Como conectar um fogão a gás combinado à eletricidade

Fogões a gás agora encantam mais da metade das donas de casa com sua velocidade de cozimento e a economia associada ao consumo de gás, não de eletricidade. No entanto, o funcionamento dos fornos a gás é bastante complicado, por isso muitos recorrem à compra de fornos combinados: um fogão a gás com um forno elétrico.

Conexão de um fogão a gás combinado para eletricidade

Atualmente, quase todos os fornos a gás exigem conexão com a rede, independentemente de estarem combinados ou não. Muitos modelos estão equipados com um sistema de ignição automática, luz de fundo no forno, modo grill - tudo isso requer eletricidade. Vamos considerar abaixo como conectar um fogão a gás combinado à eletricidade em uma casa de cinco andares ou em qualquer outra.

Para se conectar, você deve considerar as seguintes nuances:

  1. A rede deve ser antiga, em bom estado. Aparelhos domésticos criam uma carga pesada, e fios danificados ou fiação torta podem levar a um acidente.
  2. Se os surtos de energia são freqüentemente observados em sua casa, então você deve escolher um fogão, dado este fato. Agora no mercado existem modelos com um fusível embutido neste caso.
  3. Para o forno, uma linha de energia separada deve ser colocada a partir do escudo. Um cabo 3 * 1.5 é adequado para tal trabalho (em alguns casos vale a pena dar preferência a 3 * 5) e um RCD de 16 A.

Antes de conectar, você deve posicionar corretamente o dispositivo. Para fazer isso, as seguintes condições devem ser atendidas:

- a presença nas capelas dos quartos ou ventilação natural adequada;

- a distância entre o tubo de gás e o recuperador não deve, idealmente, ser superior a 1,5 m; permitido até 4 m;

- É necessária a instalação de uma tomada de terra.

Algoritmo como conectar um fogão combinado em um apartamento

Se você já teve um fogão elétrico, então inicialmente você precisará concluir um contrato de fornecimento de gás. Para fazer isso, você deve fornecer os seguintes documentos para o serviço de gás:

  • prova de propriedade;
  • certificado de registo para uma habitação (apartamento);
  • certificado de composição familiar;
  • contrato de manutenção;
  • passaporte para medidor de gás;
  • livro de assinantes.

Após assinar o contrato com sucesso, o serviço de gás emite uma permissão para a instalação do fogão no apartamento. No entanto, a ligação independente do fogão ao gasoduto é proibida a nível legislativo. Apenas organizações especializadas que tenham trabalhadores com qualificações confirmadas têm direito a realizar esse trabalho.

Se o serviço de gás durante a inspeção reparar nesta violação, ela aplicará uma multa e poderá rescindir o contrato de fornecimento de gás. No entanto, é possível conectar o fogão ao cano principal e à rede elétrica, mas não ligá-lo, mas chame o assistente, que verificará todas as conexões e dará a luz verde à conexão. Este método permite economizar dinheiro em serviços da Gorgaz, mas sem as habilidades em tal trabalho ou com uma abordagem negligente, é melhor não escalar.

Importante: ao se conectar de forma independente, toda a responsabilidade pelos acidentes recai sobre o proprietário do apartamento, que, no caso de um incidente, é obrigado a pagar danos às vítimas, incluindo a empresa de gás.

Se você decidir fazer a conexão sozinho, é melhor não desviar do seguinte algoritmo de ações:

  1. Desenhe uma linha de energia e instale uma tomada aterrada perto do local pretendido do forno.
  2. Coloque a placa em uma superfície plana ou ajuste a altura das pernas com um nível. A superfície inclinada não permitirá que os alimentos cozinhem uniformemente.
  3. O fio da mangueira flexível é envolvido com fita FUM, depois é conectado ao tubo de gás e apertado com uma chave.
  4. Da mesma forma, a mangueira está conectada ao dispositivo.
  5. Ligue o dispositivo à corrente. Eletricistas aconselham não fazer isso diretamente, mas apenas através de uma tomada elétrica.
  6. Verifique o aperto dos compostos com uma solução espessa de sabão sob a supervisão de um mestre, tornando legal sua conexão independente.
  7. Verifique o funcionamento das placas e do forno.

Importante: a mangueira não deve entrar em contato com a superfície aquecida ou com a parede, por isso é importante instalar a placa para que ela possa ficar livremente pendurada.

A conexão independente de qualquer equipamento a gás é insegura, portanto é muito importante levar este assunto com muito cuidado, sem deixar de verificar cada conexão. Economizar cinco minutos no futuro pode ser muito caro.

Deixe O Seu Comentário