Agentes anti-ferrugem simples em todas as superfícies.

O fato de que para trazer o divórcio enferrujado, onde quer que apareçam, não é uma tarefa fácil, todos que tentaram fazer isso pelo menos uma vez na vida sabem. Depois de ler este artigo, você aprenderá que há muitas maneiras de lidar com esse flagelo.

Como remover ferrugem mecanicamente

Se estamos falando de grandes peças de metal ou estruturas de construção corroídas, elas podem ser limpas com esmeril, retificadora, esmeriladora com bocal ou jato de areia.

Como você entende, depois disso, os riscos quase certamente aparecerão, então você terá que gastar um pouco mais de tempo na moagem. Lembre-se de proteger os olhos com óculos e as mãos com luvas. Recomenda-se usar um respirador ou atadura de gaze.

Remédios populares da ferrugem em qualquer superfície

Você pode se livrar de manchas de ferrugem com a ajuda de receitas populares. Há muitos deles, damos aqui o mais acessível e eficaz.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é um ótimo abrasivo. Certamente você usou repetidamente para limpar a placa ou afundar-se de gordura. Ela está bem preparada para o nosso problema. Faça um mingau de consistência cremosa, pingando um pouco de água, coloque-o na área problemática e use uma escova de dentes ou uma esponja.

Atenção! A mancha desaparecerá e, se não, repita o tratamento até conseguir.

Óleo de peixe

Nos tempos soviéticos, podia ser encontrado em todas as casas, especialmente onde havia crianças pequenas. Ele contém os ácidos graxos insaturados ômega-3 populares de hoje e outras substâncias benéficas, mas para o nosso propósito não precisamos deles.

O óleo de peixe é melhor que outras gorduras, dissolve o hidróxido de ferro, que é composto de ferrugem maligna. Agora é raro encontrá-lo em frascos. Pacotes com cápsulas de gelatina são mais comuns. Eles também podem ser usados ​​se o item a ser limpo é pequeno e muito valioso comparado ao medicamento caro. Outras gorduras também funcionam, mas não há concorrentes para esse peixe em particular.

Ácidos: acético, cítrico, oxálico, clorídrico

O ácido acético, embora não seja o mais preferido para este fim, está sempre à mão.

Mergulhe o produto em vinagre durante a noite (você pode deixar por um dia). Enxagúe com água. Se você não estiver satisfeito com o resultado, repita uma e outra vez até resolver o problema.

Itens grandes que não estão completamente molhados podem ser limpos colocando-se um pano embebido em vinagre. É necessário garantir que não seque. Em vez do vinagre habitual, você pode usar a maçã.

O ácido cítrico lida melhor com o problema, embora seja mais fraco que o ácido acético. Para 1 litro de água levar 1-3 colheres de sopa, se você derramar mais, então nada de ruim vai acontecer. Se você não tem esse tipo de ácido na casa, mas há um limão ou lima, você pode tomá-los. Corte em fatias, esmague e jogue na água e, em seguida, atue o mesmo que com o vinagre.

Atenção! Você pode tentar outros ácidos orgânicos (lático, oxálico, tartárico, etc.) ou produtos que os contenham (kvass, infusão de chá de fungo, kefir, iogurte).

Ácido oxálico é adequado para o nosso objetivo, bem como possível, só precisa lembrar sua toxicidade em sua forma pura. É amplamente distribuído no mundo vegetal e é encontrado não apenas em azeda, mas também em tomates, ruibarbo, espinafre e outros vegetais.

O ácido clorídrico remove muito bem a ferrugem, pois essas pequenas partes são imersas em sua solução de 5% até que o ponto desapareça completamente.

É importante! Após o tratamento com qualquer ácido e ácido clorídrico em particular, o produto deve ser enxaguado com uma solução fraca de amoníaco (duas colheres de sopa por litro de água). Você pode tomar uma colher de chá de refrigerante em vez disso. Se não o fizer, corre o risco de danificar o metal, pois os vestígios de ácidos só aceleram a corrosão. Peças grandes podem ser processadas com um pincel.

Se algum ácido entrar em contacto com os olhos ou com a pele, lave-os imediatamente com uma solução fraca de sódio e depois com água limpa! É melhor trabalhar com luvas e óculos para evitar problemas.

Batatas

Manchas em uma assadeira ou utensílios de cozinha são fáceis de remover com batatas. O tubérculo grande é cortado ao meio, mergulhado em sal e esfregado na superfície.

O sal age como um abrasivo, e o ácido oxálico contido em um vegetal de raiz dissolve a ferrugem. O mesmo método pode ser aplicado a utensílios de mesa de vidro ou porcelana, mas o sal de plástico pode ser facilmente arranhado, então você deve usar outra receita.

Ketchup

É necessário espremer, por exemplo, no banho, com uma camada fina de ketchup, esperar quatro horas - às vezes trinta a quarenta minutos é suficiente, depois enxaguar. O segredo da receita é simples: muito do mesmo ácido oxálico é usado no tomate, e para um melhor armazenamento, o ácido cítrico também é adicionado ao ketchup, o que só aumenta o efeito. Leia os rótulos na embalagem e selecione o mais adequado.

O método é especialmente útil para trazer facas, garfos, colheres e outros talheres de metal e acessórios em forma adequada. Se não houver ketchup, você pode tentar substituí-lo com suco de tomate.

Folha

Quase todo mundo que usa um microondas tem papel alumínio, então vale a pena tentar. Para o nosso propósito, ele deve ser cortado em quadrados uniformes com um lado de cerca de três centímetros e, por sua vez, ser aplicado na área problemática, tentando assegurar o contato mais próximo possível com a superfície. Com cada pedaço de folha removido do local, você observará seu desaparecimento gradual.

Alka-Seltzer

Dissolva vários comprimidos na pélvis e mergulhe o produto no líquido. A solução pode ser aplicada com uma escova ou esponja. O resultado irá surpreendê-lo!

Como o tratamento térmico ajuda contra a ferrugem

Na ferrugem do metal, você pode simplesmente queimar com uma tocha de acetileno e pintá-la. Este método tem uma desvantagem: as manchas podem aparecer novamente se tal processamento não for realizado com cuidado suficiente, e é bastante difícil notar o foco sobrevivente da corrosão do metal através da chama. Após o primeiro tratamento com chama, inspecione cuidadosamente tudo e tente novamente, ou use outro método.

Atenção! Antes de acender o queimador, certifique-se de que o metal que está sendo processado não está em contato com madeira, plástico, borracha e outros materiais combustíveis e de baixo ponto de fusão, caso contrário, você corre o risco de arruinar a coisa.

Existem muitas outras receitas de remoção de ferrugem, por exemplo, uma mistura de glicerina com dente em pó, sal com suco de limão, vinagre com farinha e sal, peróxido de hidrogênio e amônia, querosene, coca-cola e fanta e outros.

Para coisas especialmente valiosas (moedas antigas, por exemplo), os artesãos usam eletrólise. É muito eficaz, mas nem todo mundo é capaz de montar a instalação necessária para isso, mas se funcionar, você não vai se arrepender. O processo é facilmente controlado e o resultado é simplesmente excelente. Experimente, experimente, compartilhe experiências com os outros, porque você não só precisa lutar com esse infortúnio.

Não se esqueça de secar, limpar com um guardanapo ou pano, superfícies metálicas após qualquer tratamento molhado. Isto é especialmente importante se você vai pintá-los!

Deixe O Seu Comentário