Quem inventou e inventou o microondas

Hoje, muitas famílias usam um forno de microondas e é difícil surpreender alguém com esse eletrodoméstico no trabalho. É acessível e não um luxo, tem um tamanho pequeno, prático e fácil de usar. Mas isso nem sempre foi o caso. Oferecemos uma breve excursão histórica durante a criação do microondas. Afinal, é interessante o que o microondas estava em sua forma original.

Quem inventou o microondas

Não há acordo sobre este assunto até hoje. A Rússia e os Estados Unidos contestam a autoria do microondas, no entanto, a patente pertence a um inventor dos Estados Unidos.

Versões de historiadores sobre quem inventou o microondas

Uma das versões mais plausíveis é a seguinte: o engenheiro e inventor americano Percy Lebaron Spencer uma vez, no decorrer do trabalho experimental com um magnetron, ele descobriu que o chocolate em seu bolso derreteu durante o trabalho. Há também uma versão que ele colocou um sanduíche em um magnetron, e então ele detectou o aquecimento dos alimentos durante a operação do dispositivo. É provável que durante os experimentos ele tenha recebido uma queimadura, mas quando recebeu uma patente para a invenção do forno de microondas, ele decidiu permanecer em silêncio sobre isso para não estragar a imagem de sua criação.

Outra versão estabelecida no jornal Trud em 17 de maio de 2011, afirma que em 13 de junho de 1941, o mesmo jornal descreveu um dispositivo usando correntes de microondas para processar produtos de carne. O desenvolvimento foi supostamente realizado no laboratório de ondas magnéticas do Instituto de Pesquisa Científica da União da Indústria da Carne.

Há também versões dos desenvolvimentos alemães do Terceiro Reichcaindo nas mãos de cientistas da URSS e dos EUA. Mas eles nunca receberam confirmação.

Patente de microondas

A concessão de uma patente para um forno de microondas protótipo ocorreu em 1946. Foi chamado "Radarange", seu primeiro lançamento é datado de 1947, foi usado para descongelar comida rapidamente. Foi usado apenas por militares em salas de jantar e hospitais.

Interessante saber!

O primeiro microondas de altura tinha cerca de 180 cm, pesava cerca de 340 kg. O consumo de energia foi duas vezes maior do que os análogos modernos e consumiu 3 kW, seu custo foi bastante grande - 3 mil dólares.

Primeiros fornos microondas

A produção em série do modelo acima começou em 1949. O primeiro microondas doméstico para o público em geral foi criado pela empresa Tappan em 1955. Produção em série de fornos de microondas domésticos remonta a 1962, foi estabelecido pela empresa "Sharp", no Japão. A novidade foi recebida com desconfiança e não recebeu muita popularidade.

Na União Soviética, o início da produção em série de fornos de microondas remonta ao início dos anos 80. anos do século passado. Eles foram produzidos pela ZIL, YuzhMash, a fábrica Elektropribor (Tambov) e a fábrica de construção de máquinas Lenin Dneprov.

Quem inventou o microondas: URSS ou América?

Como já mencionado acima, não é possível estabelecer com precisão a autoria da invenção. O fato é que em 1941 a União Soviética estava envolvida em uma guerra difícil e sangrenta na história, e todos simplesmente não estavam à altura da invenção. De acordo com as regras internacionais existentes, a autoria é reconhecida por aqueles que receberam a patente. Consequentemente, o autor oficial do microondas é Percy Lebaron Spencer, dos EUA..

Microondas: desde a época da invenção até os dias atuais

Desde o momento em que os primeiros modelos foram criados até hoje, a aparência do forno de micro-ondas mudou muito - ele se tornou mais compacto, mais conveniente de usar e muitas funções úteis surgiram:

  • Um cartão de visita de qualquer forno de microonda - uma bandeja rotativa, apareceu em 1962 graças ao desenvolvimento da companhia japonesa Sharp.
  • O microprocessador que controla a operação do microondas começou a ser usado pela primeira vez desde 1979.
  • No final dos anos 90. Nos anos do século passado, apareceram modelos onde o dispositivo era controlado por um microcomputador integrado, enquanto as funções de grade e convecção apareciam.

Panasonic introduziu uma outra inovação - fornos de microondas inverter. Ao contrário dos modelos convencionais, onde o magnetron é alimentado por um transformador, em fornos inversores, a energia é fornecida através de um inversor que converte a corrente contínua em corrente alternada. Como resultado, o alimento que está sendo aquecido tem um efeito ajustável e mais suave, permitindo que seja aquecido uniformemente. Além disso, o inversor é menor que o transformador, o que também permite reduzir o peso e as dimensões do dispositivo, que já se tornou compacto comparado aos primeiros protótipos, pesando mais de trezentos quilos e em tamanho não inferior a um grande refrigerador.

Nota!Os primeiros fornos de microondas pesavam cerca de 300 kg.

Fornos modernos, ao contrário dos iniciais, estão equipados com um temporizador que permite desligar automaticamente o dispositivo no momento certo. Assim, o forno de microondas não precisa ser monitorado como antes, ele se desligará após um certo tempo e dará um sinal sonoro.

Em uma palavra, o progresso não fica parado, e muitas empresas competem entre si pelo mercado de vendas, oferecendo ao comprador mais e mais novos modelos com várias funções. Apesar do surgimento de muitas inovações diferentes, o princípio de funcionamento do microondas não mudou desde a sua invenção. Ele ainda usa correntes de microondas para aquecimento e cozimento.

Assista ao vídeo: COMO SURGIU O MICROONDAS (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário