Como atualizar um sofá em casa

O sofá é um dos principais elementos de um interior moderno. Sob a influência de vários fatores, a mobília pode perder sua aparência atraente. Muitas vezes, trocar de sofás é impraticável e não rentável por causa de seu custo. Há muitas oportunidades para atualizar sua coisa favorita com esforços independentes.

Como atualizar o sofá com as próprias mãos

Existem várias maneiras de dar um novo visual ao sofá. Você pode usar novos elementos decorativos, como colchas, travesseiros, capas ou capas. Essas coisas podem ser compradas em muitas lojas ou feitas sob encomenda. Mais maneiras cardeais são transportar e mudar o enchimento de móveis estofados.

Nova capa em um sofá velho

A compra de uma nova capa é uma das maneiras rápidas e fáceis de atualizar seu sofá. Isso ajudará a esconder todas as falhas e defeitos. Os produtos acabados são vendidos em móveis de tamanhos padrão. Se o sofá não se encaixa nesta categoria, então você pode encomendar alfaiataria individual em uma oficina de costura especializada para dimensões específicas. Uma das vantagens indiscutíveis destes produtos é a capacidade de lavá-los em caso de contaminação.

Medições

Antes de comprar uma capa ou encomendá-la, você deve fazer algumas medições de móveis usando uma fita centimétrica. Os seguintes dados são necessários:

  • o comprimento da parte mais larga do sofá: encosto ou assento;
  • comprimento do braço;
  • profundidade do assento;
  • altura do assento do chão;
  • o comprimento dos setores salientes nos sofás de canto.

Além disso, de acordo com os dados disponíveis, um padrão deve ser feito. É melhor desenhá-lo em tamanho reduzido em papel gráfico especial, porque é necessária uma grande quantidade de papel ou filme para cortar os tamanhos originais. É melhor pensar sobre o consumo de tecido e a disposição dos padrões com antecedência, isso permitirá que você descarte corretamente o material.

Escolha de tecido por tipo e cor

O tecido para uma cobertura é melhor selecionado levando em consideração suas características operacionais. Deve ser bem entendido para que finalidade o mobiliário é usado e onde ele ficará. A cor do tecido é escolhida pelo proprietário do sofá, tendo em conta as preferências pessoais de gosto. O tecido adequadamente selecionado e a capa costurada de alta qualidade podem tornar o sofá um verdadeiro destaque da sala. Ou, inversamente, você pode torná-lo invisível, permitindo aumentar a ênfase em outros itens internos. Artesãs especializadas podem tricotar uma cobertura.

Costura

Não há truques especiais para costurar este produto. Durante o corte de peças, especialmente se houver muitas delas, é melhor fazer convenções para observar melhor a ordem de sua moagem. Costure as peças umas com as outras na máquina com linhas grossas e uma agulha grossa. Em seguida, o produto é virado para a frente e colocado no sofá. Você pode chegar a uma variedade de elementos decorativos e decorações. Muitas artesãs podem tricotar uma capa de fios lindos e espetaculares.

Atualizar estofos

Esse método de atualização de cobertura é mais complexo e demorado. No decorrer do trabalho, os iniciantes podem ter algumas dificuldades com o desenvolvimento do padrão, bem como o desmantelamento da estrutura.

Seleção de tecidos para estofos

Com muito cuidado, você precisa abordar a questão da escolha de um material para estofamento. Vale a pena considerar os indicadores de resistência ao desgaste da resistência do material, bem como suas características de cor e textura. O sofá deve se encaixar harmoniosamente no interior geral do apartamento. O material deve ser agradável ao toque, hipoalergênico e não emitir odores desagradáveis. Você pode escolher tipos de superfícies laváveis, lisas, de pilha e outros. Os amantes de animais de estimação pegam tecidos duráveis ​​que são mais resistentes a possíveis arranhões. Os seguintes tipos de tecidos são os mais recomendados para estofos:

  • tapeçaria de algodão;
  • jacquard;
  • veludo
  • bando;
  • microfibra.

Medições

Um dos principais estágios preparatórios é fazer medições e construir um padrão. Para esses propósitos, você pode usar as partes antigas do revestimento, se elas foram removidas com bastante precisão. O padrão é geralmente desenhado em uma superfície plana e limpa. Para estes fins, o chão é perfeito. O tecido é esticado no chão e delineado previamente em padrões preparados. Ao aplicar, a direção dos fios compartilhados da teia, a direção da pilha e também o padrão devem ser levados em conta. Dispor as partes de acordo com o material deve ser compacto, de modo que há menos peças desnecessárias. Certifique-se de deixar abatimentos de cerca de 5 cm para processamento adicional e junção de peças. Em seguida, os detalhes são cortados e costurados juntos.

IMPORTANTE! Para calcular a quantidade de material, você precisa adicionar o comprimento e a largura do tecido e, em seguida, multiplicar o número resultante por dois. Mais cuidadosamente, faça o cálculo para sofás de canto. Especialistas recomendam comprar tecido com uma margem de até um metro de comprimento.

