Dano fone de ouvido

Estatísticas recentes mostram um aumento na demanda por vários tipos de fones de ouvido. As descobertas de especialistas baseadas em estudos no metrô de Moscou confirmam que 80% dos usuários de dispositivos móveis portáteis ouvem música constantemente durante o transporte. Em relação aos cálculos dos anos anteriores, o número de pessoas que usam tais aparelhos triplicou.

Tais cálculos confirmam-se à vista de jovens no ginásio, biblioteca e simplesmente - na rua. O número de acessórios fabricados para ouvir gravações de áudio está crescendo a cada ano. Anteriormente, além da música, os fones de ouvido possibilitavam ouvir alguns sons ambientais altos, mas os modelos modernos isolam o usuário de tudo que acontece ao redor.

Os fones de ouvido são prejudiciais à saúde?

Pesquisadores descobriram que, nos últimos 10 anos, houve um aumento no número de jovens com perda auditiva após 30 anos, como era típico dos aposentados após 60 anos. Os especialistas atribuem essa tendência ao uso de fones de ouvido, e os médicos provaram seu efeito prejudicial sobre os órgãos auditivos. Ao mesmo tempo, ninguém diz que os fones de ouvido podem ser surdos.

O uso de acessórios para conversas telefônicas periódicas ou aprendizado de idiomas não prejudica as aurículas. Os problemas surgem quando se ouve música, especialmente quando o volume é superior a 100 dB. E os adolescentes adoram ouvir suas músicas favoritas, aumentando o som, muitas vezes piorando a qualidade de reprodução da composição musical.

ATENÇÃO! Os usuários de fones de ouvido, pela natureza de sua atividade profissional, sofrem menos com deficiência auditiva. Despachantes, operadores de rádio usam este acessório periodicamente e não o usam na potência máxima.

Para o ouvido humano, a percepção sonora a 30 dB é considerada normal. O funcionamento de equipamentos tecnológicos, gritando, o ruído do veículo, que ultrapassa 80 dB, é considerado prejudicial aos órgãos auditivos. Este nível corresponde ao ruído no metrô. E os fones de ouvido saem diretamente para a aurícula de até 120 dB, o que corresponde ao volume do motor a jato, medido a uma distância de 50 metros.

AJUDA! De acordo com os requisitos de proteção trabalhista, os motoristas de transporte ferroviário terrestre e subterrâneo devem usar protetores auriculares, um dispositivo que isola a aurícula do ruído. Eles se parecem com fones de ouvido, mas são projetados para proteger apenas sua audição.

Além dos ouvidos, como os médicos demonstraram, todo o corpo humano sofre. Os principais sintomas deste efeito são:

  • Tontura
  • fadiga;
  • nervosismo
  • zumbido nos ouvidos;
  • dores de cabeça
  • surtos de pressão.

Os cientistas provaram que o uso de acessórios para ouvir música alta leva à perda auditiva completa. Adolescentes modernos usam gadgets para esse propósito, sem pensar nas conseqüências a que isso vai levar.

Os fones mais prejudiciais e mais inofensivos

Fabricantes de acessórios para dispositivos móveis oferecem aos usuários uma ampla seleção de dispositivos acústicos para ouvir gravações de áudio. Estes incluem:

  • folhas soltas ou vácuo;
  • pílulas
  • conhecimentos de transporte;
  • monitoramento.

Ao fixar os dispositivos de vácuo na aurícula com um selo de silicone ou borracha, o usuário se isola dos sons externos. Flutuações nas ondas que são transmitidas diretamente ao tímpano causam grandes danos ao órgão auditivo. Segundo especialistas de fonoaudiólogos, quando se utilizam esses fones há mais de 5 anos, os processos patológicos dolorosos tornam-se irreversíveis e levam à perda auditiva, portanto, esses acessórios são considerados os mais perigosos.

O proprietário médio de um dispositivo móvel usa tablets, que geralmente são incluídos no pacote de telefones. Um design especial direciona o som para o tímpano, refletido pelas paredes dos órgãos auditivos, reduzindo a carga na percepção. A insonorização fraca não permite obter gravações reproduzíveis de boa qualidade, embora tenha um efeito menos prejudicial ao usar.

Aparelhos aéreos são pressionados nos ouvidos graças ao arco, que é colocado no topo da cabeça ou na parte de trás da cabeça. Há menos danos a partir deles do que das folhas soltas, e a qualidade nem sempre se adequa aos usuários.

Fones de ouvido de monitoramento são completamente, e alguns modelos cobrem parcialmente os ouvidos do ambiente externo. Tais modelos são usados ​​para a necessidade profissional de trabalho ou amantes da música. É geralmente aceito que este tipo de acessório faz menos danos aos órgãos auditivos, como Passando pela superfície da aurícula, vibrações vibracionais são suavizadas e o tímpano percebe a música sem dor.

IMPORTANTE! Ao escolher qualquer um desses acessórios, você deve lembrar que cada um deles é capaz, em maior ou menor grau, de prejudicar a audição.

Alto volume prejudica seus ouvidos?

Pesquisas feitas por cientistas mostraram que os amantes da música rock ouvem gravações enquanto aumentam o som em seus fones de ouvido para 90-130 dB, enquanto recebem emoções positivas. É este uso de acessórios que leva os amantes da música a deficiências auditivas.

No início, as pausas entre ouvir música em tal volume permitem que as funções auditivas sejam restauradas durante o dia. Mas, ao longo do tempo, com o uso frequente de gadgets, a qualidade da percepção dos sons circundantes - se deteriora. Portanto, os audiologistas recomendam o uso de acessórios apenas em um nível médio ou baixo de vibrações sonoras.

A pequena distância da fonte sonora ao tímpano aumenta o risco de perda auditiva. Especialistas investigaram a influência de vários modelos de acessórios e argumentam que aparelhos a vácuo podem ser usados ​​no máximo 1 hora por dia. Sobrecarga e comprimidos - não mais de 3 horas.

Ao usar fones de monitoramento profissionalmente, você deve tentar removê-los com mais frequência. Ouvir música usando esse acessório não deve exceder 4 horas por dia.

Tendo estudado as características dos efeitos nocivos dos aparelhos modernos na saúde humana, adquirindo fones de ouvido, eles são usados ​​apenas quando necessário. Também é importante lembrar que o uso desse acessório na rua ou no transporte, a percepção do ambiente torna-se inferior e você pode facilmente se tornar uma vítima de circunstâncias que podem ser evitadas usando o gadget somente em um ambiente seguro.

Assista ao vídeo: Saiba como se prevenir dos danos causados por fones de ouvido (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário