Como colocar linóleo em um piso de madeira

Linoleum é um revestimento de piso multifuncional, cujo padrão pode ser estilizado para qualquer material, desde o parquet até o azulejo. Suas principais vantagens são um preço acessível, uma ampla gama de modelos e versatilidade de uso.

Revestimento de linóleo pode ser colocado em qualquer fundação, seja concreto ou madeira. Mas em cada caso, o procedimento de instalação tem suas próprias características e nuances, que devem ser rigorosamente observados durante o trabalho.

Para que você não duvide se está fazendo o trabalho corretamente, nós lhe diremos em detalhes como colocar o linóleo em um piso de madeira.

Materiais e ferramentas para pisos independentes

Antes de começar a trabalhar diretamente, você deve estocar todas as ferramentas e materiais que possam ser necessários.

Opções de Seleção de Ferramentas

Eles dependem da tecnologia de fixação de pinturas de linóleo à base dos pisos. Hoje, os seguintes métodos de fixação são usados:

  • usando compostos adesivos;
  • na construção de fita dupla face;
  • Opção "flutuante" - sem acoplamento rígido com o piso.

Dependendo da tecnologia de colocação, você precisará comprar uma cola especial adequada para colagem de polímeros e madeira, ou uma fita adesiva dupla face.

Para aumentar as propriedades adesivas da madeira você precisa tratar a base dos pisos com um primer. Ao comprar um primer, você deve escolher uma composição projetada para impregnação de superfícies de madeira.

Atenção! Ao calcular a quantidade de composição do solo, você precisa se lembrar que a base deve ser pintada em 2-3 camadas. Normalmente, a capacidade indica o consumo médio do primer ao processar a superfície em uma camada.

Materiais e ferramentas necessários

Os seguintes materiais serão necessários para o trabalho.

  • Uma longa linha, de preferência não inferior a dois metros.
  • Rolo
  • Faca afiada.
  • Espátula
  • Ferro de solda para soldar juntas.

Preparação de pavimentos

Se você vai colocar linóleo com suas próprias mãos, não esqueça que o piso do material requer preparação preliminar.

Requisitos de superfície do piso

Pisos de madeira são caracterizados por um conjunto de vários defeitos que surgem como resultado da instalação inadequada de tábuas de chão ou que surgem durante a operação.

O mais desagradável deles é o seguinte.

  • Curvatura de pisoComo resultado, começam a se projetar nas articulações entre si.
  • O aparecimento de lacunas devido à secagem da madeira.
  • Rangido de tábuas de chão quando andando sobre eles.

O linóleo, diferentemente de outros tipos de pisos, não possui a rigidez necessária para ocultar pisos irregulares. Portanto após a colocação, todos os defeitos da base serão imediatamente exibidos na superfície do linóleo. A situação será ainda pior se for colocado linóleo, que tem um certo padrão geométrico. Por exemplo, sob a forma de parquet, tábuas de chão ou azulejos. Portanto Antes de começar o trabalho, prepare a superfície.

Como preparar um piso irregular para piso de linóleo

Quanto mais lisa for a base do piso, mais estética ficará após a colocação do piso.

Alinhamento

  • Pequenas rachaduras nas placas ou rachaduras nos locais de suas juntas podem ser reparadas com massa em madeira.
  • Maiores costuras articuladas com uma largura de mais de 0,5 cm podem ser preenchidas com selante ou espuma de construção de uma lata de spray. Depois que secar, as partes salientes devem ser cortadas com uma faca afiada.
  • Pequenas irregularidades nas tábuas do assoalho, por exemplo, nas suas juntas entre si, podem ser eliminadas com um triturador ou uma plaina elétrica.
  • Se os defeitos da base são mais significativos, então a única saída é uma cobertura contínua com uma camada de nivelamento. Pode ser folhas de madeira compensada, aglomerado laminado, placa OSB. Folhas de nivelamento devem ser colocadas de modo que não haja saliências nas juntas. Caso contrário, as diferenças são alinhadas com um moedor com um círculo grosseiro ou um plano.

Ao mesmo tempo, as folhas não devem ficar muito apertadas. Entre eles, é necessário deixar uma folga de 2-3 mm para compensar a expansão térmica. Eles estão ligados ao chão com parafusos auto-roscantes. A distância entre os parafusos auto-roscantes adjacentes não deve exceder os 20 cm, sendo que as próprias placas precisam ser colocadas umas em relação às outras na execução, como tijolos de uma alvenaria. Assim, a probabilidade de irregularidades nas articulações de quatro placas adjacentes é reduzida.

Tratamento Anti-séptico

Depois que os pisos de madeira estiverem completamente nivelados, é necessário tratá-los com impregnações anti-sépticas e repelentes de água.

Atenção! O linóleo não é um material à prova de umidade, portanto, sob ele, a umidade pode se acumular, evaporar da madeira ou da cola.

Isso, por sua vez, leva a danos na madeira por fungos putrefactivos e mofo. Impregnações especiais podem aumentar a resistência do compensado e do aglomerado à umidade.

Primer

O próximo passo é aplicar um primer que melhore a adesão de adesivos à madeira. Para isso, são utilizadas misturas especialmente criadas para processamento de madeira, e os solos "concretos" ou "metálicos" não são adequados para esses fins. O primer deve ser aplicado em várias camadas, geralmente pelo menos 2. Cada camada subseqüente é aplicada somente após a anterior ter secado completamente.. Isso permite aumentar a aderência da composição adesiva com a base várias vezes.

Preparando o linóleo para pavimentos

Como o chão, o linóleo na frente da capa também requer preparação prévia.

Antes do trabalho, os rolos devem ser levados para a sala onde serão colocados e deixados pelo menos durante a noite. Isso é necessário para que o material do piso seja "usado" para a temperatura da sala. Isto é especialmente verdade para a temporada de inverno. Folhas frias de linóleo, colocadas sem aquecimento preliminar, se expandirão subseqüentemente, o que levará a suas deformações nas juntas.

Variedades comerciais e semi-comerciais diferem das domésticas em maior rigidez. A expansão forçada, especialmente quando está frio, pode causar rachaduras. Antes de colocar, esses rolos devem ser desenrolados antecipadamente, de modo que o linóleo possa endireitar-se e, durante a operação, suas folhas se ajustem perfeitamente ao piso.

Em seguida, corte o linóleo ao longo do comprimento da sala. Durante a instalação da junta de ponta a ponta com as paredes, deve ser deixado um pequeno intervalo de temperatura de 3 a 5 mm da extremidade. Esta costura, subsequentemente coberta com rodapés, compensará a expansão do material quando é aquecido, por exemplo, no calor do verão.

Métodos para linóleo de pavimentação

Caminho seco

A opção mais fácil de colocar um pano de linóleo sobre uma base de madeira é o chamado método flutuante ou seco.

Neste caso não são utilizados dispositivos de fixação sob a forma de cola, fita adesiva, parafusos auto-roscantes, etc. para fixar o revestimento. Todo o processo, neste caso, é assim.

  • Uma folha correspondente ao tamanho da sala é cortada do rolo.
  • Todos os elementos protuberantes na forma de tubos de aquecimento ou de água são marcados na peça de trabalho e cortados com uma tesoura.
  • A peça de trabalho é espalhada no chão durante vários dias e só depois disso, é fixada ao longo das paredes com a ajuda de rodapés.

Apesar da facilidade de instalação, esta tecnologia tem suas limitações.

Importante! A opção flutuante é recomendada para ser usada exclusivamente para pequenas salas onde você pode obter uma folha de linóleo.

Na fita adesiva

Portanto se a largura da sala for maior do que quatro metros (a largura máxima dos rolos padrão), então é melhor usar cola ou fita adesiva para fixar o revestimento. O fato é que sem a fixação na base, as lonas individuais, ao andar, serão deslocadas em relação umas às outras, intimidando as articulações.

Uma opção popular para fixação de folhas de linóleo - para fita. Para isso Você precisará comprar uma fita dupla face de montagem especial.

Como no primeiro caso, primeiro produzimos as peças necessárias do rolo. Então, arrancamos a camada protetora de um lado da fita adesiva e a colocamos no chão ao longo da direção do rolo. A distância entre as faixas paralelas deve ser de aproximadamente 0,5-0,7 m. Assim, para um rolo de 2 m de largura, três a quatro tiras de fita adesiva serão suficientes.

Em seguida, espalhamos o padrão ao longo das listras coladas no local de sua futura localização. Nós rolamos uma seção de linóleo de uma borda em um rolo para metade do seu comprimento. Retiramos a camada protetora superior da fita adesiva e cuidadosamente retiramos a folha do revestimento do piso, pressionando-a cuidadosamente em locais de contato com a fita. Então, torcemos o linóleo, por outro lado, e repetimos todo o procedimento novamente.

Na cola

Se for necessário cobrir o linóleo com grandes áreas, é usada a fixação da lona para colar. Para isso, use adesivos universais adequados para colar madeira, PVC ou poliuretano.

Antes de iniciar o trabalho, o padrão também é espalhado no lugar, verificando a precisão da convergência dos contornos. Em seguida, ele é torcido em um rolo para o meio ou para o final. O adesivo acabado é derramado em um banho de rolamento ou em outro recipiente adequado. Usando um rolo ou uma espátula dentada, cobrimos o espaço à frente do rolo 1-2 m para a frente.

Depois disso, rolamos o rolo colando linóleo em uma base de madeira. Neste caso, deve-se assegurar especialmente que a tela sobre toda a sua área se encaixe perfeitamente na superfície dos pisos. Para fazer isso, sua superfície é suavemente suavizada com uma espátula larga, bolhas de ar e excesso de cola são expelidas por baixo dela. O linóleo é deixado por 20-30 minutos, após o qual todo o procedimento continua na mesma ordem.

Atenção! As folhas adjacentes são colocadas com uma ligeira sobreposição umas sobre as outras. Isso é necessário para obter uma junção mais uniforme.

Depois que todo o linóleo é coberto, a cola pode ser ajustada por um tempo. 3Em seguida, as bordas dos panos, sobrepostas por 2-3 cm, são cortadas através de uma longa régua de metal e uma faca afiada. O resultado é uma junta mais fina e justa.

O próximo passo é selar essa articulação. Isso pode ser feito com cola, por exemplo, "soldagem a frio", esfregando-a suavemente com uma costura. Outra opção é usar um ferro de solda especial com um cordão fusível. Derretendo, este cabo veda firmemente as juntas, formando uma superfície plana.

Dicas Úteis

  • Antes de começar o trabalho, você deve verificar o linóleo inteiro para a ausência de "bolhas", inchaço e outros defeitos.
  • Se tais desvios forem detectados, a melhor saída é trocar um rolo de qualidade por um melhor. Porque para obter uma superfície plana, neste caso, ainda não funciona.
  • Comece a trabalhar a partir do canto mais distante da porta. Será mais conveniente colocar as telas em que você sempre terá acesso à porta da frente em qualquer estágio de colocação do material.
  • Se você quiser alcançar não apenas um efeito estético com piso de linóleo, mas também melhorar a absorção sonora ou isolar pisos, você deve usar um substrato especial. Pode ser feito de juta, cortiça ou polímero.

Deixe O Seu Comentário