Como limpar o cache no tablet

Mais cedo ou mais tarde, todos os proprietários de tablets enfrentam esse problema quando o dispositivo começa a funcionar lentamente. Limpar o cache ajuda na maioria dos casos.

O chamado entupimento do cache não impede. Em essência, o cache é os arquivos de trabalho necessários para o funcionamento dos programas no momento. Mas, depois de algum tempo, esses arquivos não são mais usados ​​e permanecem na memória, enquanto os aplicativos continuam a criar novos, cada vez mais carregando RAM.

Cache é dividido em três tipos principais:

  1. Dalvik. Estes são, na verdade, arquivos criados pelo sistema mais operacional. Eles representam um tipo de algoritmo de ação para executar aplicativos. Você não precisa excluí-los, pois eles são um componente importante da operação do tablet, e você não o fará. Para evitar esses "acidentes", os arquivos dalvik-cache são armazenados em uma parte oculta e protegida da memória do dispositivo.
  2. Sistêmico Seu conteúdo acelera o trabalho dos programas. O usuário também não tem acesso a eles, pois sua presença é necessária para o rápido funcionamento do software.
  3. Cache de aplicativos. Dados necessários para aplicativos instalados pelo usuário. Com o tempo, eles se acumulam e formam um "lixo" na memória na forma de arquivos não utilizados. Eles ocupam uma parte crescente da RAM, o que diminui significativamente o tamanho do tablet.

Atenção! A frase "limpar o cache" deve ser entendida como a limpeza dos arquivos de cache dos aplicativos.

Para a velocidade normal do tablet, é necessário limpar periodicamente o cache para liberar memória RAM. Isso pode ser feito de várias maneiras:

  • manual;
  • usando as funções internas do tablet;
  • usando programas de terceiros.

Todas as opções com diferentes eficiências irão acelerar o desempenho do seu tablet, economizando sua memória desnecessária.

É importante! Para todos os métodos, existe uma regra geral: antes de iniciar a limpeza, é necessário desligar todos os aplicativos ao máximo para evitar casos desagradáveis ​​de exclusão dos arquivos de trabalho necessários.

Cada um dos métodos está disponível para qualquer usuário. A escolha depende mais das suas próprias preferências e dos meios disponíveis.

À mão

Para limpar o cache manualmente, você precisa de um PC. Você precisa conectar o dispositivo via USB e estudar cuidadosamente os arquivos disponíveis. Atenção especial deve ser dada às seguintes pastas:

  • mensageiros instantâneos (geralmente visualizam fotos, ouvem mensagens de voz, etc.);
  • downloads (vários arquivos baixados);
  • imagens (imagens da Internet);
  • mídia (vários arquivos de mídia).

Essa limpeza de cache é superficial, já que remove apenas parte dos arquivos. Mas permite que você classifique claramente o necessário do desnecessário.

É importante! Se você não entender por que esse ou aquele arquivo é necessário, é melhor não tocá-lo. Geralmente, os arquivos de trabalho necessários podem ser incompreensíveis para o nome de usuário médio.

Com ferramentas embutidas

Agora, todos os telefones e tablets têm funções integradas para limpar o cache, o que confirma novamente a necessidade dessa operação.

No Android, fique mais fácil do que nunca:

  1. Vá para as configurações no subitem do aplicativo.
  2. Dependendo da versão, vá para uso da memória, gerenciamento de aplicativos ou gerenciador de aplicativos.
  3. Abra a guia "Todos".
  4. Selecione os aplicativos que você deseja eliminar dados desnecessários e clique em "Limpar cache".

Infelizmente, pode levar muito tempo para limpar todos os aplicativos, por isso, recomenda-se escolher aqueles que mais frequentemente retardam o lançamento.

Ajuda! Excluir o cache inteiro de uma só vez é freqüentemente chamado de agressivo, já que absolutamente tudo é deletado. A limpeza seletiva permite que você salve as necessárias, por exemplo, senhas, cartões etc.

Usando aplicativos

Os recursos internos do tablet nem sempre são fáceis de usar, e para o usuário inexperiente eles também são incompreensíveis (e alguns simplesmente não sabem que já existe tudo para limpar o cache no tablet). A saída de tais situações foi o surgimento de inúmeros programas com uma interface de fácil acesso.

Os mais populares incluem:

  1. CCleaner.
  2. Limpar mestre.
  3. Potência Limpa.

Todos eles têm funções aproximadamente semelhantes.

Os dados armazenados na memória do navegador também entopem seriamente a RAM do tablet. Como regra geral, salva o histórico de visitas. Isso é feito simplesmente usando as funções do navegador interno:

  1. Primeiro você precisa ir para as configurações do próprio navegador.
  2. Selecione a guia "Histórico".
  3. Especifique o período para o qual as informações recebidas devem ser excluídas, bem como determine se você precisa manter alguns dados, como logins, senhas e imagens.
  4. Clique no botão "Limpar histórico".

Esta limpeza é recomendada regularmente. A frequência depende de quão ativamente você usa o navegador.

É importante! Se a limpeza seletiva da memória do navegador não ajudar a lidar com a desaceleração do programa, todos os dados salvos deverão ser completamente excluídos.

A área de transferência é a quantidade de memória na qual as informações armazenadas são armazenadas. Como regra geral, ele contém texto ou uma imagem que o usuário salvou usando a função de cópia. A área de transferência também faz parte da memória RAM, portanto, salvar grandes objetos desse modo inibe muito o tablet.

Felizmente, não há necessidade de limpá-lo "forçadamente" - ele lida com a remoção de arquivos desnecessários por conta própria. Em alguns casos, arquivos pequenos são salvos, mas seu volume é insignificante.

Entendendo a necessidade de limpeza regular do cache, escolha o melhor método para você. Deve ser lembrado que o manual é uma opção temporária em vez de permanente. Portanto, ou lidar com as funções internas do tablet, ou baixar um programa especializado, cuja gestão é clara para todos.

Assista ao vídeo: Como limpar Dados de Cache sem Apps em um Click no Android (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário