Como escolher um protetor contra surtos para sua TV LCD

Quase todas as casas possuem uma grande quantidade de equipamentos constantemente conectados à rede elétrica. Isso significa que ele será constantemente afetado por quedas de tensão que afetam negativamente a durabilidade do equipamento. Neste caso, você precisará comprar um protetor contra surtos.

O que é um protetor contra surtos?

É necessário, a fim de proteger eletrodomésticos de interferências e sobretensões na rede, bem como de curtos-circuitos e sobrecargas de rede. Externamente, parece um cabo de extensão, mas sua estrutura interna é significativamente diferente. Inclui:

  • fusível termo-bimetálico automático para proteção contra sobrecarga;
  • três varistores para proteção contra correntes pulsadas, eles convertem energia em calor, o que leva a um aumento acentuado na resistência - para proteger contra a ruptura, os descarregadores especiais de gás estão localizados com eles;
  • capacitor e indutor de anel de ferrite para suprimir a interferência de alta freqüência;
  • interruptor de duas vias (fase / zero) com indicação de luz.

ATENÇÃO! O protetor contra sobretensão é necessário apenas para proteção contra interferência de rede e não é uma fonte de alimentação ininterrupta. Isso significa que se os indicadores de voltagem forem excedidos, ele desliga automaticamente o equipamento para segurança contra incêndio e, portanto, quando conectado a um computador, há um risco no caso de emergência de perda de informações valiosas. Para salvá-lo, é mais aconselhável usar um no-break.

Como escolher um protetor contra surtos para uma TV

Apesar do fato de que todas as fontes de alimentação de comutação para a TV já contêm um filtro de RF na entrada, muitas vezes não é suficiente e é muito melhor proteger-se adicionalmente com um filtro de rede.

ATENÇÃO! A fonte de interferência de tele não pode necessariamente ser uma falta de energia, o problema também pode vir da antena.

Este equipamento acontece:

  • básico - para opções simples de equipamento doméstico;
  • avançado - universal na aplicação e relativamente barato;
  • Profissional - para equipamentos particularmente sensíveis, como home theaters.

Por conseguinte, quanto mais complexo for o dispositivo para o qual se destina, mais fiável e durável será o seu funcionamento.

Número de saídas

Este parâmetro é frequentemente subestimado, no entanto, você sempre precisa descobrir com antecedência quantos dispositivos serão conectados ao estabilizador. Além disso, é aconselhável deixar uma tomada em reserva para pequenos dispositivos, por exemplo, para carregar smartphones, tablets e outros gadgets.

Além disso, também é necessário levar em conta que cada dispositivo tem seu próprio poder, por isso também é importante calcular seu indicador total, que deve ser pelo menos 1/3 menor que a potência máxima do filtro de linha. Se esta regra não for observada, o filtro poderá superaquecer e até pegar fogo.

AJUDA! Você pode encontrar informações sobre o poder do dispositivo em seu passaporte.

Comprimento do cabo

De acordo com o padrão, é de 1,8 metros, mas também há opções mais longas, por exemplo, três ou cinco metros. Ao escolher um dispositivo, preste atenção a dois pontos:

  • um cabo mais longo proporciona maior praticidade no uso, no entanto, pode haver problemas em ocultá-lo e pode simplesmente atrapalhar, especialmente quando se trata de grandes escritórios;
  • um mais curto é mais conveniente a este respeito, mas antes de comprá-lo é necessário fazer medições precisas dos comprimentos dos fios conectados ao filtro do dispositivo e a distância entre ele e a saída.

Não se esqueça de comparar o comprimento declarado do cabo do fabricante com o real, pois nem sempre correspondem. Nesse caso, é melhor procurar outro filtro, de um fabricante mais confiável.

Disponibilidade do botão

Modelos com um botão liga / desliga, é claro, são preferíveis, já que é muito mais conveniente do que puxar o cabo para fora da tomada todas as vezes, especialmente se estiver em um local de difícil acesso. O único inconveniente na compra pode ser que, externamente, esse filtro seja facilmente confundido com um cabo de extensão comum. Portanto, a única coisa que pode ser recomendada neste caso é não esquecer de inspecionar bem a embalagem.

Algumas variedades, para maior comodidade, são equipadas com botões de controle para cada uma das tomadas individualmente e uma comum, assim como muitos indicadores que sinalizam o status de operação.

As marcas mais populares de protetores contra surtos

Na Rússia, esta lista inclui os seguintes modelos:

  1. SVEN - com 5 saídas com cortinas de proteção, cada uma das saídas tem seu próprio interruptor, o comprimento do cabo é de 1,8 metros. A potência máxima é 2200 W a uma carga de 10 A. A estrutura contém fusíveis para proteger contra sobrecargas e curto-circuitos.
  2. Central de Energia PS Audio Dectet - com 10 soquetes, divididos em zonas para equipamentos digitais e analógicos e com proteção adicional contra modo comum e interferência diferencial.
  3. APC - com 4 tomadas, potência de 2500 W e comprimento de cabo de 1 m, existe um interruptor. O filtro é equipado com fusíveis e um disjuntor bimetálico, é capaz de suportar uma carga de até 10 A, é barato e confiável e durável. Há cortinas para limitar o acesso das crianças à eletricidade.

Com informações sobre os recursos e marcas populares de protetores contra surtos para TVs, é muito mais fácil fazer uma escolha ao comprar.

Assista ao vídeo: Sua TV pode QUEIMAR se VOCÊ ainda não estiver USANDO ISSO! (Março 2024).

Deixe O Seu Comentário