O que é mais ambientalmente amigável, laminado ou linóleo

Escolhendo uma cobertura de piso, é necessário basear-se em muitas qualidades. Não o último deles é a amizade ambiental. Este critério é especialmente importante nos casos em que há crianças ou pessoas na casa propensas a alergias. Dos tipos mais populares de piso, vale a pena fazer laminado e linóleo. Vamos ver qual deles é mais ecológico.

Recursos laminados

Antes de comparar uma característica separada de revestimentos, ou seja, a compatibilidade ambiental, é necessário entender o que cada um desses materiais é. Você precisa saber em que consistem e por qual tecnologia eles são feitos. Vamos começar do fundo.

Laminado consiste em 4 camadas:

  • O primeiro é camada estabilizadora. Ele fornece proteção contra danos e deformação, tornando a placa mais forte. Consiste em plástico ou papelão impregnado de parafina.
  • Segundo - rolamento. Este é o principal componente da placa laminada, é também a camada mais grossa. Esta camada é uma placa de fibra de madeira densa. Suas principais funções são isolamento térmico e acústico, além de proteger as camadas restantes da umidade. É também chamado de portador porque contém um bloqueio, que é responsável por fixar as placas entre si.
  • O terceiro é decorativo. Consiste em papel que exibe o padrão desejado. Basicamente, ele repete uma árvore natural, no entanto, você pode ver muitas opções diferentes.
  • O quarto é protetor. Consiste em melamina, resina ou acrílico. Sua tarefa é proteger o revestimento contra arranhões e outros danos técnicos. Também dá ao laminado um brilho bonito.

Assim, vemos que o laminado não é uma placa de madeira maciça, mas uma densa base de fibra de madeira, cercada por várias camadas. Nós descobrimos o que constitui um laminado, agora sobre linóleo.

Características do linóleo

O linóleo é mais popular que o laminado. É usado não apenas em casas particulares e apartamentos, mas também na produção, em escritórios, shopping centers, clínicas, escolas. Dependendo do escopo, existem diferentes classes de linóleo. Vamos considerar eletrodomésticos, isto é, aquele que é usado para fins particulares.

O linóleo doméstico também consiste em várias camadas:

  • A base é a primeira camada. Consiste em policloreto de vinila em espuma.
  • O segundo é decorativo. Também composto de espuma de PVC.
  • O terceiro é protetor. Este é um filme transparente que protege a superfície da abrasão.

Juntas, essas camadas não são mais que 4 mm. Nós descrevemos o linóleo heterogêneo quando há uma camada decorativa na qual o desenho é aplicado. Há também um linóleo homogêneo, onde o desenho é aplicado na base.

Preste atenção! Ao escolher, considere o tipo homogêneo ou heterogêneo que você compra, o número de camadas e todas as características dependem disso.

Então, o linóleo é um policloreto de vinila que contém uma camada decorativa e um filme protetor.

Quais indicadores afetam a compatibilidade ambiental das matérias-primas?

Os principais indicadores que afetam a compatibilidade ambiental das matérias-primas são o método de fabricação e composição. Nós desmontamos eles em detalhes. Mas ainda existem alguns indicadores que afetam essa característica. Estes incluem:

  • a capacidade de causar uma reação alérgica;
  • complexidade e tipo de disposição.

Na compreensão cotidiana, a amizade ambiental é determinada pelo efeito na saúde humana. Globalmente, a reciclagem é de grande importância, pois afeta o ambiente como um todo e, consequentemente, a saúde humana fora de casa.

O que é mais seguro, laminado ou linóleo

Agora, com base no exposto, vamos analisar e concluir o que é mais prejudicial e o que é mais seguro.

  • Composição Nenhum dos materiais apresentados é natural. Ambos são feitos usando compostos químicos. Mas o laminado contém aparas de madeira, o que afeta positivamente seu desempenho ambiental. Na composição do linóleo, a base é o PVC, que espumas devido a produtos químicos.
  • Alergenicidade Alergias podem causar cada um dos materiais. Existem resinas no laminado e outras substâncias químicas no linóleo. Tudo depende da intolerância pessoal dos componentes.
  • Eliminação Devido ao fato de que o laminado é um material de aparas de madeira, é mais fácil de descartar. O linóleo decompõe-se durante muito tempo, durante a combustão liberta muitas substâncias nocivas.

Em geral, o laminado pode ser chamado de materiais mais ecológicos, se vistos de uma perspectiva global. Mas para um usuário que está em uma sala com um revestimento, nenhum dos materiais causará danos, mantendo o equilíbrio da atmosfera no apartamento e não emitindo uma grande quantidade de substâncias nocivas.

Deixe O Seu Comentário