Termostato para caldeira de aquecimento "faça você mesmo", esquema

É difícil imaginar uma caldeira de aquecimento moderna sem usar um termostato. Este dispositivo liga e desliga o dispositivo quando determinadas temperaturas são atingidas. Atualmente, os termostatos têm uma estrutura complexa com botões de controle ou telas sensíveis ao toque. Neles, você pode definir os regimes de temperatura, dependendo da data e hora. Também estão à venda os dispositivos com controle remoto e conexão à Internet. No entanto, um simples regulador de temperatura para uma caldeira de aquecimento "faça você mesmo", um circuito pode ser montado por qualquer mestre da casa que saiba segurar um ferro de solda nas mãos.

O aparelho é um termostato simples

Na maioria das vezes, um simples termostato consiste nos seguintes elementos:

  • sensor de temperatura;
  • dispositivo executivo;
  • circuito de limiar.

Como sensores de temperatura, termômetros de resistência, termistores, relés térmicos e outros dispositivos semicondutores podem ser usados.

O circuito mais simples deste dispositivo é um dispositivo de transistor bipolar. O sensor de temperatura aqui é um termistor que muda a resistência dependendo do regime de temperatura.

O potenciômetro R1 define a polarização do termistor R2 e do potenciômetro R3. Com base no ajuste, o relé K1 é ativado quando a resistência do termistor muda. O diodo protege o transistor de saída de surtos de energia.

ATENÇÃO! Antes de fabricar o termostato, recomenda-se estudar todas as informações em mais detalhes. Já que muitas vezes na Internet você pode ver a discrepância entre a descrição e o esquema.

Diagrama do termostato para caldeiras de aquecimento

Para que o dispositivo funcione corretamente, é importante realizar a calibração correta. Para a autoprodução, é mais conveniente usar o esquema a seguir.

Neste dispositivo, o diodo Zener é um chip K561LA7. A temperatura é ajustada por um resistor variável R2. A tensão é fornecida ao conversor 2I-NOT, depois transmitida ao capacitor C1.

Nesse esquema, um princípio de operação bastante simples é:

  • quando a temperatura cai, a voltagem no relé aumenta;
  • quando a temperatura atinge um certo valor, o relé é ativado.
  • Qualquer fonte de alimentação operando na faixa de três a quinze volts pode servir como um elemento de bateria.

ATENÇÃO! Antes de instalar dispositivos caseiros, verifique se eles funcionam corretamente. Caso contrário, isso pode resultar em falha do equipamento.

Como você viu, a fabricação de um termostato para caldeiras de aquecimento pode ser realizada em casa. Para fazer isso, basta poder ler esquemas simples e usar um ferro de solda. Assim você pode montar o dispositivo você mesmo sem nenhum custo extra.

Deixe O Seu Comentário