O que é freon

Não podemos imaginar nossa vida sem uma geladeira. Graças à sua capacidade de refrigeração, é possível manter refeições prontas durante vários dias, bem como carne, peixe e outras matérias-primas congeladas. O resfriamento ocorre com a ajuda do freon, que circula pela tubulação do evaporador graças ao compressor. Como o frio é bombeado na geladeira e no freezer?

Definição

O freon é uma substância que consiste em metano e etano em certa proporção. É inerte ao meio ambiente. O refrigerante pode estar em estado líquido ou na forma de um gás. Durante a evaporação, absorve calor e emite frio. Existem cerca de 40 tipos de refrigerante. A geladeira usa algumas variedades de freon que são seguras para os seres humanos e o meio ambiente.

Atenção! Deve ser lembrado que freon não é encontrado apenas em refrigeradores. Ele é usado para reabastecer condicionadores de ar e outros equipamentos de resfriamento, agentes de extinção de incêndio, para aerossóis e nebulizadores médicos e cosméticos. Freon faz parte da espuma de montagem e de alguns tipos de tintas e vernizes.

A substância é inodora, transparente, por isso não é possível detectar um vazamento de cor e aroma no ar. Você pode descobrir o mau funcionamento do sistema de resfriamento apenas por fatores subjetivos: a presença de condensado nas paredes da câmara, o congelamento deficiente ou sua ausência. Para eletrodomésticos, esses tipos de freon são usados:

  • R600a (isobutano) - uma substância de origem natural que não destrói o ozônio na atmosfera, enquanto pode explodir em concentrações acima de 31 g / m3, uma pequena quantidade de gás é usada na geladeira, incapaz de causar uma explosão;
  • R134a (tetrafluoroetano) - um gás seguro que não contém cloro, o refrigerante é incolor e inodoro, inerte ao meio ambiente, não inflama a temperaturas mais e menos, tem um grau zero de destruição da camada de ozono;
  • R12 (difluorodiclorometano) - proibido para uso em eletrodomésticos modernos desde 2010, tem um cheiro adocicado como éter, não queima em condições domésticas, explode a temperaturas acima de 330 ° C, em uma concentração de mais de 30% leva a sufocação;
  • R22 (difluoroclorometano) - é encontrado em frigoríficos de estilo antigo, tem um cheiro pronunciado de clorofórmio, destrói a camada de ozônio, mas a capacidade destrutiva é menor que a do análogo R12, quando exposta a fogo aberto e aquecida a 250 ° C, se decompõe em substâncias altamente tóxicas.

Você pode determinar o tipo de freon na geladeira de acordo com as informações indicadas na etiqueta do compressor. O tipo de substância também é prescrito na documentação técnica da unidade. Os modelos modernos de freezers e refrigeradores preenchem apenas o R600a e o R134a, que não são perigosos quando vazam.

Onde está o freon na geladeira?

Freon está na câmara do evaporador. O evaporador é um sistema de tubulação através do qual o refrigerante circula em estado líquido.

Absorve o calor e gera frio em troca, de modo que o ar próximo ao principal com o refrigerante esfria rapidamente. A circulação do freon através do gasoduto fornece um compressor. Quando o calor é absorvido, o líquido evapora no gás. A substância gasosa avança para o compressor, no qual se condensa de volta ao líquido. Ao usar a geladeira, você não deve permitir:

  • limpar a câmera com objetos afiados e afiados;
  • caindo comida e gelo para o fundo do evaporador;
  • instalação perto de quaisquer aparelhos de aquecimento;
  • lavar a geladeira com água morna e quente.

O descongelamento incorreto da câmara leva à despressurização do evaporador. Neste caso, ocorre um vazamento, o líquido instantaneamente evapora no gás. No local do efeito, um monte de neve ocorre, o assobio não ocorre.

Uma avaria do evaporador resulta em cortar pedaços de gelo e neve das paredes do congelador. Danos na tubulação podem ser causados ​​pela queda de grandes pedaços de gelo no fundo da tubulação durante o descongelamento. Se houver suspeita de vazamento, entre em contato com um centro de serviços para consertar o evaporador.

Importante! Nos modelos modernos da geladeira, não são utilizados mais de 200 gramas de refrigerante, portanto o vazamento não é perigoso para os outros. A quantidade de freon é indicada na tag do compressor. A geladeira está desligada.

Freon reabastecimento pode ser feito de forma independente apenas com o equipamento adequado e experiência na reparação de vazamentos. Para o reabastecimento, é utilizada uma estação especial de compressores com manômetros. Tem dois dispositivos de medição - alta e baixa pressão. Para encher o refrigerador, apenas um manômetro de baixa pressão é usado.

Importante! Antes de conectar o equipamento de reabastecimento ao refrigerador e ao cilindro, é necessário fechar cuidadosamente as torneiras na estação e no cilindro com freon. A quantidade de refrigerante é controlada por marcas no cilindro de enchimento.

Preliminarmente, usando o detector de vazamento, os locais de vazamento de refrigerante são estabelecidos e, em seguida, as áreas problemáticas da tubulação são soldadas. Antes da vedação, todo o refrigerante é drenado da tubulação com uma bomba de vácuo. Com danos significativos, a soldagem torna-se desvantajosa, e o evaporador deve ser substituído. Depois de eliminar o dano, conecte os bicos do posto de gasolina na seguinte ordem:

  • esquerda - no compressor para a válvula Schröder;
  • médio - do cilindro de enchimento ao cilindro de gás;
  • direita - para a bomba de reabastecimento.

O reabastecimento com freon requer cuidado e rigoroso cumprimento das medidas de segurança, incluindo o fogo. O trabalho é realizado em uma área bem ventilada ou com ventilação ativada. É melhor deixar os refrigeradores com uma garantia válida para um centro de serviços.

No final da injecção de freon, o circuito do evaporador é verificado quanto a isolamento, caso contrário a circulação de gás será perturbada ou impossível devido a fugas repetidas. A perda de refrigerante não é acompanhada por ruído, portanto, é tecnicamente difícil detectar um vazamento independentemente após o enchimento sem equipamento especial.

Deixe O Seu Comentário