Como escolher um assento de bebê

Cuidar da segurança do seu filho é responsabilidade de todos os pais. Apesar do fato de que as regras da estrada claramente especificam padrões geralmente aceitos que devem ser observados ao transportar crianças pequenas no interior do veículo, bem como penalidades por sua não conformidade, o uso de um dispositivo especial com montagens não deve ser causado por isso.

Todos devem entender que não há nada mais valioso do que a vida humana e, em particular, a vida do próprio filho. No entanto, escolher uma cadeira da variedade apresentada nas lojas pode ser bastante difícil.

Por que comprar um assento de bebê

Em 1 de janeiro de 2007, foram aprovadas emendas ao quadro legislativo que exigem o uso de dispositivos especiais de contenção no carro para transportar crianças desde o nascimento até os 12 anos de idade. Desde então, todos os motoristas devem usar este dispositivo para garantir a segurança de crianças de 0 a 12 anos.

IMPORTANTE! Pela ausência de uma cadeirinha para uma criança durante o transporte, ela é punível com uma multa administrativa e é considerada uma violação grosseira das regras da estrada.

As estatísticas mostram que o uso de dispositivos especiais de contenção pode reduzir o número de mortes em acidentes entre crianças em 70% e em 54% entre as crianças a partir dos 3 anos de idade. Estes são números significativos. Todos devem entender que garantir a segurança do bebê durante a viagem é a principal tarefa de qualquer motorista.

Variedades de poltronas

Lojas infantis e salões especializados que oferecem uma variedade de assentos infantis vendem uma extensa variedade desses produtos. Será muito difícil para um comprador comum escolher entre uma variedade de empresas de manufatura e várias características.

Especialistas distinguem 5 grupos principais de assentos infantis no carro:

  • categoria "0" (assume uso durante o período de nascimento a 9 meses de vida, quando a criança pesa não mais que 10 kg, tal cadeira tem uma característica distintiva de instalação no compartimento de passageiro do carro, é preso com tiras, expondo perpendicular ao movimento do veículo);
  • categoria "0+" (usada para prender crianças que não excedam 13 kg em peso até 15 (18) meses, fixe a cadeira com as costas na direção do movimento);
  • categoria "1" (ajustada pela frente no sentido do movimento, as crianças dos 1 aos 4 anos com um peso não superior a 18 kg sentem-se bastante confortáveis);
  • categoria "2" (um bebé com menos de 6 a 7 anos e com um peso corporal não superior a 25 kg sente-se bem nessa cadeira, montada no sofá ou no banco da retaguarda);
  • categoria "3" (nesta cadeira são transportadas crianças menores de 12 anos, pesando até 36 kg, instalação - voltada para o pára-brisa).

Ao escolher um assento de carro para um bebê, deve-se levar em conta não apenas sua altura e idade, mas também sua categoria de peso. Isto é explicado pelo fato de que muitas crianças, por peso ou altura, não correspondem à sua idade. Nesse caso, você precisará escolher uma cadeira de outra categoria de produtos.

O que procurar ao comprar

Além dos parâmetros necessários na forma da altura, peso e idade da criança, ao escolher também é necessário levar em conta o método de fixação do assento do carro, sua segurança, a capacidade de ajuste, assim como sua praticidade, facilidade de limpeza, modelo, cor, design e outros parâmetros. Embora a combinação de cores e design de assento para o bebê tenha um papel secundário. A segurança da criança deve vir à tona.

Para fazer isso, você precisa decidir sobre o sistema de fixação do banco no veículo. Os especialistas recomendam a compra de restrições com o sistema Isofix, que hoje é considerado o mais confiável. Para isso, a máquina deve estar equipada com suportes especiais. O assento é preso neles rapidamente e fornece um aperto rígido com o corpo do carro.

IMPORTANTE! Nem todos os carros estão equipados com ranhuras semelhantes para fixar um assento. Certifique-se de que eles estão sob os assentos regulares do sofá traseiro antes de comprar um assento de carro.

Restrições para crianças, como carros, passam por testes de colisão especiais. Eles permitem que você determine a categoria de segurança do dispositivo. Eles são designados por valores de 1 a 5. Para ter certeza da segurança do seu filho, é melhor comprar modelos que tenham uma classificação de 4 ou 5.

As crianças muitas vezes adormecem até nas viagens mais curtas, e também crescem muito rapidamente, em consequência do qual a sua posição na cadeira se modifica. Um assento de alta qualidade e devidamente selecionado deve ser capaz de ajustar as costas, cintos e apoio de cabeça para garantir uma posição confortável do bebê na cadeira.

Como escolher o certo

Para que a criança se sinta sempre confortável no compartimento de passageiros e esteja segura ao cometer uma emergência, é necessário escolher a contenção correta. É importante estudar o mercado para os produtos oferecidos e escolher uma opção decente que atenda a todos os parâmetros e características declarados.

As regras de seleção corretas ajudarão você a escolher o lugar certo:

  • a categoria "0+" é perfeita para crianças do nascimento aos 14 meses, com uma classificação de 5 pontos para testes de colisão;
  • de 1 ano a 4 anos, o grupo “1” é adequado com uma avaliação de 4 pontos de acordo com os testes, o sistema de fixação Isofix e as tampas removíveis de fácil lavagem serão úteis;
  • as poltronas das categorias "2" e "3" são perfeitas para crianças dos 4 aos 7 anos de idade, uma boa adição será o ajuste do encosto de cabeça, das costas e dos cintos, bem como de coberturas amovíveis e fáceis de lavar;
  • para crianças de 8 a 12 anos de idade, poltronas sem espaldar (encosto) são ótimas, o que ajudará a esticar um cinto de segurança padrão no lugar certo.

Uma ampla gama de assentos de carro oferece uma enorme seleção de modelos que diferem em importantes características de segurança, estilo, cor e outros parâmetros. Ao escolher, você deve ser guiado pelas recomendações de outros pais, o físico do bebê e seu estilo de vida. O custo dos produtos também varia, mas vale lembrar que qualquer, até a cadeira mais barata é muito melhor que a sua ausência.

Deixe O Seu Comentário