A caldeira a gás sai, o que devo fazer?

As caldeiras a gás são as mais populares e são amplamente utilizadas em sistemas de aquecimento autônomos. Apesar de sua eficiência e facilidade de operação, não é incomum que equipamentos de aquecimento saiam durante a estação fria, o que acarreta uma rápida diminuição da temperatura ambiente. Será natural chamar um especialista para resolver o problema, mas e se a caldeira a gás sair e o mestre não tiver a oportunidade de chegar rapidamente? Nesse caso, vale a pena tentar descobrir o que aconteceu para entender por que o pavio sai e elimina o defeito.

Por que razão o dispositivo pode de repente sair?

Uma caldeira a gás sai em sua casa, o que você não sabe? Cortes de combustível de automação são possíveis por muitas razões. O mais comum deles é um vento forte, no entanto, esse problema é familiar apenas para os proprietários de casas particulares. Neste caso, a válvula de retenção sob a influência da pressão do ar torna-se na posição fechada, que é a razão para a parada imediata do fornecimento de gás.

PRESTE ATENÇÃO. Em caso de sopro frequente da caldeira, a chaminé deve ser reconstruída. Talvez sua instalação seja feita com um desvio das regras e regulamentos ou o projeto de ventilação não corresponda aos parâmetros tecnológicos.

As principais razões para o desligamento de caldeiras modernas:

  • disparo do sensor de fluxo devido ao desligamento do refrigerante;
  • redução ou cessação completa do fornecimento de ar;
  • um surto de tensão ou sua ausência;
  • mau funcionamento do sensor de tiragem ou falha do termopar;
  • calado fraco na chaminé;
  • interrupções no fornecimento de gás.

Se a caldeira morre repentinamente, é necessário verificar todas as causas que levam a um problema, começando pela presença de correntes de ar na chaminé.

Causas de atenuação do equipamento de aquecimento e sua eliminação

As caldeiras a gás são um sistema complexo com muitos dispositivos e sensores diferentes, enquanto a falha de um elemento leva a uma parada completa do dispositivo como um todo. Por exemplo, uma configuração incorreta do dispositivo de ignição requer ajuste de pressão (uma chama “quebra” indica um problema), falha da bomba de circulação - reparo ou substituição de uma peça.

IMPORTANTE. Muitas caldeiras são equipadas com automação desatualizada que não funciona no caso de tração reversa, o que é extremamente perigoso porque coleta produtos de combustão em ambientes fechados, envenenando os moradores.

É possível notar a atenuação da caldeira longe de imediatamente, porque na maioria das vezes ela está localizada em uma sala separada. Isso é preocupante com o fato de que o problema é detectado pelas baterias resfriadas e diminuindo a temperatura em casa.

Pressão de gás insuficiente

Uma situação comum em que a atenuação da caldeira é causada por falta de gás. O motivo pode ser devido à pressão fraca dentro da rede ou à quebra do equipamento. O último inclui a despressurização dos fixadores, o que acarreta um vazamento de gás e uma diminuição na sua pressão, o que faz com que o sistema desligue e desligue. Além disso, é possível quebrar o medidor de gás, apreendendo o mecanismo da caldeira e interrompendo ainda mais o fornecimento de gás.

DICA. Para detectar um vazamento, use uma esponja ensaboada comum - bolhas aparecerão nos locais de despressurização.

Perturbações da chaminé

Uma causa igualmente comum, que é formada como resultado da formação de gelo no tubo como resultado do resfriamento e sedimentação do condensado. Gradualmente, sua camada se torna mais espessa, a tração diminui e a automação interrompe o fluxo de combustível. Não é difícil resolver o problema - basta limpar completamente a chaminé e isolá-la com eficácia.

Outra consequência do problema pode ser o empuxo reverso - um vento intensificado ou variável entra no tubo, soprando a caldeira. Para evitar isso, o tubo deve ser substituído levando em conta sua altura, que deve estar pelo menos 50 cm acima da crista.

Operação incorreta do ventilador

O ventilador é instalado com a finalidade de remoção forçada de fumaça da câmara de combustão e é controlado por um sensor de pressão que, em caso de mau funcionamento, impossibilita a operação do equipamento de aquecimento. É fácil detectar uma falha:

  • a turbina de descarga gira lentamente ou para, enquanto o motor é barulhento;
  • o aparecimento no indicador de uma avaria na forma de "Atraso na resposta do reostato".

As causas da falha incluem mau funcionamento do indutor, desgaste do rolamento, desequilíbrio da turbina, baixa potência ou sua completa ausência, etc. Nesse caso, a melhor solução seria entrar em contato com um especialista que reparará ou substituirá componentes com falha.

Fonte de alimentação instável

É impossível prever oscilações na rede, enquanto um nível de baixa voltagem leva à atenuação da caldeira a gás, e a restauração do nível normal leva à sua ativação repetida. Na maioria dos casos, os proprietários não notarão nada, entretanto, tais diferenças afetam negativamente a condição do equipamento e reduzem sua vida útil.

DICA Para evitar o desligamento da caldeira devido a picos de energia, recomenda-se a instalação de um estabilizador de voltagem ou fonte de alimentação ininterrupta.

Falhas devido a geadas severas

Geadas severas levam ao aparecimento precoce de crescimentos de gelo na cabeça, o que acarreta a cessação do acesso ao oxigênio e a atenuação adicional da caldeira a gás. É simplesmente impossível derrubá-los, porque o gelo não é apenas externo, mas também interno. A saída será o desmantelamento da cabeça e o descongelamento no banheiro ou outro recipiente. Neste momento, a caldeira pode ser iniciada, mas somente sob monitoramento constante e com fechamento de gás no queimador principal.

Auto-reparo de uma caldeira a gás quando esta se extingue

Caldeiras de parede equipadas com uma câmara de combustão aberta ou fechada são dispositivos complexos, mas ainda é possível reparar os danos com as próprias mãos, como acontece com outras variedades deles. A caldeira pode não funcionar por 3 motivos:

  • desligamento completo do dispositivo;
  • falta de ignição quando o indicador e o visor acendem e acendem;
  • ignição e subsequente atenuação do queimador.

Manipulações devem ser realizadas de acordo com as instruções do dispositivo, que geralmente indicam os principais defeitos e como lidar com eles.

DICA Em primeiro lugar, recomenda-se verificar a tensão, porque, por exemplo, a operação banal da máquina pode causar sua ausência.

Se a tensão estiver normal, é necessário desmontar o painel frontal com uma chave de fenda e, em seguida, verificar todos os fusíveis na unidade. Se você encontrar um defeituoso, você deve substituí-lo, o que pode ajudar e a caldeira funcionará, caso contrário, entre em contato com o mestre. Também precisa ser chamado se, após uma inspeção minuciosa, elementos queimados na placa, fios quebrados e manchas forem detectados. Alguns problemas podem ser corrigidos mesmo na ausência de experiência e habilidades:

  • limpe o depósito entupido;
  • bombeie ar em caso de baixa pressão no tanque;
  • eliminar vazamentos e adicionar água a um nível normal;
  • Ajuste a bomba de circulação, soltando o parafuso no centro e sangrando o ar.

Naturalmente, um usuário comum não será capaz de eliminar um mau funcionamento complexo, no entanto, um simples mau funcionamento é bastante adequado para evitar perda de calor significativa, economizando dinheiro e nervos. Os componentes do sucesso são a adesão estrita às recomendações e instruções, bem como a confiança em suas ações.

Deixe O Seu Comentário