Qual fogão é melhor gás ou elétrico

Um fogão é uma unidade que é comprada por um longo tempo, e é por isso que antes de escolhê-lo você precisa pesar os prós e contras. Se a cozinha deve ser revisada com uma substituição completa de componentes, essa questão precisa ser tratada no estágio de planejamento de um projeto futuro. Isso se deve ao fato de que a organização de comunicações de cozinha (encanamento, tomadas ventiladas, fiação elétrica e similares) dependerá da escolha de um fogão a gás ou elétrico. Um aspecto importante é que o fogão está em uso diário, principalmente quando a família é composta por mais de três pessoas. No momento, o intervalo de ambas as opções é bem amplo.

Pontos importantes ao escolher um fogão

Ao escolher um fogão adequado para o espaço da cozinha, as preferências pessoais não serão suficientes. Neste caso, é necessário levar em conta fatores, entre os quais:

  • segurança de uso para todas as famílias, incluindo crianças;
  • velocidade de cozimento;
  • disponibilidade de funções adicionais;
  • custo;
  • forno e suas características funcionais;
  • estilo de design e combinação com a composição interior geral da sala.

Quanto ao princípio do trabalho, aqui não é necessário ignorar o fato de nem todas as casas possuírem um gasoduto. Nesse caso, você não precisa escolher especialmente, a única opção é um fogão elétrico. O mesmo se aplica a casas suburbanas, casas, casas de campo. Mas, se as oportunidades permitirem, você poderá se concentrar em algumas preferências individuais. Somente analisando bem os prós e os contras das unidades, é possível encontrar um fogão que seja o mais próximo possível do ideal e que atenda a todos os requisitos da recepcionista.

Prós e contras de fogão elétrico

A popularidade do fogão elétrico em nosso tempo é bastante grande devido a muitos aspectos. Além da aparência esteticamente agradável, o dispositivo possui excelente desempenho que não pode ser ignorado. O fogão elétrico é caracterizado por maior segurança, porque durante a sua operação, você não pode pensar em um possível vazamento de gás.

IMPORTANTE! Instale o fogão somente na sala que tenha fiação de alta qualidade. O poder do fogão é alto, por causa do qual consome uma grande quantidade de eletricidade. Fios ou defeitos não autorizados podem resultar em incêndio.

Vantagens:

  1. Segurança - na ausência de eletricidade, o fogão simplesmente pára de funcionar. Além disso, no processo, o dióxido de carbono não é emitido, o que não pode ser dito sobre o fogão a gás.
  2. Amizade ambiental.
  3. O tanque aquece uniformemente ao redor de todo o perímetro do fundo.
  4. Multifuncionalidade - a maioria dos modelos é equipada com funções adicionais que tornam a culinária um verdadeiro prazer, e o próprio processo de cozimento é uma improvisação original.
  5. Conveniência de usar o forno - com a ajuda do botão de ajuste, você pode ajustar a temperatura e o tempo de cozimento de um determinado prato.
  6. Existe uma função de grelhador.
  7. Temporizador - você mesmo pode definir o período de cozimento e, após o tempo, a estufa se desligará automaticamente.
  8. Você pode controlar independentemente a temperatura dos queimadores.

Desvantagens:

  1. Maior custo.
  2. Um aumento nas tarifas de eletricidade.
  3. Inerte, portanto, não funcionará para reduzir rapidamente a temperatura - o fogão aquece por um longo tempo e esfria por um longo tempo.
  4. É necessário usar pratos com um fundo perfeitamente chato.

Vantagens e desvantagens de um fogão a gás

Fogões a gás foram um dos primeiros a aparecer nas cozinhas das donas de casa. É claro que sua aparência mudou para melhor, mas o princípio do trabalho permaneceu o mesmo. Os fabricantes globais estão tentando melhorá-los e fornecer funções adicionais. Apesar do fato de que hoje fogões a gás estão ligeiramente atrasados ​​em popularidade de análogos elétricos, eles ainda têm seus prós e contras.

Prós:

  1. Custo mais acessível.
  2. Aquecimento rápido do recipiente e do seu conteúdo, o que acelera o processo de cozimento.
  3. Chamas com 2-3 circuitos permitem o uso de pratos com um fundo largo.
  4. Você pode ajustar a chama com movimentos simples do interruptor.
  5. Você pode cozinhar mesmo quando a energia é desligada.
  6. Em tal prato, tanto pratos novos como um recipiente com um fundo irregular são usados.
  7. Lucratividade - usar um fogão a gás é mais lucrativo.

Contras:

  1. Devido às impurezas do gás, forma-se um revestimento na superfície da loiça e, se o gás não for muito alto, ocorre o assentamento da fuligem. Além disso, os resíduos de combustão que não têm o melhor efeito no bem-estar dos agregados familiares caem no ar.
  2. É difícil manter a superfície do forno porque uma grade protetora é instalada na superfície.
  3. Requer limpeza mais freqüente do capô e substituição de elementos filtrantes. Se não houver capuz (o que não é incomum nas áreas rurais), é necessário realizar a limpeza úmida e ventilar o ambiente imediatamente após o cozimento.
  4. Risco operacional aumentado - o gás é uma substância muito explosiva. Para evitar conseqüências negativas, você precisa comprar equipamentos exclusivamente de alta qualidade. É melhor confiar a instalação a especialistas, uma vez que o não cumprimento dos requisitos técnicos está repleto de custos adicionais para a correção de seus próprios erros.

Somente depois de analisar todos os prós e contras, você pode ir com segurança para uma nova aquisição. Para evitar problemas com sua própria segurança, preste atenção aos meios de comunicação (é especialmente importante focar na fiação e nos tubos de gás), pois a escolha do fogão depende mais desses parâmetros.

Deixe O Seu Comentário