O que é uma cortina térmica?

A fim de proteger contra a penetração de massas de ar frio nas instalações, sistemas foram desenvolvidos, chamados de cortinas térmicas. Instalados em aberturas de janelas e portas, os locais mais vulneráveis ​​dos cômodos de qualquer tipo de aparelho, criam um direcionado, uniformemente distribuído sobre a área das aberturas, fluxo de ar quente (aquecido). A barreira de ar criada evita a penetração de massas de ar frio e, ao mesmo tempo, evita a saída do ar quente do lado de fora.

O que é uma cortina térmica?

O design dos dispositivos pode variar, mas o princípio de operação para todos os modelos é o mesmo. O ar é bombeado pelo ventilador e, passando por um conjunto de elementos de aquecimento, é enviado para um sistema de distribuição feito sob a forma de um grande número de bicos ou na forma de persianas, que regula a direção e a intensidade do fluxo de ar. Ambos os bicos e obturadores são projetados para a direção do fluxo de ar em um ângulo ideal (até 40 graus).

Para criar um fluxo de ar uniforme, um tipo especial de ventilador radial (turbina) é usado. Está localizado dentro do corpo ao longo de todo o seu comprimento. O comprimento máximo é de 800 mm. Portanto, ao equipar aberturas largas, vários motores são usados, cada um dos quais corresponde a uma turbina separada, ou um motor de maior potência, fornecendo torque a duas turbinas localizadas em lados opostos. A velocidade de rotação, a regulação das secções transversais de fluxo dos orifícios de admissão e distribuição, a temperatura de aquecimento, o modo de operação podem ser definidos manualmente ou no modo automático. A maioria dos designs modernos possui sistemas de controle eletrônico.

Como elementos de aquecimento, os elementos de aquecimento elétricos padrão são usados ​​com mais frequência. Dependendo da potência, eles são capazes de aquecer intensamente o fluxo de ar que passa para criar uma cortina densa. A desvantagem de tais elementos de aquecimento é o alto consumo de energia. Os elementos de aquecimento por infravermelhos são utilizados principalmente em grandes centros comerciais, em instalações industriais. Eles também ganham distribuição durante a instalação de equipamentos em edifícios individuais. O alto custo de tais elementos é um item bastante dispendioso para uso em pequenos objetos (oficinas, lojas).

Outro tipo de elemento de aquecimento, um trocador de calor com água quente circulante, tem menor eficiência de aquecimento e, consequentemente, o desempenho de tais equipamentos é menor quando comparado com elementos elétricos e infravermelhos. Mas, com acesso constante ao sistema central de abastecimento de água ou a caldeiras individuais, os custos da utilização de cortinas térmicas com um trocador de calor de água serão significativamente menores.

AJUDA! Todos os modernos sistemas de cortinas térmicas são capazes de funcionar no modo de ventilação e ar condicionado, sendo uma das variantes de equipamentos climáticos para fins industriais e domésticos.

Tipos de cortinas térmicas

Existem três variedades principais de cortinas térmicas:

  • horizontal
  • vertical
  • recesso.

Horizontal

Este projeto é instalado acima da janela e das portas. O fluxo de ar quente é direcionado de cima para baixo. Diferencie em confiabilidade e praticidade. As qualidades positivas incluem alto desempenho e distribuição uniforme do fluxo de ar quente.

Vertical

Tal projeto envolve a instalação do sistema de distribuição do duto em posição vertical, do lado de uma janela ou porta. Tal sistema é ideal na presença de janelas e portas estreitas e altas. Neste caso, as massas de ar quente não se desviam na área de abertura e fornecem um corte confiável de ar frio do lado de fora.

Recesso

Esse sistema é mais frequentemente usado em salas onde a instalação ou suspensão de tetos suspensos ou esticados está inicialmente disponível. Em princípio, essa cortina térmica não exerce tanto o papel de um obstáculo à penetração do ar frio, mas atua como um equipamento climático. O fornecimento contínuo de fluxo de ar quente proporciona condições climáticas confortáveis ​​dentro da sala e elimina de forma confiável possíveis correntes de ar.

Âmbito das cortinas térmicas

Cortinas térmicas modernas são usadas em lugares onde o ar quente é consumido de forma bastante intensa, por exemplo, portas frequentemente abrem e fecham, ou há necessidade de mantê-las constantemente abertas.

AJUDA! Em muitos pontos de venda, pode-se observar constantemente portas abertas. Segundo os comerciantes, nas lojas onde a entrada está aberta, as vendas estão aumentando. A afirmação é controversa, mas o uso de cortinas térmicas nessa situação é praticamente a única maneira de manter um regime de temperatura aceitável dentro de casa.

Oficinas industriais, armazéns, edifícios públicos, metro. Em qualquer um desses objetos, o uso de sistemas de cortina térmica só aumenta o nível geral de conforto de estar dentro. Pequenos pavilhões comerciais e até barracas comerciais separadas estão equipados com cortinas térmicas.

Ganhou a distribuição desses sistemas na vida cotidiana. Equipada com um sistema de proteção contra a penetração de ar frio, a garagem permite que você fique dentro dela por um longo tempo mesmo com as portas abertas. Cottages, onde há um tipo similar de equipamento, tem a possibilidade adicional de uma estadia confortável e passatempo.

Corretamente selecionado de acordo com as características técnicas e montado de acordo com os requisitos e recomendações necessários, o sistema de cortina térmica será uma proteção adicional confiável contra o frio.

Deixe O Seu Comentário