O que é o snooping IGMP em um roteador

Várias plataformas na Internet usam o método multicast para transferir dados para um grupo de usuários. Essa tecnologia é usada para jogos online, transmissões ao vivo, aprendizado à distância e até mesmo para listas de discussão. Mas o multicast nem sempre otimiza de forma inteligente o encaminhamento de tráfego e carrega a rede do usuário, de modo que a função de rastreamento IGMP foi criada para eliminar esse problema. Vamos entender o que é essa função e como ativá-la para otimizar seu tráfego.

O que é o snooping IGMP e por quê?

Para começar, vamos definir o IGMP para entender como a tecnologia funciona. O Internet Group Management Protocol é um protocolo de gerenciamento de rede multicast que organiza vários dispositivos em grupos. Baseia-se no protocolo IP e é utilizado em toda a Internet, utilizando efetivamente recursos de rede.

O snooping IGMP é o processo de rastrear o tráfego multicast entre um grupo de consumidores e um host. A função snooping incluída começa a analisar as solicitações do usuário para uma conexão a um grupo multicast e adiciona a porta à lista de transmissão IGMP. Depois de concluir o uso de tráfego múltiplo, o usuário deixa a solicitação e protocolo, remove a porta da lista de dados multicast.

Assim, o snooping elimina a transferência de dados desnecessários para o usuário através de canais multicast. Isso torna a troca de dados na camada de enlace de dados mais eficiente e leva em conta as necessidades da camada de rede, o que é especialmente importante para os provedores de informações. Os usuários também receberão conteúdo otimizado, embora, como resultado, a carga na rede aumente.

Sem rastrear e analisar dados, os usuários finais na forma de endereços IP específicos serão forçados a "digerir" informações adicionais que são inúteis para eles. O rastreamento IGMP não apenas salva os usuários do tráfego desnecessário, mas também torna o compartilhamento de informações mais seguro. Ativar o modo de rastreamento a tempo evitará tentativas de ataques DDoS na rede ou endereços específicos aos quais o protocolo de gerenciamento de grupos da Internet é vulnerável.

Ativando o snooping IGMP

A análise de rastreamento e tráfego está disponível em switches ou switches de rede gerenciados. Este dispositivo ajuda a implementar os princípios de multicast na rede da camada de enlace de dados. Para ativar o rastreamento IGMP, você deve ativá-lo e configurá-lo manualmente no comutador. Análogos não gerenciados não suportam o modo de análise de tráfego, uma vez que não podem ser configurados através da interface.

Antes de usar o dispositivo em sua rede, certifique-se de que o destinatário final (por exemplo, smart-tv) suporte a espionagem. Normalmente, os dispositivos têm o item apropriado na seção "Configurando uma conexão de rede", o que facilita muito o ajuste do multicast.

Considere a maneira de conectar a função através da linha de comando usando o exemplo de switches populares da D-Link:

  1. Abra a linha de comando do dispositivo usando a interface CLI.
  2. Digite "enable-igmp-snooping". Este comando ativará o recurso no comutador e em todos os endereços conectados.
  3. Digite "config-igmp-snooping-vlan-default-state-enable" para configurar o protocolo na VLAN.
  4. O comando "confog-multicast-vlan-filter-mode-vlan-default-filter-unregistred-groups" permite que o dispositivo filtre dados de vários endereços de uma só vez.
  5. Por fim, use "config-igmp-snooping-vlan-default-fast-leave-enable" na VLAN.

O último comando inclui o recurso IGMP Snooping Fast Leave, que exclui a porta da rede assim que o usuário faz uma solicitação de "leave". Graças ao Fast Leave, o consumidor não receberá dados desnecessários e não os processará. Isso reduzirá a carga da rede e permitirá que o switch funcione com mais eficiência.

Tipos de snooping IGMP

Escutas telefônicas e análise de dados são divididas em dois tipos:

  1. Passaporte IGMP passivo. Esse protocolo simplesmente rastreia dados sem filtrá-los ou analisá-los. Em outras palavras, o grampo funciona em segundo plano e não afeta a qualidade da transferência de dados.
  2. Rastreamento ativo. Não apenas escuta passivamente o tráfego, mas também o filtra para usar eficientemente o multicast na rede. O rastreamento ativo do IGMP minimiza a troca de informações, eliminando as solicitações ao roteador para conectar e desconectar. O estado ideal do switch é a presença de um consumidor para cada grupo multicast de transmissão, para o qual o algoritmo de protocolo tende.

Snooping com um algoritmo ativo acelera a transferência de dados e melhora a qualidade da rede, mas também cria uma carga adicional no switch. A filtragem exige uma certa quantidade de memória e recursos da CPU do dispositivo, enquanto o rastreamento ou a retransmissão simples é um procedimento menos exigente. Ao mesmo tempo, o rastreamento ativo só transfere dados para o roteador sobre o membro mais recente do grupo, para que o dispositivo não detecte isso como a ausência de consumidores no canal e não exclua a porta da lista.

O rastreamento IGMP funciona muito bem com as redes domésticas, se você usar muitas tecnologias multicast IP. Ao comprar e configurar um switch com a função de rastreamento ativo, você irá acelerar significativamente o trabalho do protocolo da Internet e proteger a equipe da casa contra hackers e invasores.

Deixe O Seu Comentário