraçar as peças e, a uma distância de cerca de 40-50 cm, será completamente inofensivo para os seres humanos.

Prós de fogão de indução

Há vantagens mais do que suficientes de superfícies de indução, e tais incluem:

  • sem a presença de pratos no fogão, o queimador não aquece;
  • a taxa de aquecimento será maior mesmo que um queimador a gás;
  • o fogão é seguro de usar;
  • não há excesso de geração de calor e, portanto, a sala não estará quente mesmo com uma superfície de trabalho;
  • a manutenção de fogões por indução é extremamente simples e eles podem ser completamente limpos em apenas alguns minutos;
  • ampla funcionalidade;
  • a capacidade de definir a temperatura desejada para o grau.

Fogão de indução

Mas havia algumas falhas, a saber:

  • cerâmica de vidro é o material de fabrico e, consequentemente, as placas são bastante frágeis;
  • não é recomendado colocar superfícies de cocção perto de geladeiras, fornos de microondas e outros equipamentos feitos de metal;
  • no processo, o azulejo faz um ruído característico e, consequentemente, prepara o café da manhã sem acordar a casa ao mesmo tempo, é improvável que tenha sucesso;
  • alto custo.

Atenção!

Para usar os dispositivos apresentados, você precisará comprar pratos especiais.

Como funciona um fogão elétrico?

Essas opções de placa estão equipadas com elementos de aquecimento. Na maioria dos casos, seu papel é desempenhado por uma espiral comum, através da qual ocorre o aquecimento do queimador. Frequentemente, superfícies de vitrocerâmica são usadas para fazer esses painéis. Mas às vezes, entre uma grande variedade de modelos no mercado, você também pode encontrar dispositivos feitos de ferro fundido. Eles serão menos funcionais e a confiabilidade está se aproximando de uma marca mínima.

A opção mais prática é uma placa feita de cerâmica de vidro. Eles são extremamente fáceis de cuidar, a comida não queima, e um período de tempo mínimo é necessário para aquecimento e fervura, o que economiza eletricidade.

Prós de um fogão elétrico

As vantagens dos modelos apresentados incluem:

  • trabalho silencioso e falta de fuligem;
  • operação simples e usabilidade;
  • design moderno;
  • rápido aquecimento de queimadores;
  • ampla gama no mercado;
  • preço razoável.

Cons fogão elétrico

Mas infelizmente, existem algumas desvantagens, a saber:

  • desperdício de eletricidade;
  • fragilidade.

Como você pode ver, há uma ordem de grandeza mais vantagens, e elas mais do que eliminam as desvantagens disponíveis. E, portanto, as placas elétricas são possíveis, e você precisa prestar atenção ao processo de seleção.

O que é melhor indução ou elétrica

Antes de você entender qual dos cooktops apresentados é certo para você, é necessário destacar as principais diferenças. Será mais sensato começar com aparelhos elétricos, já que eles apareceram no mercado muito antes dos análogos de indução.

Como mencionado, o princípio de funcionamento de tal técnica é extremamente simples: a corrente aquece a espiral, gera calor, que começa a aquecer a panela instalada no painel. Os dispositivos modernos, na maioria dos casos, são feitos de cerâmica, mas seu dispositivo é significativamente diferente dos modelos produzidos há cerca de 10 a 15 anos.

Mas o princípio de funcionamento do painel de indução é radicalmente diferente do seu antecessor. Sob os queimadores é um gerador que gera correntes de indução nos pratos. Como resultado, a panela atua como um condutor e começa a aquecer.

Ajuda!

Ao usar modelos de indução, apenas as louças são aquecidas e não a superfície do dispositivo. Em vista do exposto, a probabilidade de queimaduras está próxima da marca mínima.

Em princípio, esta é uma informação geral pela qual se pode entender que a principal diferença entre essas superfícies é o princípio de operação. Mas há vários outros pontos, que serão discutidos abaixo.

  1. Facilidade de uso. Neste parágrafo, os principais dispositivos de indução que têm uma alta eficiência, em comparação com contrapartes elétricas.
  2. Ruído no trabalho. A indução neste parágrafo ficará para trás do concorrente, porque eles produzem muito ruído. Mas fogões elétricos serão silenciosos durante a operação.
  3. A velocidade dos anéis de aquecimento e pratos. Nos modelos de indução, os queimadores e as panelas aquecem rapidamente. Mas em fogões elétricos não levará mais de um minuto para aquecer a placa, mas leva cerca de 5 minutos para aquecer a panela.
  4. Utensílios necessários. Para cozinhar produtos em um fogão elétrico, você pode usar qualquer prato. Mas ao usar um dispositivo de indução, você precisará ir até a loja e comprar panelas especiais para cozinhar.

Qual fogão para escolher, indução ou elétrica

A fim de entender a questão de qual fogão é melhor para uso doméstico, você precisa se familiarizar com o princípio de funcionamento de ambos os dispositivos, e as principais diferenças, juntamente com as vantagens e desvantagens. Nós dedicamos atenção a isso no artigo de hoje.

Claro Fogão de indução será melhor, devido ao seu desempenho. Mas representa a categoria de modelos caros e, consequentemente, um consumidor que queira comprar esse modelo precisará desembolsar uma boa quantia. Além disso, você precisará comprar pratos especiais, que é repleto de despesas adicionais. Mas o resultado final vale a pena. Esses fogões são absolutamente seguros de usar e permitem cozinhar verdadeiras obras de arte em um curto espaço de tempo.

Bem, se você não precisa de todas as delícias, e você está pronto para esperar até que a panela esteja aquecida, e também quer economizar na compra de um fogão, as superfícies elétricas serão sua melhor opção.

Deixe O Seu Comentário