Ferramentas necessárias

Para a constrição do sofá, são necessários materiais e dispositivos especiais:

  • um pedaço de tecido ou uma capa costurada;
  • chaves hexadecimais;
  • chave de fenda plana e Phillips;
  • tesoura;
  • tópicos
  • máquina de costura;
  • pregos para móveis;
  • marcador, giz de cera ou barra de sabão;
  • grampeador de construção;
  • cortadores laterais e alicates e outros.

Progresso do trabalho

As peças obtidas são retificadas em uma máquina de costura com roscas duráveis. Primeiro, coloque todas as partes em seus respectivos lugares. O tecido é conectado ao quadro usando um martelo, pregos de construção ou um grampeador de montagem. As bordas devem ser dobradas para dentro. O intervalo entre as unhas deve ser pequeno e de aproximadamente 4 cm. Durante o estofamento, o tecido deve ser puxado de modo que fique de maneira uniforme e dobre ao redor da superfície. O enchimento é colocado ao fixar o tecido na peça ou quando a teia está quase fixa. Em seguida, as partes restantes do sofá e outras partes, como rolos, pernas, almofadas removíveis, são coletadas.

AJUDA! Não tenha medo de cometer um erro, porque você sempre pode obter um clipe de papel ou cravos e começar a estofar novamente.

Atualização de conteúdo

O enchimento requer substituição mais frequente, ao contrário de outras partes do sofá. Isto é especialmente verdadeiro para materiais obsoletos.

O que você pode fazer sozinho?

Primeiro você precisa desmontar o sofá e verificar as molas. A desmontagem é feita na seguinte sequência:

  1. Partes aéreas e elementos decorativos são removidos do sofá.
  2. Em seguida, desapertar as paredes laterais, costas, assento e pernas, e também remover os elementos deslizantes e mecanismos de montagem. Se as peças estiverem danificadas, elas devem ser reparadas ou substituídas. Os elementos de travamento devem ser removidos em um local separado para que não sejam perdidos.
  3. O estofo é removido usando um anti-grampeador ou uma chave de fenda plana. É melhor mantê-lo, para usar como padrões no futuro.
  4. Inspeção das molas. Durante o uso, eles enfraquecem e se desgastam. Esses mecanismos não estão sujeitos a reparo, portanto, na maioria das vezes, instalam novas peças.
  5. Limpeza de superfície de contaminação.
  6. Verificar o estado do enchimento, como a borracha de espuma mais utilizada.

Materiais

Uma variedade de materiais é usada como material de enchimento, como espuma de borracha, algodão, syntepuh, PPA e outros. Eles são usados ​​separadamente e em combinação uns com os outros. Por exemplo, espuma de poliuretano é mais adequado para um assento e syntepuh para travesseiros. Uma camada de rebatimento e coco é frequentemente colocada na parte da mola, e já coberta com uma camada de winterizer sintético. Ao escolher um enchimento, deve ser dada especial atenção à sua marca. Normalmente, o fabricante indica um indicador de densidade e um índice de rigidez. Eles determinam o custo final do material e suas características.

Manual de instruções

O enchimento também precisa ser cortado no tamanho. Em seguida, é colocado na base de cada parte e fixado usando um grampeador de construção. Devido à camada adicional, você pode adicionar volume ao encosto e apoio de braços. Mas este momento precisa ser pensado mesmo no estágio de fabricação do padrão. Se você colocar o preenchimento em várias camadas, o material para estofamento exigirá muito mais. No caso em que o assento é feito com base em uma mola, um tecido denso e é colocado sobre ele e fixá-lo. Além disso, todas as partes do material de enchimento são cobertas com lona ou outro pano para protegê-lo da contaminação e mais para obter uma superfície mais uniforme.

Dicas e Truques

Pela primeira vez, atualizar o sofá é bem difícil. Portanto, recomenda-se examinar várias classes principais e materiais de treinamento. Em cada etapa da análise de móveis, você pode tirar fotos. Isso ajudará no futuro a repetir o arranjo de peças e mecanismos durante a montagem. Também é melhor fazer marcas especiais nos detalhes para saber de que lado eles foram tirados.

ATENÇÃO! Antes de iniciar o reparo de móveis estofados, é necessário determinar, se possível, que tipo de trabalho precisa ser feito e pesar sua força nesse assunto. Além disso, para não perder o sofá por vários dias, vale a pena preparar as ferramentas e materiais necessários com antecedência.

Assim, você pode atualizar seu sofá com suas próprias mãos de várias maneiras disponíveis. Nas lojas você pode encontrar todos os dispositivos especiais e não recorrer aos serviços de empresas especializadas. Esperamos que este artigo seja útil e ajude a dar uma segunda vida ao seu amado mobiliário estofado.

Deixe O Seu Comentário