Os benefícios e malefícios dos umidificadores

Os umidificadores domésticos são projetados para aumentar rapidamente o nível de umidade em ambientes secos. Estes são dispositivos compactos que podem ser transportados para qualquer sala. Modelos clássicos evaporam a umidade naturalmente passando o ar através de um cartucho úmido. Os dispositivos ultra-sônicos são silenciosos, alguns deles são capazes de manter a umidade em até 60%.

Modelos de vapor também limpam o ar de microorganismos. Eles se infiltram no ar com a umidade mais intensamente. O equipamento deve ser usado somente quando necessário, um excesso de umidade leva a mofo e paredes que cobrem as paredes e móveis, bem como problemas de saúde.

Por que umidificar o ar interno?

O ar seco afeta negativamente o piso de madeira e os móveis. Parquet e pisos laminados começam a rachar, rachaduras aparecem nas costuras e ranger de tábuas. A mobília é sacudida, as juntas ranhuradas perdem a força. Os itens de interiores e portas se desgastam mais rápido, crack. As plantas perdem muita umidade, então o crescimento delas diminui, as folhas começam a secar, especialmente nas pontas.

Aparelhos de aquecimento e condicionadores de ar mudam muito o microclima da casa. Quando as massas de ar são aquecidas pela tecnologia climática, sua "capacidade" aumenta. Isso leva ao fato de que a umidade relativa diminui, o que provoca uma deterioração no bem-estar. A umidade relativa é entendida como a razão entre a quantidade de vapor de água no ar e o volume máximo que ela pode suportar a uma determinada temperatura.

Importante! A umidade relativa depende não apenas do volume de água no ar, mas também da temperatura. Ao aquecer as massas de ar, diminui, enquanto o arrefecimento aumenta.

O equilíbrio certo de umidade na casa é muito importante para as crianças pequenas. A limpeza a úmido tradicional não é capaz de restaurar a falta de água no ar. O umidificador melhora o clima interno, mas é recomendável usar o dispositivo conforme necessário. Deve ser lembrado que as salas de estar precisam de ar fresco, portanto, substituir a ventilação pela umidificação é inaceitável.

Umidificadores e seus benefícios para o bem-estar e a saúde humana

Os umidificadores permitem que você aumente rapidamente a umidade na sala, o que reduz o risco de alergias, asma e rinite às vezes. A umidade ideal evita que a pele perca excessivamente a umidade, sua aparência atraente é preservada e a probabilidade de envelhecimento prematuro é reduzida. Os umidificadores têm um efeito benéfico no funcionamento do sistema imunológico, aumentando a eficiência e a atenção.

Quais são os benefícios dos umidificadores de ar?

Ar seco irrita as vias aéreas e laringe, torna-se difícil respirar em tal sala. Nas crianças, os processos metabólicos ocorrem mais rapidamente. Devido ao ressecamento das massas de ar, a troca de calor natural do bebê é interrompida, ele começa a suar mais. Como resultado disso, a umidade insuficiente permanece no corpo, o que, combinado com a ingestão insuficiente de líquidos, leva à desidratação. A pele fica seca e escamosa.

Um grande número de patógenos se desenvolve na mucosa nasal, então uma pessoa está mais frequentemente doente com doenças respiratórias e virais, pneumonia, otite média, amigdalite.

O umidificador é capaz de melhorar a condição com olhos secos que ocorrem em um clima seco. Em tal ar, a mucosa nasal seca, resultando na formação de crostas, que podem bloquear a respiração até uma parada completa. Um nariz com umidade prejudicada na membrana mucosa torna-se sensível aos alérgenos, a asma pode ocorrer.

A umidificação do ar em combinação com o regime de temperatura correto aumenta a concentração e a eficiência. Os olhos se cansam menos, uma pessoa se sente mais confortável.

Por que deveria haver um umidificador no berçário?

No ar seco, patógenos entram livremente no corpo, causando inflamação. A pele da criança seca, então o bebê a penteia. Existem irritações e reações alérgicas. Um umidificador no quarto das crianças permite que você se livre de infecções que se instalam nas membranas mucosas dos olhos e do nariz.

