Escolhendo uma caldeira de aquecimento elétrico para uma casa particular

Criando uma atmosfera confortável e acolhedora de uma casa privada no inverno, depende de uma fonte de calor corretamente selecionada e corretamente instalada. Se não houver fornecimento de gás e o consumidor não quiser se envolver na preparação de combustível sólido ou a granel, o uso de equipamentos elétricos para aquecimento de residências será uma solução simples e correta.

Vantagens e desvantagens de caldeiras elétricas

O equipamento elétrico usado para aquecer o refrigerante de sistemas de aquecimento autônomos tem várias vantagens.

  1. Ao contrário das unidades de gás e combustível sólido, as elétricas não são usadas durante o modo de operação de aquecimento de uma fonte de chama aberta. O projeto do equipamento elétrico prevê o aquecimento do refrigerante através da influência de processos físicos por elementos especiais da caldeira, causados ​​pela exposição à corrente elétrica.
  2. A ausência de queimadores e chama permite que as caldeiras elétricas sejam à prova de fogo, com fiação adequada. Pela mesma razão, não há emissões nocivas na atmosfera, ao contrário das "contrapartes" que usam recursos fósseis.
  3. Ao somar o principal de gás usado para o aquecimento, é necessário observar toda uma lista de condições técnicas que serão apresentadas pelos trabalhadores do gás que servem o território do agregado familiar. Ao mesmo tempo, o baixo preço do gás nos próximos anos será refletido várias vezes no custo da documentação de projeto e colocação de tubos. E a disponibilidade de eletricidade não requer coordenação.
  4. Para combustíveis sólidos, e às vezes caldeiras a gás, é necessária uma sala de caldeiras especial, equipada com todos os atributos necessários de equipamentos de incêndio e tecnológicos. A compacidade das unidades elétricas permite que você instale aparelhos de aquecimento no interior de qualquer sala de estar.
  5. O design de equipamentos elétricos é bastante simples de gerenciar e operar. O modo de funcionamento do aquecimento do refrigerante não requer controle. Usando botões de energia simples, defina os parâmetros desejados. Além disso, a participação do consumidor na operação da caldeira ocorre quando necessário para ajustar os parâmetros definidos.
  6. O baixo preço e a falta de necessidade de instalações de armazenamento para combustível sólido ou líquido também é uma vantagem das caldeiras elétricas.

A instalação de equipamentos elétricos tem desvantagens:

  1. O alto custo da eletricidade e a falta de capacidade técnica para aquecer casas de grandes dimensões.
  2. O uso de caldeiras elétricas é eficaz em circuitos fechados de sistemas de aquecimento, e isso implicará a alteração e valorização das rodovias internas existentes. A operação de equipamentos elétricos durante a circulação natural ou um tanque de expansão aberto leva a uma diminuição na potência térmica e, portanto, a relevância da aplicação.

Além disso, a instalação de uma unidade elétrica é frequentemente associada à instalação de elementos adicionais:

  • bomba de circulação para criar um circuito fechado;
  • estabilizador de tensão com alta sensibilidade a extremos;
  • substituição do transportador de calor por um quimicamente neutro, com uma resistividade específica, para caldeiras de eletrodos;
  • substituição de radiadores, porque o sulfeto de hidrogênio pode se formar na água, que destrói o alumínio.

IMPORTANTE! Com uma área de casa de mais de 150 metros quadrados. m exigirá um aumento significativo na energia elétrica consumida, e isso pode implicar a colocação de uma rodovia elétrica separada, com todas as dificuldades burocráticas decorrentes!

O que procurar ao escolher uma caldeira elétrica para uma casa particular

Ao escolher o equipamento elétrico para aquecer o refrigerante do sistema de aquecimento de sua própria casa, em primeiro lugar, eles usam o critério de potência e, em seguida, prestar atenção ao equipamento da unidade, que irá lidar com a resistência dos tubos e radiadores nos quartos necessários.

Poder

As características individuais da construção de residências privadas obrigam, ao calcular, a fugir do cálculo padrão da energia calorífica consumida, que reduz para o valor de 100 W / m2. m O valor dado é relevante para prédios de apartamentos múltiplos, com uma altura de teto de até 2,65 m.

Os SNiPs fornecem um grande número de fatores que afetam a exatidão do valor de potência calculado. Códigos de construção recomendam usar nas latitudes médias 41 W / cu. m, para calcular uma sala aquecida. Para ajustar o valor calculado, são usados ​​fatores de correção. Para entender como calcular a potência térmica necessária para aquecer uma residência particular, considere um exemplo de cálculo.

Casa de dois andares, a área do piso térreo de 100 metros quadrados. m, o segundo - 60 metros quadrados. m, a altura do teto é de 3. Em uma das paredes do último andar há janelas com vidros duplos que economizam energia, todas as aberturas das janelas são grandes, em relação ao padrão, o teto e as paredes da casa têm isolamento de espuma de 100 mm de espessura.

Um cálculo usando a recomendação usual de padrões de volume será semelhante a:
(100 + 60) x3x41 = 19680 watts.

Dados os fatores de influência:

  • edifício isolado - + 20%;
  • a parede do segundo andar é de vidro - + 1%;
  • aumento no tamanho das aberturas das janelas - + 10%;
  • isolamento de chalé - -15%.

Como resultado, 20 + 1 + 10-15 = 16%.

Os juros recebidos devem ser adicionados ao valor calculado, no final - 19680 + 16% = 22828,8 watts.

ATENÇÃO! Para as regiões do sul, é usado um fator de correção de 0,9 e para latitudes setentrionais localizadas acima de 60 graus. - 1,2!

O cálculo ajudará o proprietário da casa a determinar corretamente a saída de calor necessária do equipamento de aquecimento.

Dimensões, o número de circuitos, a presença de automação

Caldeiras elétricas modernas para aquecimento são equipadas com controle automático do modo de aquecimento médio de aquecimento. Dependendo dos requisitos do usuário, os sensores que controlam a unidade ligada e desligada reagem aos parâmetros da água no sistema e à temperatura ambiente.

A maioria dos aparelhos de aquecimento tem um circuito, porque para o aquecimento de vários, é necessária uma grande quantidade de energia elétrica. A presença no sistema de aquecimento de vários circuitos, por exemplo, a distribuição de piso do refrigerante ou separação de salas individuais em diferentes modos, requer a instalação de equipamentos adicionais em tubulações e torneiras.

As caldeiras elétricas nem sempre estão equipadas com uma bomba de circulação e um tanque de membrana. Sua ausência exigirá custos adicionais para a aquisição e instalação. As características da bomba e do tanque devem atender aos requisitos de instalação:

  • uma bomba elétrica, independentemente do fabricante, tem uma designação digital de parâmetros de operação e conexão, por exemplo, 25/4 ou 30/8; o primeiro dígito indica o diâmetro da conexão e o segundo - a altura que ele supera;
  • a capacidade do tanque de membrana deve ser de pelo menos 6-10% do volume do refrigerante.

A incompatibilidade do equipamento da caldeira com os parâmetros técnicos do sistema de aquecimento não permitirá a manutenção da temperatura desejada em todas as salas do edifício e exigirá a substituição da bomba ou do tanque.

AJUDA! Para facilitar a manutenção, muitos fabricantes instalam um tubo para drenar a água da unidade e outros não!

Tipos de caldeiras de aquecimento elétrico

Dependendo do design do elemento de aquecimento, as unidades elétricas são:

  1. Elementos de aquecimento, em que o aquecimento é realizado por elementos tubulares localizados dentro de um tanque de água. Por meio de uma bomba de circulação, o fluido move-se constantemente através dos dutos e retorna ao aquecedor novamente. A tecnologia de fabricação de caldeiras elétricas prevê a presença de dois ou mais elementos de aquecimento que são ligados, dependendo das exigências do regime de temperatura.
  2. As unidades de indução usam, com base no princípio de aquecimento, uma bobina com um núcleo ferromagnético que, semelhante à operação de um transformador, depois de fornecer corrente ao enrolamento, é aquecida e transfere calor para tubos de aço com um refrigerante. Ao contrário dos elementos de aquecimento, o elemento de aquecimento é protegido contra incrustações, possui uma grande superfície para transferência de calor. Esse equipamento é mais eficiente e confiável, o que se reflete no alto custo.
  3. Caldeiras de eletrodo são simples em design. A corrente é fornecida ao alojamento e o eletrodo localizado no interior, a uma pequena distância da superfície interna. Devido à diferença de potencial entre as partes da unidade e a resistência específica da água, o líquido refrigerante aquece e, em seguida, passa pelas tubulações do sistema de aquecimento.

ATENÇÃO! O uso de elementos de aquecimento de tipo tubular em sistemas de fluxo leva à formação de escala e a uma diminuição na potência térmica!

Tal equipamento é na forma de um tubo compacto com uma pequena extensão para conectar eletricistas. Precisa de uma bomba de circulação e um tanque do tipo membrana. A automação do controle do aquecedor é executada como uma unidade separada. O baixo custo das caldeiras elétricas é compensado pelos altos requisitos para a qualidade do refrigerante: ele deve ter uma resistividade regulada pela composição química. Devido à transferência direta de calor da eletricidade para a água, esse segmento de produto tem alta eficiência. Tais dispositivos de aquecimento são classificados como energeticamente eficientes.

AJUDA! Um vazamento de refrigerante não irá prejudicar este equipamento! Sem água, a unidade deixará de aquecer e as superfícies energizadas, localizadas a uma distância segura, permanecerão numa cavidade interna fechada!

Tendo entendido as diferenças de projeto de caldeiras elétricas, bem como as características de seleção e configuração, o consumidor entenderá qual fonte de calor escolher para sua própria casa.

Deixe O Seu Comentário