O que é uma placa gráfica discreta em um laptop

Um laptop é um dos dispositivos mais comuns que quase todas as pessoas modernas têm. Um grande número de usuários prefere-os a computadores tradicionais estacionários. Isso é explicado pelo fato de o laptop ser mais móvel e suas características técnicas serem quase tão boas quanto o PC.

Mas nem todo proprietário de tal dispositivo tem uma idéia de todos os seus componentes, o que permite usar muitas funções. Por exemplo, o que é uma placa de vídeo discreta e como ela difere de outros tipos? Tudo isso você aprenderá neste artigo.

Tipos de placas de vídeo em um laptop

Existem vários tipos de placas de vídeo que podem ser um conjunto completo de laptops. Cada um deles tem suas próprias características, das quais você definitivamente deve estar ciente ao escolher um dispositivo para propósitos específicos.

Considere os tipos desses elementos:

  1. Integrado - este cartão está embutido na placa-mãe do dispositivo ou está localizado no processador. Ele é usado durante o trabalho normal, o que não requer muita energia e energia do notebook. Este cartão não possui memória de vídeo própria.
  2. Discreto - esta placa de vídeo pode ser incorporada ou removível. Sua diferença está na disponibilidade de sua própria memória de vídeo e alguns outros recursos.
  3. Cartão externo, conectado separadamente e executado em um pacote separado.

Laptops modernos geralmente têm dois tipos de cartões: integrados e discretos. O primeiro é usado durante a execução de tarefas simples, e o segundo é ativado quando você inicia jogos e outros aplicativos mais "poderosos".

O que é uma placa gráfica discreta?

Então, o que exatamente é uma placa de vídeo discreta? Este é um cartão que praticamente não utiliza os recursos de um laptop, apenas recebe todos os dados necessários dele. É mais frequentemente executado em um gabinete separado e melhora significativamente o desempenho, além de garantir excelente qualidade de imagem. Ele possui um adaptador gráfico com processadores individuais especiais, o que o torna ainda mais útil ao usar um laptop.

Atenção! A melhor opção é um modelo de laptop, que possui dois tipos de cartões. Isso é explicado pelo fato de que, a princípio, somente a placa integrada é usada e, se necessário, a unidade discreta também é conectada. Assim, o equilíbrio mais aceitável entre desempenho e consumo de energia é alcançado.

Como qualquer outro cartão, o discreto tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em conta ao escolher um laptop ou uma placa de vídeo separada. Considere-os em mais detalhes.

Vantagens e desvantagens de uma placa de vídeo discreta

Cartões discretos e integrados diferem em um ponto: um tem excelente desempenho, mas é bastante intensivo em energia, o segundo ao contrário - consome menos energia, mas não tem um bom nível de desempenho.

As principais vantagens de uma placa de vídeo discreta são:

  • a capacidade de atualizar para a versão mais recente e mais poderosa;
  • a capacidade de reproduzir qualquer mídia com excelente qualidade;
  • a capacidade de usar vários monitores de uma vez;
  • aumentar o poder de computação do dispositivo.

Das desvantagens pode ser identificado um custo bastante alto de tal adaptador de vídeo, bem como custos de energia extremamente altos. No segundo caso, você deve tomar cuidado - muito consumo de energia pode levar a um forte aquecimento do laptop, o que afetará negativamente seu trabalho futuro.

Como mudar para uma placa gráfica discreta

A mudança de uma placa integrada para uma placa discreta deve ocorrer automaticamente assim que o sistema operacional do dispositivo perceber que isso é necessário e o elemento interno não pode mais lidar com a carga especificada.

Mas isso nem sempre é o caso. O sistema não é perfeito, por isso erros ocorrem periodicamente, o que pode estragar significativamente a impressão de usar um laptop. O que fazer neste caso e é possível alternar de forma independente de um cartão para outro?

Para fazer isso, existem várias maneiras: usando o firmware (ele é instalado junto com os drivers necessários), através das ferramentas do Windows ou através do UEFL / BIOS. Os procedimentos para essa mudança não são muito complicados, por isso mesmo um iniciante que não tenha um conhecimento profundo de engenharia pode lidar com a tarefa. Instruções detalhadas são fáceis de encontrar na Internet.

Você também precisa levar em conta o modelo do seu laptop e fabricante, pois pode haver pequenas diferenças nos sistemas.

Agora você sabe o que é uma placa gráfica discreta para um laptop, para que serve e se é possível alternar entre placas discretas e integradas de forma independente, sem esperar pela transição automática. Com esse conhecimento, você pode escolher por si mesmo o laptop perfeito que pode executar qualquer um, até mesmo os aplicativos mais "pesados" e terá um alto nível de desempenho. Isso significa que você poderá ver o vídeo com a mais alta qualidade, bem como reproduzir qualquer jogo sem atrapalhar os gráficos e outros parâmetros importantes.

Deixe O Seu Comentário