Perda de umidade no corpo leva a um espessamento do sangue, resultando em trombose. Órgãos e sistemas começam a funcionar mal. Com um nível ótimo de umidade, a criança consome menos fluido, e uma carga adicional sobre os rins não é criada. Em uma sala com um microclima equilibrado, o bebê ficará ativo e alegre.

Efeitos prejudiciais de umidificadores

Os umidificadores a vapor quando o vapor quente é liberado podem causar queimaduras em uma pessoa próxima ao aparelho. A temperatura ambiente sobe, com o uso prolongado do dispositivo, há um efeito de banho a vapor. Tal microclima afeta negativamente a saúde. Um aparelho a vapor perto de uma parede ou mobília pode estragar o interior do vapor.

Equipamentos para umidificação a frio com limpeza inoportuna acumulam bactérias e microrganismos perigosos em cartuchos substituíveis. O ventilador lança-os no ar, depois os germes entram nas membranas mucosas ao inalar. Modelos ultra-sônicos pulverizam água com todos os sais e impurezas contidos na água. Para evitar isso, recomenda-se preencher apenas água destilada.

Quando umidificadores podem causar danos?

O uso excessivo de qualquer umidificador leva a paredes úmidas e ao amortecimento de móveis. Em uma sala alagada, mofo e fungos patogênicos se desenvolvem rapidamente. Tal microclima é prejudicial e seco. Para evitar o excesso de umidade, antes de usar o dispositivo, realize uma medição de controle de umidade com um higrômetro. O funcionamento adequado do equipamento não é capaz de causar danos.

A opinião do Dr. Komarovsky: o perigo dos umidificadores é real?

O Dr. Komarovsky recomenda manter o microclima correto no quarto das crianças. A umidade deve estar entre 50 e 70%. Ele acredita que o muco freqüente, transformando-se em rinite purulenta, é provocado pelo ar seco. Neste caso, as complicações normalmente surgem, um nariz escorrendo fica bronquite ou pneumonia. Durante o período de gripe e doenças virais, é o ar úmido que contribui para uma cura mais rápida sem antibióticos.

O Dr. Komarovsky argumenta que o dano causado pela exposição ao umidificador só ocorrerá se o dispositivo não for usado corretamente. Por exemplo, se o alagamento de uma sala estiver acima de 75-80%. Dispositivos com vapor quente devem ser instalados longe do bebê para que ele não possa pegá-lo e se queimar.

O médico recomenda ao escolher um modelo específico para prestar atenção ao ruído durante a operação. O controlo remoto e funções adicionais nem sempre são adequados para quartos de crianças. Essas opções só aumentam o custo do dispositivo. O Dr. Komarovsky aconselha a ligar o aparelho periodicamente quando a umidade cai para 45%. Para os bebês, ele se oferece para pegar um aparelho de vapor ou ultra-som. Para crianças mais velhas, as mais seguras, na sua opinião, são umidificadores ultrassônicos.

Como usar um umidificador sem prejudicar a saúde?

Umidificadores não são recomendados para uso 24 horas por dia. Eles rapidamente saturam o ar com umidade para o nível ideal. É impossível ficar doente com o dispositivo, mas o uso em uma sala abafada pode levar a problemas de saúde. Antes de ligar o dispositivo, recomenda-se ventilar a divisão durante 10 a 15 minutos para garantir o acesso de ar fresco.

Importante! É aconselhável medir o indicador de umidade relativa antes de cada vez que o dispositivo for ligado. Se for inferior a 50%, o funcionamento do umidificador será apropriado. Neste caso, o regime de temperatura deve ser levado em conta. Boa saúde é garantida na sala a uma temperatura de 20-23 ° C e uma umidade de 50-60%.

Ao usar um umidificador com um higrômetro embutido, deve ser lembrado que as leituras do dispositivo de medição irão distorcer o estado real do microclima. Umidade perto do aparelho é sempre maior do que em áreas remotas da sala.

Para evitar o revestimento branco em móveis, apenas água destilada é despejada em equipamentos de ultrassom e vapor. O uso de líquido purificado prolonga a vida útil dos cartuchos e as impurezas contidas na água da torneira não entram nos pulmões de uma pessoa.

Conclusão

Este dispositivo tem prós e contras, você deve seguir o conselho de seus médicos e tudo vai ficar bem!

Deixe O Seu Comentário