O mobiliário mais perigoso que pode estar em sua casa

Ao comprar novos móveis, tentamos encontrar produtos que se encaixem no estilo geral da sala. Neste caso, poucas pessoas pensam que o novo fone de ouvido pode causar danos significativos à saúde.

Muitas vezes surge uma situação quando, tendo colocado um novo mobiliário, o seu proprietário começa a sentir uma dor de cabeça, dor de garganta ou comichão na pele. Então o corpo reage aos efeitos nocivos dos produtos químicos.

Para se proteger, você deve saber que tipo de mobília é perigosa para a saúde.

Móveis de aglomerado

Aglomerado - é uma placa de madeira, feita pressionando chips. Aglomerado é um dos materiais mais baratos e populares, que é usado para a fabricação de sofás, cadeiras e outros produtos.

Se, no processo de fabricação da laje, fossem usadas matérias-primas de má qualidade, então seriam produzidos móveis que poderiam ser prejudiciais à saúde. Então, cola e resina, que são parte do aglomerado, contêm formaldeído e substâncias cancerígenas.

Além disso, os produtos de aglomerado emitem fenolftaleína, que é uma substância tóxica e tóxica.

A maior quantidade de substâncias nocivas é liberada quando há rachaduras, arranhões e outros danos na superfície.

Atenção! Se o produto tem um cheiro desagradável, então você não precisa comprá-lo!

Móveis estofados

Durante todo o dia, nós contatamos repetidamente com sofás e poltronas. Isso pode levar ao desenvolvimento de dermatite. A causa das irritações alérgicas na pele é a anilina. Esta substância está contida no corante usado para tingir tecido de estofamento. Produtos contendo anilina desbotam durante a lavagem.

Ajuda! Para verificar o conteúdo da anilina no produto, aqueça um pequeno pedaço de estofamento. Se um cheiro químico desagradável é sentido, significa que produtos químicos insalubres foram usados ​​na fabricação de estofados.

Mobiliário infantil

Como regra, os produtos para crianças passam por verificações de segurança adicionais. Portanto, eles não despertam suspeitas e são considerados completamente seguros para a saúde.

Na realidade, o mobiliário infantil muitas vezes leva ao aparecimento de várias doenças respiratórias, por exemplo, asma.

Produtos para crianças são sempre coloridos e brilhantes. Mas muitas vezes corantes de baixa qualidade contendo tolueno tóxico são usados ​​para sua coloração. Vapores dessa substância irritam as membranas mucosas dos olhos e do trato respiratório superior.

Atenção! Para determinar a presença de tolueno em móveis é simples: você precisa molhar uma almofada de algodão com acetona e limpe uma pequena área da superfície. Se não houver tinta no disco - o produto é seguro e você pode comprá-lo.

Como se proteger de efeitos nocivos

Existem certos padrões para a presença de substâncias nocivas na atmosfera. Assim, o teor de formaldeído no ar não deve ser superior a 0,06 ppm. Na verdade, sua quantidade real na maioria das áreas residenciais. várias vezes maior.

Para descobrir o conteúdo exato de formaldeído e outras substâncias nocivas no apartamento, você pode usar os serviços de organizações especializadas. Mas isso custa muito dinheiro. E poucas pessoas concordarão em jogar fora todos os móveis, para que você possa se proteger dos efeitos nocivos:

  1. A maneira mais fácil de se proteger é comprar móveis de madeira natural. Isto é especialmente verdadeiro no quarto.
  2. Você precisa examinar cuidadosamente todos os móveis. Se houver rachaduras, lascas e outros defeitos de revestimento, eles devem ser tratados com verniz ou cola PVA. Então você pode evitar a liberação de substâncias tóxicas.
  3. Produtos feitos de aglomerado devem ser cobertos com alguma coisa. Por exemplo, um sofá e cadeiras podem ser cobertos com um tapete e as cadeiras cobertas com tecido natural.
  4. Não podemos permitir o acúmulo de produtos do cartão em um só lugar. Se eles estão próximos uns dos outros, isso aumenta significativamente a concentração de substâncias tóxicas e nocivas no ar de uma área residencial.
  5. O apartamento e a casa precisam ser ventilados todos os dias. Assim, você pode proteger a si e seus entes queridos de inalar produtos químicos.
  6. É necessário comprar móveis feitos de aglomerado de alta qualidade. Esse material tem classe de perigo E1. Este é o tipo mais seguro de aglomerado. Os produtos marcados com E2, E3 podem conter um aumento na quantidade de substâncias nocivas. Uma opção alternativa seria MDF. Este material é seguro para o corpo humano.
  7. Para o quarto das crianças devem ser adquiridos produtos de madeira natural.
  8. Ao comprar móveis, você deve pedir ao vendedor um certificado de qualidade, bem como um certificado de higiene. É necessário certificar-se de que o nível de emissão de substâncias nocivas não exceda as normas estabelecidas pelo GOST.

Qual mobília está sendo testada quanto à segurança

EmO mobiliário Xia vendido na Rússia está sujeito a verificação obrigatória do cumprimento dos regulamentos técnicos "Sobre a segurança dos produtos de mobiliário".

Ao verificar o fabricante é obrigado a fornecer atos de teste, certificados de materiais utilizados e outros documentos.

As informações fornecidas são verificadas por uma organização credenciada. Além de emitir certificados, exerce controle sobre todos os produtos certificados.

Todos os tipos de mobiliário doméstico e produtos para instalações industriais estão sujeitos ao controle obrigatório. Certificação passa móveis para crianças e instituições de ensino.

Deve-se ter em mente que o certificado emitido é válido apenas por três anos.

Encontrar móveis que é completamente seguro para a saúde é quase irreal. Se possível, você deve comprar produtos de madeira natural. Caso contrário, é necessário seguir as recomendações acima e se proteger contra secreções tóxicas.

Deixe O Seu Comentário