Como escolher as cortinas no quarto

Cortinas no quarto desempenham um papel estético importante, este é um dos acessórios principais e importantes de tal sala. Com a ajuda deles, você pode expandir visualmente a sala. Sua escolha deve ser abordada com cuidado.

Seleção de cortinas no quarto

Para fazer a escolha certa de cortinas no quarto, você precisa seguir algumas dicas simples. Deve ser lembrado que este acessório acentua o interior da sala, então eles devem, em primeiro lugar, estar em harmonia com a decoração da sala. O design das cortinas deve permitir a remoção conveniente, a fim de lavar ou para pequenos reparos.

Se as cortinas levarem não apenas a função de escurecimento, mas será um dos elementos de decoração, então, neste caso, você não deve prestar atenção à densidade do tecido. Você pode escolher aqueles que são mais adequados para o design da sala.

Material

Deve-se ter em mente que um aspecto importante na escolha de cortinas é escolher o tipo de tecido. Para uma janela ensolarada, é mais apropriado usar cortinas de linho ou de seda. Eles são mais resistentes à luz solar e permanecerão em sua forma original por mais tempo.

Se você quiser fazer do quarto um quarto escuro, você deve comprar cortinas de tecidos densos para proteger-se da luz da janela de forma mais confiável. Ao comprar tecido, você precisa prestar atenção ao fato de que ele não tosse, e à sua resistência ao fogo, para que ele não pegue fogo.

É necessário ter em conta a espessura da cortina futura, porque a quantidade de luz que penetra na sala depende disso. Um papel significativo é desempenhado pelo lado voltado para as janelas do quarto.

Tenha em mente! Para salas pequenas, cortinas volumosas não são adequadas. É melhor usar persianas para eles, enquanto os volumosos com lambrequins e pincéis são adequados para grandes salas.

Ao escolher tecidos para cortinas deve levar em conta suas propriedades:

  1. A veludinha é uma matéria macia e densa. Ele impede de forma confiável a penetração da luz solar. É também chamado de manto real, porque a tecnologia de produção é muito complexa e anteriormente estava disponível apenas para pessoas ricas.
  2. Tapeçaria - tem desenhos em forma de plantas, paisagens, cenas de caça e outras parcelas. Deste tecido cortinas são pesadas e são adequadas apenas para grandes salas.
  3. A seda é um tecido muito delicado, mas tem uma alta resistência ao desgaste. Cortinas podem ser usadas se o design do quarto for feito no estilo clássico ou oriental. Às vezes, o forro é adicionado sob tecidos de seda para protegê-los do sol.
  4. Linho ou algodão - adequado para casas particulares. Eles são envoltos perfeitamente e agradáveis ​​ao toque. Eles são fáceis de passar, mas lembre-se de que durante o processo de lavagem esse material certamente encolherá e o tamanho das cortinas diminuirá.
  5. Tafetá - usado frequentemente para o fabrico de lambrequins ou cortinas romanas. Ela tem uma densidade aumentada e também é ligeiramente brilhante. Tem um visual sofisticado e é usado para interiores muito ricos.
  6. Atlas - distingue a suavidade da superfície, que brilha quando a luz a atinge. É um tecido refinado e elegante. Recomenda-se escolher cortinas com uma combinação de diferentes tecidos (veludo, cetim, com a adição de trança como decoração). O interior ao mesmo tempo se transforma em um aristocrático.
  7. Organza - tem um visual bem elegante. É usado sem materiais de revestimento. Às vezes elementos decorativos são costurados sobre eles.
  8. Veludo - cortinas lindamente e vislumbres com diferentes tons na luz. Eles devem ser limpos com muito cuidado para não perturbar a aparência do tecido.
  9. Jacquard é um tecido natural, às vezes fibras artificiais são adicionadas a ele. Eles são fáceis de lavar, quase não engrossam durante este processo. O principal problema com tal tecido é que os puffs se comprometem facilmente com ele. Portanto, eles não são usados ​​para portas de entrada.

Cor e padrão

Ao escolher, é importante usar paletas de cores para escolher o tom certo e seguir um estilo que combine com o design geral desse espaço pessoal. Se você só precisa substituir as cortinas existentes, então, neste caso, será mais claro que cores usar.

Importante! Você precisa olhar para a sala, para as paredes, para o tecido dos travesseiros, para ver qual faixa de cor predomina, de modo que é mais fácil escolher o tom das cortinas. Em caso de dúvida, é melhor comprar cores neutras, esta será a melhor solução.

Tecidos leves parecem expandir o espaço da sala. Tons quentes vai aquecer, enquanto tons frios atualizar o design. Um padrão vertical eleva visualmente o teto, se colocado horizontalmente, isso ajudará a expandir as paredes.

Dimensões

Para escolher a melhor opção para cortinas nas janelas do quarto, você deve considerar com cuidado qual deve ser seu tamanho. Antes de ir à loja, você deve fazer medições precisas da altura e largura da janela e, em seguida, decidir o tamanho da cortina. Depende do que será colocado no quarto, e também é necessário justificar suas preferências.

É necessário medir a altura e o comprimento da janela que você planeja fechar. Em uma sala baixa com uma pequena área é necessário que eles atinjam quase o chão, isso fará com que pareça um pouco mais amplo.

Como dito, as cortinas devem estar em harmonia com o design do quarto, mas isso não significa que eles devem combinar com a cor da cama ou estofamento de móveis. Isso fará com que a sala fique bem menor.

Escolha de cortinas com desenhos diferentes

Não há necessidade de cometer um erro ao comprar cortinas para todos os cômodos da casa o mesmo. Afinal, cada espaço é único, e você precisa escolher levando em conta que eles são úteis para cada sala e adaptados aos requisitos de cada um.

Por exemplo, para a cozinha, você precisa escolher com uma abordagem diferente. Nessa sala, uma grande quantidade de luz será necessária para o trabalho, e também é necessário providenciar que o tecido seja facilmente lavado e não se deteriore. Para o quarto, o acesso de luz não é tão relevante, assim você pode escolher tecidos que tenham um visual bonito, e não para durabilidade e possibilidade de lavagens frequentes.

Uma das tendências da moda é pendurar cortinas muito longas, de modo que algumas delas ficam no chão (5 a 15 cm de comprimento). No quarto, este método não interfere, já que não terá que gastar muito tempo ativo.

Útil! Modelos combinados são elegantes e extravagantes. Eles são usados ​​para interiores clássicos e para quartos em um design moderno. Você pode criar a ilusão de cortinas duplas cortando as bordas com outro tecido.

Para um estilo minimalista, cortinas transparentes leves com garras são adequadas. Nesse caso, você também pode usar cortinas romanas e certifique-se de escolher um tecido liso sem padrões ou padrões.

Assista ao vídeo: 5 DÚVIDAS SOBRE CORTINA + CERTO E ERRADO (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário