É wi-fi prejudicial para os seres humanos

A vida de uma pessoa moderna é impensável sem a tecnologia da informação. O desejo de sempre e em todo lugar manter-se atualizado com o acesso ilimitado à informação explica a popularidade frenética da rede Wi-Fi. Quase todas as famílias do planeta usam esse milagre da tecnologia. Mas surge uma pergunta razoável: quão segura é essa invenção para os usuários? A resposta ajudará a encontrar este artigo.

O que é o Wi-Fi?

Traduzida do inglês, esta abreviação se refere à transmissão de dados sem fio de alta precisão (Wireless Fidelity). O princípio de funcionamento deste fenômeno baseia-se na capacidade de certas ondas de rádio para transmitir informações de um dispositivo para outro. Para fazer isso, você só precisa adquirir um dispositivo de transmissão - um roteador e um receptor - um smartphone, tablet ou computador.

Por que o sinal wifi é prejudicial?

Numerosos estudos provaram que as ondas de rádio às quais o fenômeno descrito pertence podem afetar adversamente o estado dos seres vivos. Em geral, duas principais opções de exposição podem ser distinguidas:

  • alterações na temperatura corporal e órgãos internos. A radiação das ondas penetra no planeta e atravessa facilmente os organismos vivos, causando aquecimento involuntário dos tecidos;
  • influência no curso dos processos no corpo. Aceleração ou desaceleração do metabolismo, falha na manifestação de reflexos afeta negativamente o funcionamento dos sistemas vitais.

Mas, além da pesquisa científica, o fenômeno do WiFi, que ainda não foi totalmente estudado, está repleto de todos os tipos de suposições.

Os mitos de Wi-Fi mais populares

Vírus infectam dispositivos via WiFi

Wi-Fi é apenas uma maneira de transmitir informações. Juntamente com a conexão usual através de um cabo de rede, ele apenas fornece acesso à Internet. E a aparência de malware surge ao visualizar conteúdo questionável ou ao baixar um software não confiável.

A radiação do roteador tem um alto poder

Residentes tendem a comparar o grau de dano Wi-Fi com eletrodomésticos e smartphones. Os telefones celulares operam com uma potência de 1 W, enquanto a potência de um dispositivo Wi-Fi, mesmo na frequência máxima, não excede 100 mW. Portanto, podemos falar com segurança sobre o menor impacto do WiFi em comparação com smartphones e outros gadgets.

Ajuda! O roteador Wi-Fi e o micro-ondas funcionam na mesma frequência. Mas a radiação de um eletrodoméstico é 100 vezes maior que a de um dispositivo de rede.

A especulação é especulação, mas as preocupações dos habitantes da cidade têm uma base.

As conseqüências do uso de WiFi

Muitos usuários ativos da rede notam uma deterioração na saúde no final do dia. Aparece uma dor de cabeça, ocorrem pequenas alterações na pressão arterial e intracraniana. Alguns cientistas traçam a conexão entre o aumento da incidência de Alzheimer, Parkinson e câncer no cérebro e o amplo uso de ondas eletromagnéticas. Esta hipótese ainda não foi comprovada. Mas já existem algumas conclusões sobre o efeito da radiação na saúde humana.

É importante! Wi-fi em si não é tão prejudicial quanto o uso a longo prazo de dispositivos móveis que operam em uma rede sem fio.

Opiniões oficiais de médicos e cientistas

No momento, os cientistas não podem responder inequivocamente se o Wi-Fi é seguro para os seres humanos.

EntãoChefe do Ministério da Saúde da Inglaterra William Stewart diz que ondas de rádio menores afetam o corpo humano. Mas essa radiação é 600 vezes menor do que a norma permitida.

Alguns cientistas não se comprometem a fornecer estimativas categóricas, porque a tecnologia em si entrou em uso recentemente.

Doutor em Ciências Médicas David Backsteinnão liga formação de câncer usando dispositivos modernos. Mas ele observa que "muito mais tempo é necessário para estudar seu efeito no corpo«.

Outros representantes da medicina, entre os quaisradiação higiene médico Tatyana Vasilieva e terapeuta da mais alta categoria Nadezhda Koloskova,indicar o efeito indireto da radiação eletromagnética sobre a condição física de uma pessoa. Interação prolongada com um telefone celular ou computador priva o usuário da oportunidade de passar o tempo ao ar livre e respirar ar fresco.

Em geral, os médicos concordam que o efeito do Wi-Fi só pode ser avaliado após uma década de observação. Mas muitos cientistas já estão convencidos de que o contato próximo com telefones celulares e laptops causa danos significativos. Colocar um celular no bolso da calça ou colocar um PC no colo, o usuário corre o risco de causar problemas reprodutivos e até infertilidade.

Como reduzir os efeitos na saúde da radiação

Não importa quão mínimo seja o efeito da transmissão de dados sem fio em nosso corpo, ele ainda existe. Para proteger você e seus entes queridos das possíveis conseqüências da emissão de rádio, basta aderir às seguintes regras:

  • coloque o roteador na sala onde os membros da família são menos propensos a estar (por exemplo, no corredor) e em nenhum caso instale-o no quarto;
  • desconectar a conexão Wi-Fi à noite e durante uma longa ausência;
  • reduza a potência de recepção de sinal no seu dispositivo. Isso não levará à perda do acesso à Internet, mas a tornará menos prejudicial aos outros;
  • use o fone de ouvido para conversas através dos mensageiros WhatsApp, Viber, VK e Skype. Fones de ouvido salvará o usuário de dores de cabeça e problemas de saúde.

O uso de gadgets e a tecnologia Wireless Fidelity tornaram a vida moderna conveniente e interessante. Com a atitude correta em relação aos benefícios da civilização, nenhuma conseqüência negativa para a saúde humana é terrível.

Deixe O Seu Comentário