Como verificar o interruptor de pressão em uma máquina de lavar roupa

Às vezes, é necessário verificar o pressostato, pois o funcionamento estável da máquina, bem como sua vida útil, depende dela. Mas o dinheiro para pagar pelo trabalho do mestre nem sempre é suficiente.

Se o período de garantia da máquina de lavar terminou, pode verificar o pressostato por conta própria. Mas, antes disso, você deve aprender mais sobre o dispositivo em si, assim como conhecer sua localização, funções e princípio de operação.

O que é um pressostato

Antes de executar qualquer ação com o dispositivo, você deve entender o que é tudo isso? Interruptor de pressão - Este é um sensor que detecta o nível da água, assim como controla sua quantidade.

A localização do aparelho na máquina de lavar roupa

A maioria das pessoas pensa que o pressostato deve estar localizado no próprio tanque, acreditando que ele realiza o trabalho de acordo com o “princípio da flutuação”. Mas isso não é de todo verdade.

Como mencionado acima, o sensor opera usando pressão, não água. É por isso que está localizado não dentro do tanque, mas fora, na parte superior. Esse arranjo permite que o sensor evite o contato direto com a água. Em algumas máquinas de lavar, o sensor pode estar localizado abaixo do tanque.

O princípio de funcionamento do dispositivo

O sensor tem a forma de um elemento redondo feito de plástico. Fios especiais e um tubo estão conectados ao dispositivo. O tubo está conectado a um vaso de pressão.

Quando há um processo de fornecimento de água para o tanque, um certo nível de pressão é fornecido através do tubo conectado. Há um fechamento dos contatos, que “dizem” à máquina que o nível necessário para a lavagem foi atingido.

Sintomas que indicam um mau funcionamento do dispositivo

Um mau funcionamento do pressostato pode levar a uma falha em sua operação estável. Portanto, você deve periodicamente "ouvir" a máquina e monitorar seu trabalho como um todo.

Existem vários sinais pelos quais você pode determinar que o dispositivo se tornou inutilizável.
Os principais sinais de mau funcionamento do sensor:

  1. A máquina de lavar roupa começa a funcionar ou ativa o aquecedor, na ausência de água no tanque.
  2. O tanque começa a transbordar com água, mas isso ainda não é suficiente para lavar.
  3. No modo “enxágüe”, a bomba inicia ou vice-versa o suprimento de água.
  4. O fusível PETN dispara, resultando em um forte cheiro a queimado.
  5. A máquina não funciona no modo de rotação.

Se de repente tais sinais forem observados na operação da máquina, então é hora de verificar o funcionamento do pressóstato. Você pode fazer isso sozinho. Para fazer isso, arme com uma chave de fenda, de preferência com vários bicos intercambiáveis. Isso é necessário porque muitos fabricantes de máquinas de lavar usam fixadores equipados com cabeças especiais para proteger o aparelho.

Como verificar o pressostato

Se os sinais descritos acima foram notados durante a operação da máquina, então é hora de verificar o funcionamento deste dispositivo.

Verificar o pressostato é bastante simples. Para fazer isso, faça o seguinte:

  • Para iniciar o teste, você deve desmontar o painel superior da própria máquina de lavar. Para fazer isso, desparafuse os painéis com parafusos especiais, após os quais o painel é movido. Na maioria dos modelos de máquinas, o pressostato está localizado na parede lateral, ou seja, na sua parte superior.
  • Na maioria das vezes, os especialistas aconselham desparafusar o pressostato. Na maioria das vezes, o dispositivo é fixado com alguns parafusos. Desaparafusá-los é bem simples.
  • Depois que o acesso ao dispositivo é obtido, é necessário desconectar o tubo e todos os contatos do próprio dispositivo. O tubo é fixado com firmeza usando grampos especiais. Eles devem ser cuidadosamente desconectados. Se isso não funcionar, os grampos podem ser cortados e, posteriormente, substituídos por novos.

Após a desmontagem, você deve fazer o seguinte:

  • Não deve haver danos ou rachaduras no corpo do sensor. Você também deve verificar o tubo e o material de isolamento da própria fiação. No caso de serem encontrados bloqueios e danos menores, tudo isso deve ser eliminado. Limpe também os contatos do sensor.
  • Agora você pode continuar a verificar o funcionamento do próprio sensor. Para verificar, na maioria das vezes, eles usam uma mangueira de dez centímetros, que é semelhante em diâmetro à mangueira removida. A mangueira deve ser conectada ao encaixe do dispositivo. Depois disso, você deve explodir fortemente. Neste ponto, cliques devem ser ouvidos do aparelho, cuja quantidade dependerá da força com a qual você está soprando.
  • Se os cliques forem inaudíveis, provavelmente o dispositivo está com defeito e você precisará substituí-lo por um novo.

Para finalmente ter certeza de que o dispositivo está com defeito, você deve medir sua resistência usando um dispositivo especial - um multímetro. No caso em que a “resistência” do dispositivo permanece a mesma, o sensor pode ser descartado.

O pressostato é necessário para o funcionamento de toda a máquina de lavar roupa. Depende dele seu trabalho. No caso em que o dispositivo se torna defeituoso, a operação de toda a máquina é interrompida. É impossível lavar sem um sensor, assim como uma avaria do sensor pode causar danos na própria máquina.

Neste caso, você definitivamente não pode fazer sem comprar uma nova máquina de lavar roupa. Substituir o sensor é bastante problemático, mas bastante simples. Para evitar sua avaria, você deve monitorar a operação da máquina e eliminar todos os defeitos no tempo.

Deixe O Seu Comentário