Como assistir TV: com a luz acesa ou no escuro

Vamos enfrentá-lo honestamente, a maioria de nós passa a maior parte do tempo na frente das telas de smartphones, computadores ou receptores de TV. Esta circunstância não é a melhor maneira de afetar a saúde em geral e a saúde dos nossos olhos em particular. Mas muito do que sabemos sobre os danos da televisão é uma ilusão ou remanescentes. Por exemplo, muitos, especialmente as avós, ainda temem os efeitos eletromagnéticos nocivos de um receptor de TV no corpo, que não podem mais ser verdadeiros.

De fato, ao usar modelos antigos de TVs cinescópicas, havia um campo magnético significativo ao redor do dispositivo. Mas o dano não é cientificamente comprovado. Nos televisores modernos, os tubos de raios catódicos já não são utilizados e, consequentemente, não podem existir campos magnéticos significativos em redor.

Como assistir TV

Como aproveitar seus programas de TV favoritos e não prejudicar sua saúde? O principal fardo quando assiste TV cai nos olhos, pescoço, costas e sistema nervoso. Para manter a saúde durante a visualização, siga estas regras simples:

  • Não coloque na frente da tela a uma distância de menos de 2,5 metros;
  • quando estiver sentado, monitore sua postura;
  • se não houver necessidade de criar um ambiente íntimo, forneça iluminação suficiente na sala - isso reduzirá significativamente o cansaço visual;
  • A cada 20 minutos, tire os olhos da tela por pelo menos meio minuto (neste momento, olhe pela janela, olhe ao redor da sala ou simplesmente feche os olhos e relaxe);
  • não coma enquanto assiste programas, mas eles nunca perderão peso no verão;
  • limitar o tempo de visualização a 4 horas por dia para adultos e 40 minutos para crianças;
  • Tente não assistir à TV pelo menos uma hora antes de ir para a cama e, em geral, desista dos aparelhos - isso aumentará significativamente a qualidade do sono.

É perigoso assistir TV no escuro

Qualquer pessoa que tenha assistido à TV pelo menos uma vez na escuridão completa confirmará que assistir a programas nessas condições exerce uma carga maior nos olhos e no corpo inteiro. em geral. Por conta disso, muitos estudos foram realizados - indivíduos após a visão no escuro mais frequentemente se queixaram de fadiga ocular, fadiga e sonolência, concentrando-se deteriorado. No entanto, nenhuma dessas mudanças é de longo prazo e não prejudica a saúde - pelo menos, a ciência moderna acredita que sim.

Isso se deve ao fato de que mudanças freqüentes no brilho de uma imagem de televisão em um quarto escuro fazem com que nossos olhos se ajustem constantemente. No escuro, a pupila se expande, com a luz, ao contrário, estreita - dado o alto dinamismo da imagem televisiva, temos uma mudança constante no tamanho da pupila, o resultado - aguado olhos vermelhos depois de assistir seus filmes e programas de TV favoritos no escuro.

A fadiga ocular resultante da visualização no escuro pode ser significativamente reduzida reduzindo o contraste entre o ecrã e o ambiente: ajustando a luminosidade da imagem da televisão ou utilizando a retroiluminação retroiluminada apresentada em alguns televisores modernos.

Ajuda! No meu receptor de TV, você pode ativar um modo automático muito conveniente para alterar o brilho da tela, dependendo do brilho. Este modo permite obter uma imagem de brilho ideal, carregando minimamente os olhos e à luz do dia e em completa escuridão. Verifique as instruções do seu dispositivo - tenho certeza de que muitos encontrarão um modo semelhante, mas muito poucas pessoas sabem disso, porque ele não está habilitado por padrão.

A fadiga ocular após uma longa observação da televisão no escuro está presente, mas isso leva a uma deterioração da visão? Muitos especialistas dizem que, depois de um sono completo, não é mais possível detectar os efeitos negativos nos olhos de reuniões noturnas em frente à TV sem luz.

Nós desejamos que você cuide bem de sua visão, evite a longa maratona de filmes noturnos em completa escuridão ou, pelo menos, lembre-se de fazer pequenas pausas neles não apenas para um lanche.

Assista ao vídeo: O Perigo de dormir com a TV ligada. Espiritualidade na Prática #107 (Março 2024).

Deixe O Seu Comentário